Árvore de páginas

    O valor especificado definido à faixa em cadastro por variar entre "Fixo" e "Variável", permitindo que o valor nominal do padrão seja alterado, sendo utilizado para comparação com o valor encontrado durante a calibração. Na próxima calibração, o valor nominal retornará ao valor original do padrão.
    O sistema permite também o cadastramento de instrumentos do tipo malha. Porém, a forma de montá-lo é diferente. Por isso da sua ausência de definição neste instante.

    Deve ser selecionado neste campo o tipo de calibração, se em "Laboratório Interno" ou "Laboratório Externo.

    • Selecionada a opção "Interno", o preenchimento do campo "Departamento" será obrigatório.
    • Selecionada a opção "Externo", o preenchimento do campo "Laboratório" será obrigatório.
    • Além disso, no momento da Calibração de instrumento que esteja associado a esta faixa, a pasta "Medição Ext." estará habilitada, devendo preencher os campo conforme orientação dos helps de campo.


    Selecione o tipo de calibração, dentre as opções a seguir:

    • 1 = Simples

    Tipo de calibração que controla apenas um nível, ou seja, faixas que não são ajustáveis.


    Exemplo:

    Termômetro de Mercúrio.

    • 2 = Completa

    Tipo de calibração que controla dois níveis, ou seja, controla o valor inicial (valor da medição antes da calibração) e o valor final (valor da medição depois da calibração), porém o laudo é dado em função do valor final.


    Exemplo:

    Micrômetro

    • 3 = Pressão

    Tipo de calibração utilizado para instrumentos onde a calibração é feita controlando a variação na subida (ascendente) e descida (descendente).


    Exemplo:

    Manômetro, relógio comparador.

    • 4 = Calibrador

    Tipo de calibração como o Simples, porém, permite tolerância bilateral.


    Exemplo:

    10.00 [(+ 0.50)] / [(-0.25)] Calibrador Boca, Rosca etc.

    Importante:

    Neste tipo de faixa os pontos de calibração deverão ser relacionados diretamente no cadastro do instrumento.


    • 5 = Soma (Malha)

    Tipo de calibração onde é utilizada a composição de instrumentos aferidos para aferir outro instrumento, constituído por um conjunto de instrumentos.

    • 6 = Calibrador Completo

    Idêntico ao Calibrador, porém controla os valores iniciais e finais da calibração (completo).


    Exemplo:

    Calibrador de boca

    • 9= Relógio

    Tipo de calibração utilizado para instrumentos onde a calibração é feita controlando a variação do avanço e retorno, com cálculos, denominada "Relógio Comparador", além do "Relógio Calibrador", destinado especificamente para calibração de Relógios Apalpadores e Comparadores. Seus cálculos são similares ao tipo pressão, acrescido de alguns cálculos específicos para o relógio, definidos como parâmetros de análises.

    Desvio Máximo no sentido crescente

    |(Desvio Máximo Crescente - Desvio Mínimo Crescente)|


    Desvio Total

    |(Desvio Máximo Crescente/Decrescente - Desvio Mínimo Crescente/Decrescente)|


    Erro de retorno

    |Máxima Diferença entre Crescente e Decrescente|


    Dica:

    Os tipos de calibração "4 - Pressão" e "9 - Relógio" apresentam no laudo da Calibração, valores de Subida e Descida, através das respectivas opções.

    Selecione a forma de laudo para a calibração, dentre as opções a seguir:

    1) Incerteza com confirmação metrológica: realiza cálculo de incerteza de medição junto com confirmação metrológica (conjunto de operações necessárias para assegurar que um equipamento de medição está em condições de conformidade com os requisitos para o uso), desenvolvido no ambiente Metrologia. Os critérios de confirmação metrológica estão abaixo
    relacionados:
    - Critério de exatidão: se existir a precisão do instrumento no cadastro de Instrumentos, valida o desvio encontrado perante a precisão, ou tolerância do instrumento;
    - Critério de aceitabilidade: verifica se a soma dos desvios e incertezas, encontrados na calibração do instrumento, são pelo menos 25% (valor configurado no cadastro de Instrumentos) inferiores à tolerância máxima do  processo a que o instrumento está aplicado, adotando-se um nível de confiança (do processo),
    normalmente variando entre 3 e 10;
    - Critério de adequação ao uso: avalia se a soma dos desvios e das incertezas, encontradas durante a calibração dos instrumentos, estão compatíveis com a tolerância do processo a que se encontra aplicado, adotando-se um nível de confiança (do processo), normalmente, variando entre 3 e 10.

    2) Incerteza sem confirmação metrológica: realiza cálculo de incerteza. Não realiza os critérios de confirmação metrológica acima descritos. Nesta opção utiliza a incerteza informada no Cadastro de Instrumento > Botão Faixas, no campo Inc. Permitida - QMR_INPERM. 

    3) Média/Valores encontrados: Realiza cálculo da média dos valores coletados para cada ponto de calibração e compara com o Valor Nominal do padrão e apresenta o laudo do instrumento.

    4) Valores individuais/ Valores encontrados: compara cada valor coletado com o Valor nominal e apresenta o laudo do instrumento.

    Este campo estabelece o número de medições a que o instrumento associado a esta faixa deve ser medido.

    Dica:

    As colunas para informação das medições, no momento da Calibração, serão correspondentes ao número informado neste campo.

    Exemplo:

    Número de Medições                              5

    Colunas para medição da Calibração       5

    Selecione a opção "Sim" para que a tabela de porcentagem de limites seja utilizada para cálculo do laudo, ou "Não", caso contrário.

    Importante:

    Esta opção só será válida para forma de laudo por valor encontrado, pois no caso de laudo por incerteza o aplicativo assume não automaticamente.

    Informe o parâmetro para cálculo de erro no certificado, "Em relação aos Limites" ou "Em relação ao Nominal". Se no campo Usa Tabela?, a opção for "Sim" o aplicativo assume automaticamente a "% de erro em relação aos Limites".

    Importante:

    Esta opção só será válida para forma de laudo por valor encontrado, pois no caso de laudo por incerteza o aplicativo nem permite acesso a esse campo.

    Preenchendo este campo com "Sim", no momento da Calibração, caso haja um ponto sem medição informada, será apresentada mensagem de alerta antes da finalização da calibração.

    Importante

    Se preenchido como "Não" e o campo Destino Calibração estiver como "Externo", a pasta "Incerteza do Tipo B", no momento da Calibração, não permite a informação desta incerteza.

    Instrumento utilizado, indica se deverá ser indicado o instrumento que forneceu o valor padrão (valor de referência) para a realização da calibração do ponto na coleta de dados.

    Importante

    Sugerimos que seja cadastrado como "Não", sendo melhor aplicado conceito de padrão secundário, pois já estabelece uma relação entre instrumento X instrumento padrão.

    Se preenchido como "Não" e o campo Destino Calibração estiver como "Externo", a pasta "Instrumento Utilizado", no momento da Calibração, não permite a informação de instrumentos para a medição.

    Nível de confiança é um "parâmetro" utilizado para adequar os cálculos de incerteza do instrumento. Este nível é também um dos pontos que garantem a aptidão para uso de determinado instrumento.

    O sistema oferece dois níveis de confiabilidade:

    • 95% (se externa) ou;
    • 99%.

    A unidade de medida cadastrada para a faixa pode ser diferente da informada no padrão associado a ela, desde que tenham sido cadastradas no Sistema de Grandezas.

    Importante:

    Caso contrário, será apresentada mensagem na tela do cadastramento, e o sistema não permitirá prosseguir com o cadastro.

    Vale ressaltar:

    • Todos os padrões associados à faixa terão seus valores convertidos na unidade de medida SOMENTE na tela de Calibração, ou seja, a gravação do arquivo de Padrões (QM3) será a unidade de medida atual do padrão. Com exceção do arquivo de Amarrações para Tipo Soma (QMA), cujo conceito é o somatório dos valores e a escolha da maior tolerância.
    • Os arquivos referentes às calibrações como o Cabeçalho de Calibração (QM6) e o Resultado de Medições por Faixa (QM7), receberão os valores já convertidos.
    • Na impressão do Certificado de Calibração, serão apresentados os padrões na unidade de medida em que foram cadastrados, mas os Resultados serão exibidos convertidos.

    Informe nestes campos os valores correspondentes aos valores inicial e final do intervalo de capacidade da faixa.

    Importante:

    É importante salientar que o número de casas decimais informadas no campo "Valor Inic." (Faixa Inicial) será utilizado na calibração do instrumento.

    Exemplo:

    Faixa Inicial     0

    Faixa Final       100