Procedimentos
Para preencher a pasta Campo:
1. Clique na pasta Campo e preencha os campos, conforme descrição a seguir:
- Campo
Na inclusão, informar o nome do campo com até 10 caracteres, que deve conter obrigatoriamente o prefixo identificador da família do arquivo selecionado, seu respectivo número e o sinal de sublinhado (_). Exemplo: A1_OBS.
- Tipo
Informar o tipo do dado a ser inserido, que pode ser:
C - Para permitir a entrada de dados do tipo Caracter, isto é, letras, números e símbolos especiais.
N - Para permitir a entrada de dados do tipo Numérico, isto é: números e sinais de positivo (+), negativo (-) e separadores decimais.
L - Para permitir a entrada de dados do tipo Lógico, isto é: formato verdadeiro/falso ou sim/não
D - Para permitir a entrada de dados do tipo Data, ou seja, DD/MM/AA.
M - Para permitir a entrada de dados extensos do tipo Caracter.
- Tamanho
Informar a quantidade máxima de dígitos que o campo pode conter.
Tipo | Tamanho |
CARACTER | até 512 dígitos |
NUMÉRICO | até 18 dígitos |
LÓGICO | 1 dígito |
DATA | 8 dígitos |
MEMO | o tamanho informado será o espaço reservado para apresentação, porém não há limite para o cadastramento |
- Decimal
Digite a quantidade de casas decimais para campos do tipo numérico (de 0 a 9). O número de casas decimais, incluindo o ponto decimal, é deduzido do tamanho do campo informado.
Para os campos diferentes do tipo numérico, este campo assume o número 0.
- Formato
Informar uma máscara para edição do campo, ou seja, os tipos de dados que serão aceitos e a sua formatação, como posição de ponto, vírgula, barras, etc.
Se o usuário tentar digitar dados que não coincidam com a máscara do campo, o Sistema não permitirá a sua entrada.
Existem dois tipos de máscaras:
- Máscara que age apenas sobre um caracter, ou seja, se o dado possuir cinco caracteres a serem formatados, serão necessários cinco caracteres na máscara para executar a formatação no dado por completo.
- Máscara que age sobre todo o dado, identificada pelo sinal arroba (@).
Máscara para um caracter | |
A | Aceita apenas caracteres alfabéticos |
L | Aceita apenas caracteres lógicos: T (True), F (False), N ou S |
N | Aceita apenas letras ou números |
X | Aceita qualquer caracter |
Y | Aceita apenas Y (Yes) ou N (No) |
9 | Aceita somente números e sinais |
! | Converte em letras maiúsculas |
$ | Exibe o símbolo $ à frente de um número |
* | Exibe o asterisco à frente de um número |
, | Exibe uma vírgula |
Máscara para o dado | |
@A | Aceita apenas caracteres alfabéticos |
@B | O número é ajustado à esquerda |
@C |
|
@D | Exibe as datas no formato padrão |
@E | Aceita a entrada de números no formato brasileiro, ou seja, uso da vírgula como separador de decimal, e datas exibidas no formato DD/MM/AA |
@K | Permite exibir um valor provável do conteúdo do campo |
@R | Permite exibir caracteres que não farão parte do conjunto de caracteres a serem gravados |
@Sn | Permite o rolamento horizontal para preenchimento do campo, no tamanho definido por n |
@X | Exibe a notação DB depois de números negativos |
@) | Retorna um valor negativo entre parênteses |
@( | Retorna um valor negativo entre parênteses, com espaços em branco |
@! | Converte todos os caracteres alfabéticos em letras maiúsculas |
- Form. Variável
O campo X3_PICTVAR permite a edição de pictures variáveis durante a entrada de dados. Este campo irá suportar qualquer função ou formato. Obrigatoriamente o campo deverá ser do tipo Caracter, porém o campo enquanto editado será do tipo Numérico. A função RdMake executada deverá retornar a picture desejada.
- Contexto
Esta opção permite configurar se os campos criados serão reais ou virtuais.
Um campo definido como virtual não faz parte da estrutura real do arquivo, permitindo ao usuário a visualização de informações obtidas através de fórmulas, gatilhos e EXECBLOCK nas telas de entrada de dados do Sistema.
Selecione a opção referente ao contexto desejado: Virtual ou Real.
- Propriedade
Esta opção permite definir o tipo de atualização do campo nas telas de inclusão e alteração de dados: se alteração ou somente visualização.
Selecione a opção referente a propriedade desejada: Alterar ou Visualizar.