Árvore de páginas


CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

Tem como objetivo efetuar o ajuste contábil dos bens inventariados. Os bens inventariados cadastrados devem ser contabilizados antes do próximo cálculo de depreciação.

Ao término do processo de inventário, são apresentadas algumas diferenças entre os valores e quantidades reais dos bens e os valores e quantidades estimados. As diferenças levantadas devem ser ajustadas através desta rotina.

Valor de Ajuste

O valor do ajuste é calculado com a seguinte fórmula:

Valor do ajuste = Valor do ativo - Valor inventariado

Em outras palavras, o que deve ser informado no campo Valor do Inventário no Cadastro de Inventário é o valor atual contábil do Bem.

Observação

  • Para que o ajuste contábil seja ativado, deve existir o lançamento padrão "827".
  • Uma vez executada esta rotina, ela não poderá ser cancelada.
  • Um bem (ativo) não pode ser inventariado mais de uma vez dentro do mesmo mês.


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Antes de executar o Ajuste Contábil, é necessário efetuar o cadastro de inventário(ATFA210), nesse exemplo utilizamos como base um ativo com valor de 10 mil reais, conforme exemplo abaixo:


Foi realizado uma depreciação nesse ativo no valor de 77,96 reais, ao emitir o relatório de inventário, o valor residual é apresentado:


Porém, nesse exemplo, observando o relatório, foi entendido que o valor contábil do bem está incorreto para o tipo 01, o qual deveria ser de 9 mil reais ao invés de 9.922,04 R$. Portanto, iremos realizar o inventário desse ativo, informando que o seu valor atual é de 9000:

 

Após o inventário dos bens necessários serem feitos, deverá efetuar o ajuste contábil, conforme abaixo:

  1. Ao acessar Ajuste Contábil(ATFA220), é apresentada a janela Ajuste Contábil de Bens Inventariados, destacando o objetivo da rotina.
  2. Clique em Parâmetros e parametrize o ajuste contábil conforme desejado, abaixo temos descrição das perguntas e exemplo de preenchimento:
    1. Converter pela ?: Indica o critério de conversão a ser utilizado, podendo ser:
      1. 1- Taxa da moeda na data do último cálculo (MV_ULTDEPR)
      2. 2 - Taxa da moeda na data-base
      3. 3 - Taxa informada na tela de perguntas da rotina.
    2. Informe a Tx moeda2 ?: Taxa utilizada para inventário para moeda 2, caso a pergunta "Converter Pela", esteja indicada como informada.
    3. Informe a Tx moeda3 ?: Taxa utilizada para inventário para moeda 3, caso a pergunta "Converter Pela", esteja indicada como informada.
    4. Informe a Tx moeda4 ?: Taxa utilizada para inventário para moeda 4, caso a pergunta "Converter Pela", esteja indicada como informada.
    5. Informe a Tx moeda5 ?: Taxa utilizada para inventário para moeda 5, caso a pergunta "Converter Pela", esteja indicada como informada.
    6. Seleciona Filiais ?: Informe Sim para selecionar as filiais ou Não para considerar apenas a filial logada.
    7. Filial de ?: Filial inicial dos Bens a serem ajustados. Essa pergunta é considerada apenas se "Seleciona Filiais ?" for igual a Sim.
    8. Filial Até ?: Filial final dos Bens a serem ajustados. Essa pergunta é considerada apenas se "Seleciona Filiais ?" for igual a Sim.
    9. Contabiliza Online ?: Informe Sim para contabilizar online ou Não para não contabilizar no momento do processamento dessa rotina, dando a possibilidade de efetuar a contabilização offline.
    10. Mostra Lançamento Contábil ?: Informe Sim para mostrar a contabilização em tela ou Não para não mostrar. Essa pergunta é considerada apenas se "Contabiliza Online ?for igual a Sim.
    11. Aglutina lançamento contabil ?: Informe Sim para gerar contabilização aglutinada ou Não para contabilização comum. Essa pergunta é considerada apenas se "Contabiliza Online ?for igual a Sim..
  3. Após preenchimento dos parâmetro, clique em OK.

  4. Confirme a execução do ajuste no botão Ok e aguarde o processamento da rotina.


Depois do processamento da rotina, podemos verificar que o bem foi atualizado:

E ao emitir o relatório de inventário novamente, temos o novo saldo contábil do bem:


Dica

A contabilização poderá ser feita Online ou Offline, isso conforme preenchimento da pergunta "Contabiliza Online ?" e configuração do LP 827, podendo gerar o lançamento contábil conforme abaixo:

Veja que o valor é do ajuste contábil gerado, sendo no exemplo os 9.922,04 - 9000 = 922,04.

Lembrando que a configuração do Lançamento Padrão é de responsabilidade do usuário que cria conforme a necessidade da empresa.

03. ASSUNTOS RELACIONADOS