Objetivo

Realizar o pagamento de fretes para transportadores autônomos através da emissão de documento RPA (Recibo de Pagamento a Autônomos).

Considerações Gerais

A numeração dos recibos (RPA) é controlada pelo SUP9190 (Parâmetros).

As informações dos transportadores autônomos deverão estar cadastradas na rotina de “Cadastro de Transportadores Autônomos” (SUP9160 – Cadastro de Autônomos). Somente serão aceitos códigos de fornecedores que estejam cadastrados como pessoa física e autônomo.

Se a empresa utilizar as funções de RPA, deverá ser parametrizado no SUP9190, para flexibilizar as rotinas de entradas de documentos, cadastro da tabela de fretes e cadastro de fornecedores.

Exemplo:

No momento do registro de uma nota fiscal (SUP3760 – Recebimento de Materiais – Atividades Diárias – Movimentação – Entradas Notas Fiscais), quando o parâmetro “Indicador de utilização do módulo RPA”, existente no SUP9190, estiver preenchido com “S”, e sempre que houver a indicação de “Frete a Pagar” (campo “Modo embarque”) no momento da digitação da nota fiscal (no SUP3760), será feita a seguinte pergunta: “O frete relacionado trata-se de RPA?”. Se a resposta for “S”, o programa a ser chamado para informar os dados de frete será o SUP9220 (Recebimento - Dados do Recibo de Pagamento a Autônomo), senão será acionado o SUP0680 como “default”.

Rotinas Relacionadas

Além das rotinas apresentadas na estrutura desse processo, existem rotinas já inclusas em outros módulos e ou processos, cuja a documentação  é direcionada para o mesmo programa. O programas  listados a seguir possui essa particularidade.