Árvore de páginas

Tabela de Riscos Empresariais

A origem da gerência de risco teve início efetivo nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, logo após a segunda guerra mundial, tendo os responsáveis pela segurança das grandes empresas, bem como os responsáveis pelos seguros, começado a examinar a possibilidade de reduzir os gastos com prêmios de seguro e aumentar a proteção da empresa, frente aos perigos reais e potenciais. Só seria possível atingir tais objetivos, redução de custos, com uma profunda análise das situações de risco.

Prevê-se que dois terços das companhias aumentarão os investimentos numa extensa gama de assuntos relativos ao gerenciamento de riscos e 20% das 1.000 maiores empresas da revista Fortune já tem seu executivo-chefe para riscos - Chief Risk Officer (CRO).

As empresas deverão buscar a origem do risco. Desta maneira a área de segurança financeira pode ter o status merecido, saindo do nível operacional em direção a área estratégica, gerenciando todas as variáveis críticas para a organização. Este novo conceito exige das empresas a função do Chief Risk Officer – CRO.

Diante das novas tendências, o gerenciamento de riscos corporativos, deve cobrir, necessariamente, as quatro dimensões básicas de qualquer empresa: Risco de Mercado, de Crédito, Operacional e Legal. Veja alguns exemplos na tabela a seguir:


Tipo de Risco

Risco

Exemplo

Riscos de Mercado

Risco de Ações

Riscos referentes a mudanças no valor de mercado de carteiras de ações.

Riscos de Crédito

Risco de Financiador

Risco de perdas por inadimplência do financiador em transações efetuadas. Este risco pode ser potencializado quando o contrato não prevê multas por atraso ou acordo de liqüidação por compensação de direitos e obrigações.

Risco Operacional

Risco de Equipamento

Riscos referentes a falha de equipamento, pane elétrica, falta de energia incidente, etc.

Risco Legal

Risco de Contrato

Risco de perdas referentes a julgamentos desfavoráveis, por contratos omissos, mal redigidos ou sem o devido amparo legal.


O gestor do comitê através desta rotina preencherá a tabela de riscos, identificando os riscos genéricos, baseado em literaturas, jornais e todo material que ele julgar interessante como fonte de referência de riscos para a organização. O gestor é sempre um diretor da organização ou mesmo o próprio CRO.

Esta tabela preenchida servirá de apoio, como consulta nos brainstorms organizados para definir quais riscos são relevantes para a empresa, quais podem afetar de alguma forma os seus processos.

Os assuntos pertinentes às pesquisas e questionários elaborados tem origem na tabela de riscos empresariais.


Procedimentos

Para incluir um risco empresariais:

  1. Na janela de manutenção de \"riscos empresariais\" clique em \"Incluir\".

O sistema apresenta a janela para inclusão.

2. Preencha os dados de acordo com a orientação do help de campo.

3. Confira os dados e confirme a inclusão.