Árvore de páginas

Após verificar o ambiente do cliente e comprovar que a instalação poderá prosseguir, você deve projetar como será feita a instalação do sistema.

Os pontos abaixo devem ser observados para iniciar a instalação:

1. Tarifação Centralizada

O primeiro ponto a ser verificado é se o hotel utiliza algum esquema de tarifação centralizada. A centralização do sistema pode ser classificada de diversas formas:

1.1 Cada hotel possui o seu PABX, porém você deseja executar somente um tarifador

Neste caso, será executado um coletor em cada PABX, onde cada um terá o seu Identificador do Hotel e haverá somente um tarifador a ser executado, sendo este configurado com o Identificador do Hotel = -1. Sendo assim, este tarifador deverá ser rodado numa máquina que não esteja executando o Transtelwin ou Telrswin.

1.2 Todos os  hotéis compartilham um só PABX.

Neste caso, há somente um coletor executando no PABX, e este terá o Identificador do Hotel de um dos hotéis, enquanto o tarifador também será executado somente em um hotel e terá o seu Identificador do Hotel preenchido com um hotel válido.

Também será necessário executar a telefonia.exe em cada um dos hotéis e marcar o parâmetro "Tarifação Centralizada".

É importante ressaltar nesse caso, que um mesmo ramal não pode estar cadastrado ao mesmo tempo para mais de um hotel. Se ir for feito, o tarifador não será capaz de selecionar um hotel a partir de um ramal.

1.3 Alguns hotéis compartilham um só PABX e outros possuem seus próprios PABX

Este caso, atualmente não é atualmente suportado integralmente pela aplicação, sendo necessário o auxilio de triggers para comportá-lo. Se for realmente necessária uma instalação desta forma, o Suporte deverá ser notificado para disponibilização da trigger.

2. Comunicação Serial

A tarifação e a Facilidade Hoteleira podem ser feitas em cabos seriais diferentes. Desta forma, trata-se os dois casos de diferentes maneiras:

2.1 Um cabo serial

Execute o transtelwin, que realizará ambas as tarefas.

2.2 Dois cabos seriais

Neste caso, execute dois arquivos. O Transtelwin, que realizará a tarefa de Facilidade Hoteleira e o Telrswin, que irá capturar os bilhetes de tarifação. Observe que, no cadastro de PABX da Telefonia, a configuração do bilhete de tarifação no PABX deve ser utilizada pelo Transtelwin. O PABX SOTARIFACAO será utilizado pelo  Telrswin, porém a configuração utilizada pelo tarifador deverá estar no outro PABX, que será o padrão da tela de configuração.

2.3 Correio de Voz

A existência de correio de voz poderá demandar a execução de um esquema de coletagem diferente. Neste caso, identifique o meio de comunicação e modelo do correio de voz. Atualmente os meios suportados pelas aplicações da CMNet são: serial, TCP/IP e arquivos DBF. Da mesma forma que em serial, estes outros meios de comunicação estão ligados a interfaces suportadas pelo sistema que estão na base de conhecimento do suporte.

Em seguida, observe como está integrado o correio de voz com o PABX. Dependendo da situação existente no cliente, você poderá realizar a comunicação diretamente com o correio de voz e o mesmo ficará encarregado de comunicar com o PABX, o que tornará o processo de tarifação e facilidade transparente para a CMNet Soluções.

Ex.:

Numa segunda opção, o sistema da CMNet pode estar se comunicando diretamente com as duas partes. Neste caso, você deverá executar um outro sistema de comunicação com correio de voz, que ficará encarregado da liberação/bloqueio da caixa postal dos hospedes.

Ex.:

É importante observar que o SisInterface, além de realizar a comunicação com correio de voz, pode se comunicar com outros sistemas. A diferença entre ele o Transtelwin, é a capacidade de se comunicar com sistemas que não transmitem dados via serial, como TCP/IP, DBF e outros meios. Além disto, todos os parâmetros de conexão deste sistema estão no registro do Windows, o que permite que possam ser executadas múltiplas instâncias do sistema em um mesmo hotel para se comunicar com sistemas que podem, inclusive, ser sistemas de climatização, internet etc.

Abaixo está o exemplo de um esquema de tarifação/coletagem que engloba múltiplas instâncias do SisInterface, além de realizar a coletagem e Facilidade Hoteleira.





        

  • Sem rótulos