Páginas filhas
  • Ordens de Serviço - CON0490

Ordens de Serviço - CON0490

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Modificar, Excluir, Consultar, Listar, Informar, Processar, Seguinte, Anterior, Cancelar, Help, Zoom, Sobre e Fim) estão detalhadas no capítulo Ambientação Logix.

O uso das Ordens de Serviço é evidenciado no débito das despesas de investimento/diferido.

As contas contábeis de Ordem de Serviço/Projeto não são emitidas nos balancetes.

O número atribuído a ordem de serviço, até 6 dígitos, fará parte da conta da ordem de serviço que será inserida automaticamente no plano de contas. A conta contábil a ser inserida será a máscara da conta da OS, definida nos Parâmetros Contábeis (CON0040), somada ao número da ordem de serviço, e a conta reduzida é o número da OS.

Exemplo:

Máscara da OS: 9.

Número da Ordem de Serviço: 1

Conta Contábil: 9.000001

Conta Reduzida: 1

Todas as situações poderão ser reativadas, exceto as OSs na situação de “Eliminada”. Todas as situações poderão receber lançamentos, exceto quando bloqueadas e eliminadas, e as desativadas dependerão do parâmetro contábil em relação a consistência de contas nessa situação. Poderá aparecer ainda a situação de cancelada, que ocorre quando o valor orçado para a ordem de serviço tiver seu valor estourado. O cancelamento de uma ordem de serviço ocorre somente pelo Suprimentos.

Os tipos de Ordens de Serviço são:

  • Investimentos: são as ordens de serviço que estão ligadas ao plano de investimentos para aumentar o patrimônio da empresa com recursos internos. Podem ser imobilizadas.
  • Diversos: quando uma ordem de serviço não segue um critério específico ou não se enquadra em nenhum dos outros tipos.
  • Permanentes: são as ordens de serviço internas da empresa. Ex.: A área da Contabilidade solicita para a área de Manutenção efetuar a troca de lâmpadas.
  • Terceiros: são serviços que a empresa presta a terceiros. Esta ordem de serviço é cadastrada para efetuar o débito na conta da empresa solicitante.
  • Operacionais: são as ordens de serviço que estão ligadas ao plano operacional da empresa, ou seja, investimentos de origem externa. Podem ser imobilizadas.

As ordens de serviço de Investimentos, Diversos e Operacionais estão relacionadas a uma conta do ativo utilizada para agrupar ordens de serviço. As ordens de serviço Permanentes e Terceiros estão cadastradas apenas como contas contábeis. Não relacionam com contas patrimoniais.

Se a empresa relacionar ordens de serviço com contas patrimonias, deverá ser informada uma conta analítica (ativo), onde será gerado automaticamente o lançamento relacionado. Várias ordens de serviço podem acumular valores lançados numa única conta contábil.

Uma Ordem de Serviço com data “Fim” menor que a data atual ou com data “Encerramento”, não poderá mais ser movimentada.

A Ordem de Serviço ou Projeto poderá estar associada a um Tipo de Investimento (CON5180).

Ordens de Serviço - CON0490

Objetivo da tela:

Incluir a ordem de serviço como conta contábil no plano de contas, através do uso da máscara contábil para ordens de serviço. É um controle contábil e gerencial das despesas efetuadas em um projeto.


Outras Ações/Ações Relacionadas:
 

Ação:

Descrição:

Situações


Ativa Desativada Bloqueada Eliminada.

Permite desativar, ativar, bloquear ou eliminar uma Ordem de Serviço.

Uma ordem de serviço ativa terá suas respectivas contas no plano de contas ativas, podendo ser movimentada, consultada e listada independente dos  parâmetros do sistema.

Uma ordem de serviço desativada terá suas respectivas contas também  desativadas no plano de contas, podendo receber lançamentos. Os  lançamentos nestas contas somente serão efetivados se a empresa estiver parametrizada (CON0040), para não consistir contas desativadas. Nos  relatórios contábeis existe uma opção para listar ou não contas que estejam nesta situação. Uma ordem de serviço desativada poderá ser reativada alterando a situação para "Ativa".

Uma ordem de serviço bloqueada, bloqueará suas contas no plano e não mais permitirá lançamentos. Para isso é necessário que não exista movimento e saldos nas contas desta ordem de serviço. Nesta situação ainda é possível voltar para a situação de "Ativa".

Para excluir uma ordem de serviço é necessário que esta esteja na situação "Eliminada". Para tanto, é necessário que não exista nenhum movimento e saldo contábil em suas respectivas contas. Enquanto houver algum lançamento ou saldo em qualquer período/segmento, a ordem de serviço não poderá ser passada para a situação de "Eliminada" e, conseqüentemente, ser excluído seu cadastro.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

 

 

 

Ordem Serviço

Número que identificará a ordem de serviço.

É composto por até seis dígitos.

Esse código fará parte da conta de ordem de serviço que será inserida automaticamente no plano de contas.

A conta a ser inserida no plano será a máscara da conta de OS definida nos parâmetros da contabilidade (CON0040), somada ao número da ordem de serviço (considerando os seis dígitos). A conta reduzida será o número da OS.

Exemplo:

Número da Ordem de Serviço: 1

Conta contábil: 9.000001

Conta reduzida: 1


Situação


Indica o status do centro de custo e automaticamente de suas contas no plano de contas.

Situações: Ativa

          Desativada

          Bloqueada

          Eliminada

Ao incluir um centro de custo, o sistema automaticamente adotará como Ativo.

Um centro de custo Ativo terá sua respectiva conta no plano de contas ativa, podendo ser movimentada, consultada e listada independente de parâmetros do sistema.

Um centro de custo Desativado terá suas respectivas contas também desativadas no plano de contas, podendo receber lançamentos. Os lançamentos nestas contas somente serão efetivados se a empresa estiver parametrizada (CON0040), para não consistir contas desativadas. Nos relatórios contábeis existe uma opção para listar ou não contas que estejam nesta situação. O centro de custo desativado poderá ser reativado alterando a situação para Ativo.

Um centro de custo Bloqueado também bloqueará suas contas no plano e não mais permitirá lançamentos. Para isso é necessário que não exista movimento e saldos nas contas desse centro de custo.

Nesta situação ainda é possível voltar para a situação de Ativo.

Para excluir um centro de custo é necessário que este centro de custo esteja na situação Eliminado. Para tanto é necessário que não exista nenhum movimento e saldo contábil em suas respectivas contas. Enquanto houver algum lançamento ou saldo em qualquer período/segmento, não poderá ser passado para a situação de Eliminado e não poderá, conseqüentemente, excluir seu cadastro.

Nome Ordem Serviço


Descrição ou nome da ordem de serviço e que também será a descrição da conta inserida no plano de contas.

Aceita até 50 caracteres

Exemplo:

Descrição da Ordem de Serviço: Usinagem

Tipo Ordem Serviço


Indica o tipo da ordem de serviço.

Pode ser:

- Investimentos

- Diversos

- Permanentes

- Terceiros

- Operacionais

Investimentos - São as ordens de serviço que estão ligadas ao plano de investimentos para aumentar o patrimônio da empresa com recursos internos. Pode ser Imobilizada.

Diversos - Quando uma ordem de serviço não segue um critério específico ou não se enquadra em nenhum dos outros tipos.

Permanentes - São as ordens de serviço internas da empresa.

Exemplo:

Contabilidade solicita para a manutenção a troca de lâmpadas.

Terceiros - São serviços que a empresa presta a terceiros. Esta ordem de serviço é cadastrada para efetuar o débito na conta da empresa solicitante.

Operacionais - São as ordens de serviço que estão ligadas ao plano operacional da empresa, ou seja, investimentos de origem externa. Pode ser Imobilizada.

Importante:

As ordens de serviço: Investimentos, Diversos e Operacionais, estão relacionadas a uma conta do ativo utilizada para agrupar ordens de serviço.

As ordens de serviço Permanentes e Terceiros estão cadastradas apenas como contas contábeis. Não relacionam com contas patrimoniais.

Conta Contábil


Número da conta contábil relacionada a ordem de serviço.

Se a empresa relacionar ordens de serviço com contas patrimoniais (CON0040), deverá ser informada uma conta analítica (do ativo), onde será gerado automaticamente o lançamento relacionado. Isto é, o lançamento normal ou origem será realizado na conta de ordem de serviço, será identificado este relacionamento e será gerado um lançamento idêntico, alterando somente o número da conta.

Várias ordens de serviço podem acumular valores lançados numa única conta contábil.

Data Início Prev.  

Data de início programada para a ordem de serviço. Na consistência de uma ordem de serviço informada, será verificado se a data atual é superior ou igual a data de início cadastrada.

Fim 


Data final programada para a ordem de serviço. Na consistência de uma ordem de serviço informada, será verificado se a data atual é inferior ou igual a data final cadastrada.

Encerramento


Registro da data em que a ordem de serviço deverá ser ou foi encerrada.

Essa data poderá ser nula.

Lança Mão-Obra

Campo não implementado. O valor informado não implicará no sistema.


Tipo Investimento

Código do tipo de investimento a que corresponde a ordem de serviço.


Empresa Ordem Serviço

Empresa onde serão gravadas as informações no Patrimônio. Essa empresa deverá ser igual a empresa em que se está cadastrando a ordem de serviço ou uma empresa que visualize o plano de contas da mesma.

Estab. Ordem Serviço

Código da empresa estabelecimento. Esse código deverá ser igual ao código da empresa em que se está cadastrando a ordem de serviço.

Centro Custo

Código do centro de custo ao qual a ordem de serviço estará associada.

Área Planta

A área da planta é uma subdivisão do espaço físico da empresa que deve ser definida pelo usuário.

Planta

Planta a qual pertence a ordem de serviço.

Empresa Local

A empresa localizadora é a empresa em que o bem está alocado.

Estab. Local

Empresa igual a empresa estabelecimento local.

Setor

O setor é uma subdivisão da empresa. Utilizado para localização do bem dentro da empresa.

Sub-Setor

O sub-setor é uma subdivisão do setor (unidade funcional).

Agrupamento


O agrupamento é utilizado para ligar o bem a conta contábil, ou seja, definir a que grupo contábil ele pertence. Usado também como subdivisão do grupo contábil para utilização como descrição padrão de inventário.

Tipo Depreciação

Código do tipo de depreciação para definir qual o percentual que o bem depreciará.

 Recurso

Meio pelo qual se realiza uma tarefa.

Exemplo:

Máquina para fabricar palito de fósforo.

AEN


Área/Linha Negócio

Exemplo:

01010203 = 01 01 02 03

|  |  |  | Classe de Uso

|  |  | Segmento de Mercado

|  | Linha de Receita

| Linha de Produto

Valor orçadoValor máximo permitido para gastar com a Ordem de Serviço.

Projeto


Código do projeto que a ordem de serviço está relacionada.

Nota:

O código do projeto deve estar cadastrado previamente no PAT2870 (Projetos).

Estimativa de efetivação (variável: est_efetiv)


Indicador da estimativa de efetivação de cada parcela da ordem de serviço que está sendo cadastrada.

- No mês - estima-se que todas as parcelas desta ordem de serviço serão imobilizadas no mesmo mês que houve o gasto. Para esta situação, não será solicitado relacionamento de inventário/parcela, visto que a imobilização da parcela será no período e desta forma, o bloco G do SPED CIAP irá considerar a informação diretamente do Imobilizado.

- A partir do mês subseqüente - estima-se que todas as parcelas desta ordem de serviço não serão imobilizadas no mesmo mês que houve o gasto. Para essa situação será exigido o relacionamento de inventário/parcela para esta ordem serviço, visando facilitar o cadastro das parcelas desta ordem de serviço.

Nota:

Ao selecionar essa opção, será exibida a tela “Informações do Inventário” que permite relacionar o inventário/parcela com a Ordem de Serviço.