Árvore de páginas

A consulta de avaliação de riscos tem por finalidade apresentar os eventos originados a partir do processamento das perguntas respondidas para cada processo, questionário e pesquisa. São apresentados, nesta consulta, os riscos relacionados ao evento considerando quatro métodos de avaliação: \"Sarbanes-Oxley\" ou \"Riscos para Projetos\", \"Método Mösler\", \"Método T. Fine\" e \"Método Estatístico\".

Através desta consulta o gestor pode visualizar facilmente: eventos, riscos e a matriz de riscos.


Procedimentos

Para realizar a consulta avaliação de riscos:

  1. Na janela de manutenção da consulta de avaliação de riscos, posicione sobre o evento desejado e clique em \"Consultar\".

O sistema apresenta uma tela com as seguintes informações:

  • Parte superior


Apresenta as informações: código do evento, pesquisa, questionário, código do usuário (gestor),  FCS, pontuação e classe do risco.

  • Parte Inferior

A parte inferior da tela apresenta quatro pastas. Cada pasta representa a análise segundo os métodos de avaliação:

  • Pasta Sarbanes-Oxley ou Riscos em Projetos


O sistema apresenta os riscos que referentes aos resultados do processamento das respostas.

Com um duplo clique do mouse sobre cada risco é possível visualizar em uma janela os critérios de probabilidade e impacto definidos anteriormente. Nesta janela de impactos é possível visualizar as variáveis: perda esperada, impacto, impacto financeiro; além da classificação atribuída ao risco durante o processo de avaliação. A cada linha da janela apresentada é possível consultar, descrição do risco, tipo, probabilidade e impacto.

  • Pasta Método Mösler

Seguindo o mesmo padrão descrito na pasta anterior, o sistema apresenta uma janela com os riscos que foram resultados do processamento das respostas.

Porém ao clicar duplamente sobre cada risco o sistema apresenta os critérios referentes ás funcionalidades do método Mösler: substituição, profundidade, extensão, probabilidade e impactos.

  • Pasta Método T. Fine

Esta pasta apresenta os critérios de avaliação para o método T. Fine: conseqüência, exposição, probabilidade e impactos.

  • Pasta Método Estatístico

Esta pasta apresenta os critérios de avaliação segundo o método estatístico no qual o critério da probabilidade é o resultado do cálculo da média aritmética das ocorrências realizadas com base nos cinco últimos períodos e o critério de impactos.

2. Através da opção “Gráficos” o sistema apresenta o gráfico de riscos (matriz de vulnerabilidade) com objetivo de facilitar a interpretação da classificação do risco dentro do processo.

3. Verifique os dados e confirme para sair.




Veja também

O sistema disponibiliza ainda para consulta de avaliação de riscos os seguintes relatórios: