Árvore de páginas

O sistema permite que o usuário, em pontos diferentes do Sistema, utilize fórmulas para o preenchimento de campos.

A fórmula pode ser criada a partir de uma expressão matemática comum ou de uma expressão ADVPL (Advanced Protheus Language) ou ainda, se preferir, através da execução de uma userfunction (função do usuário) que utiliza variáveis de memória disponíveis pelo Sistema durante sua execução. As variáveis existem apenas no momento da execução da userfunction associada à fórmula, assim, é necessário criar uma userfunction vazia, relacioná-la no cadastro de fórmulas e depois alterá-la para incluir linhas de programa.

Consulte o item Elaborar Fórmulas.

Utilização de Fórmulas

As fórmulas são utilizadas, principalmente, quando a flexibilidade é importante, por exemplo, em Lançamentos Padronizados.

Nos campos CTA.DÉBITO, CTA.CRÉDITO e HISTÓRICO, as fórmulas são utilizadas para indicar o local onde o Sistema busca a informação. Assim, o campo CTA.DÉBITO formado pelo prefixo “11101” + o código do cliente teria a fórmula "1101"+SE1->E1_CLIENTE.

O sistema interpreta que o conteúdo é formado pelo código 11101 combinado com o código do cliente trazido do campo Cliente (E1_CLIENTE) da tabela SE1 (Contas a Receber).

Sintaxes condicionadas também podem ser feitas. Para clientes em que o primeiro dígito do código é “1”, o lançamento deve ser feito na conta 11101 + código do cliente, caso contrário deve ser lançado na conta 11102 + código do cliente.

IIF(SUBS(SE1->E1_CLIENTE,1,1)=”1”,”11101”+SE1->E1_CLIENTE,“11102” +SE1->E1_CLIENTE).

Validações

Os campos de validação de dados utilizam linguagem AdvPl para autenticar as informações digitadas. Para mais informações, consulte o Dicionário de Dados.



Procedimentos

Para incluir fórmulas:

  1. Selecione a opção Incluir.

2. Preencha os dados conforme orientações do help de campo.

3. Confira e confirme.


Veja também

O cadastro de fórmulas está disponível na tabela SM4 (Fórmulas) em Configurando Consultas.