Árvore de páginas

A tabela de percentagem é utilizada para cálculo do laudo dos instrumentos após a calibração e será válida para as formas de laudo por Valor Encontrado ou para a média, avaliando onde o valor individual ou a média encontram-se dentro da tabela de laudos, conforme segue:



Limite

Laudo

Inferior

Superior

Reprovado

0,101

100.000

Aprovado Condicional

0,011

0,100

Aprovado

0,000

0,010


Para a utilização desta tabela devem ser informado os limites superiores e inferiores do laudo para as três condições: "Reprovado", "Aprovado" e "Aprovado Condicional". Os limites informados devem ser em valores percentuais.

É importante que os intervalos dos valores sejam completados, isto é, não deve existir valores percentuais não abrangentes.

Exemplo:

Se a porcentagem inferior do "laudo Reprovado" for 0,101, então a porcentagem superior do "laudo Aprovado Condicional" será obrigatoriamente 0,100, e a porcentagem inferior  não poderá ser maior que a porcentagem superior do mesmo laudo (neste caso, não poderá ser maior que 0,100).


As empresas que trabalharem somente com duas condições, como "Aprovado" e "Reprovado", por exemplo, devem informar as porcentagens para estas condições na seqüência e digitar 0,000, como porcentagem para a condição "Aprovado Condicional", conforme exemplo a seguir:


Limite

Laudo

Inferior

Superior

Reprovado

0,101

100.000

Aprovado Condicional

0,000

0,000

Aprovado

0,000

0,100


Resumo dos Cálculos de Laudo

  • Laudo pela Incerteza com Confirmação Metrológica:

Avalia os critérios de Exatidão, Aceitabilidade e Adequação ao Uso, para aprovação em cada ponto.

  • Laudo pela Incerteza sem Confirmação Metrológica:

Aprova o ponto caso o resultado da Incerteza Total calculada seja menor ou igual à incerteza permitida, definida para o ponto, ou caso o Erro Total seja menor ou igual à Incerteza Permitida.

  • Laudo pela Média dos Valores encontrados:

Aprova o ponto quando:

Especificação - Tolerância  média das medições  Valor Específico + Tolerância

  • Laudo pelo Valor Encontrado Individual:

Aprova o ponto quando:

Especificação - Tolerância  < medição < Especificações + Tolerâncias

Importante

O laudo das escalas sempre será o pior resultado dos pontos. Esta afirmação  vale também para os Critérios de Confirmação Metrológica, Incerteza Total e Desvio Médio.