Árvore de páginas

Os contratos e previsões servem para que você possa gerar previsões financeiras. Por meio do lançamento destas previsões, você pode formar o fluxo de caixa previsto, sem que haja necessidade de lançar os documentos propriamente ditos.

Neste item, efetue a inclusão de contratos/previsões de pagamentos, a partir dos valores estimados e das datas previstas.

Os contratos/previsões não serão contabilizados. Utilize esta opção para ver o fluxo de caixa previsto, levando em consideração as previsões. 

As previsões ficam registradas no sistema até a data de “quebra”, indicada no lançamento das mesmas.

Ao lançar o documento, o sistema mostrará as previsões pendentes para este fornecedor, para que você possa correlacioná-las. Quando um documento é correlacionado com uma previsão, a previsão deixa de existir, sendo substituída pelo documento.

Os pagamentos mensais, como taxas de manutenção, contas públicas, etc., também devem ser cadastradas como contratos. Os contratos são previsões com múltiplos vencimentos.

Exemplo: Conta de Luz – você pode cadastrar um contrato anual com a fornecedora de energia, marcando o campo engloba/parcela, para depois lançar as parcelas referentes a cada mês do ano.

Ao emitir o fluxo de caixa previsto, você pode visualizar todas as contas de luz a pagar. Ao lançar cada conta de luz, basta correlacionar o documento a uma das parcelas pendentes, para que o fluxo de caixa seja sempre mantido atualizado.

A tela de previsões é semelhante à tela de lançamento de documento. A diferença é que as previsões não são contábeis e não poderão ser pagas. Elas apenas servem para que o departamento financeiro seja “avisado” dos desembolsos/recebimentos previstos, antes que os documentos efetivos sejam lançados.

 ATENÇÃO

Se houver previsão lançada para algum desembolso, não se esqueça de correlacioná-la com o documento real quando este for lançado. Se você não fizer esta correlação, o fluxo de caixa ficará errado, pois os dois (previsão e documento) estarão somados e previstos no fluxo.

Cuidado também para não “correlacionar” previsão com documento errado. Neste caso, a previsão que foi “liquidada” precisará ser relançada.

Clique no subitem abaixo, para obter maiores informações: