Árvore de páginas

Permite corrigir as diferenças dos saldos de produtos em estoque de forma adequada.

Esta forma de controle utiliza a recontagem dos produtos fisicos, confrontando os resultados obtidos entre a contagem e os saldos fornecidos automaticamente pelo Sistema, permitindo controles para o Saldo de Produtos.

Veja a seguir alguns procedimentos básicos para o processamento da rotina Inventário:

  • Emissão das etiquetas com a definição da filial, armazéns, produtos, tipos, grupos e número.
  • Emissão do Relatório de Inventário, que disponibiliza os itens registrados pelo Sistema, além de fornecer um espaço para informação manual das quantidades contadas.
  • Bloqueio do Inventário, que permite bloquear, em uma data calculada ou informada, as movimentações do estoque com produtos que estejam sendo inventariados.
  • Elaboração do inventário pelo usuário e, em seguida, dá início à digitação das quantidades inventariadas.
  • Emissão do relatório de conferência do inventário, que disponibiliza todas as diferenças detectadas.

Se surgirem diferenças entre a informação registrada no Sistema e o inventariado, utilize a rotina Acerto de Inventário para gerar automaticamente as requisições ou devoluções necessárias ao ajuste.

A digitação das quantidades inventariadas é informada por armazém. Dessa maneira é possível realizar o cálculo automático do ajuste a ser efetuado no estoque dos produtos. O inventário dos produtos em processo é tratado no Armazém 99.

Quando um produto utilizar o conceito de rastreabilidade , os números dos lotes devem ser informados para que o acerto das quantidades seja feito lote a lote. Quando o produto utiliza controle de endereçamento, deve-se informar o endereço e/ou número de série.

Para reverter a inclusão de uma digitação de inventário, basta excluí-lo. Visto que a rotina não atualiza o estoque, o item inventariado pode ser excluído sem causar nenhum problema referente à posição do estoque.

 


Dica:

A rotina Inventário não atualiza os estoques, apenas informa as quantidades inventariadas. Para atualizá-los, é necessário executar a rotina Acerto de Inventário.


Múltiplas Contagens na Digitação do Inventário

Na digitação do inventário pode-se efetuar várias contagens. Dessa maneira seleciona-se a contagem a ser considerada para o processamento da rotina de Acerto de Inventário.

O objetivo dessa funcionalidade é auxiliar as empresas que realizam mais de uma contagem a certificarem-se da real quantidade dos itens inventariados.


Dica:

O processo de seleção em contagens múltiplas do inventário pode ser executado de forma automática, utilizando a opção Sel. autom. disponível na janela de manutenção da rotina Inventário.



Inventário Rotativo

Para a utilização do inventário rotativo é necessário informar o campo Per. Inventário (Periodicidade do Inventário), que define, em dias a periodicidade em que é necessário contar um determinado item do Estoque.

Exemplo:

O produto A deve ser inventariado a cada 120 dias.

A partir desta definição, a data do inventário passa a ser de extrema importância, pois o Sistema efetua o cálculo do saldo a ser inventariado a partir da data informada no campo Invent. em.

Para corrigir o inventário, é necessário executar a rotina Acerto de Inventário. Entretanto, antes de executá-la, confirme se toda a movimentação anterior ao inventário já foi digitada.


Dica:

Os registros válidos para o inventário são aqueles digitados no arquivo de Inventário, na data efetiva do processamento, ou seja, se a quantidade inventariada de um produto for nula, deve-se digitar 0 para ele.



Procedimentos

Para efetuar o lançamento de inventário:

Em Inventário, clique em Incluir.

Preencha os dados conforme orientação do help de campo.
Observe, porém, o seguinte campo:

Contagem - Este campo permite efetuar múltiplas contagens. Informe o número da contagem a ser realizada.

3. Confira os dados e confirme.


Veja Também