Páginas filhas
  • DT Nova rotina para Cotar Produtos Importados.

NOVA ROTINA PARA COTAR PRODUTOS IMPORTADOS

 

Informações Gerais

Linha de Produto:

PC Sistemas

Segmento Executor:Distribuição e Logística

Módulo:

Entrada de Mercadoria - NF Importação

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

3020

Cotação de Produtos Importados

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

560

Atualizar Banco de Dados

Chamado/Ticket:

7431.044742.2017 (HIS.01678.2017 // HIS.01679.2017 // HIS.01680.2017 // HIS.01692.2017)

País:

( x ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Versão:

Rotina 3020 - 28.02

 

Objetivo

Criar uma nova rotina para realizar o processo de cotação de produtos importados.


Definição da Regra de Negócio

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

3020 - Cotação de Produtos Importados

Criação

Menu do WinThor > 3020

 

 

1. Criar nova rotina ‘Cotação de produtos Importados’.

2. Essa nova opção deverá apresentar as seguintes opções:
- Nova lista de cotação
- Manutenção da lista de cotação (HIS.01679.2017)
- Analisar cotação (HIS.01680.2017)
- Relatório (HIS.01692.2017)

3. Na opção ‘Nova lista de cotação’, deverá apresentar as seguintes opções:
 

3.1 - Incluir vigência: opção para informar a data de vigência início e vigência fim da cotação. A data vigência início não poderá ser menor que a data atual.
 

3.2 - Incluir fornecedor: opção para informar os fornecedores de importação. Apresentar apenas os fornecedores que estiverem Importador (revenda = S ou X) em seu cadastro.
 

3.2.1 - Apresentar opção para digitar manualmente um fornecedor (usuário digitar o nome do fornecedor) para que seja gerado a cotação de um fornecedor que ainda não está cadastrado no sistema. 
 

3.2.2 - Incluir Incoterms: apresentar as opção para o usuário definir qual o Incoterms utilizado pelo fornecedor. Opção de Incoterms será igual já existe na 3010, sendo um dado obrigatório.                    

 3.3 - Incluir condição de pagamento: apresentar 3 opções - Antecipado, á Vista ou a Prazo. Essa 3 opções deverão ser disponibilizadas em %, onde a soma das 3 não poderá ultrapassar 100%. Caso a soma dos % informados seja menor ou maior que 100% apresentar a seguinte mensagem: “A soma dos percentuais de pagamento deve ser igual a 100%”, não finalizar a cotação e aguardar a ação do usuário.

 3.4 - Apresentar opção Observações, para o usuário digitar informações adicionais sobre a cotação que ele está realizando.

 3.5 - Apresentar opção para informar por fornecedor qual a moeda e cotação (manual ou 531) "Cotação digitada" será utilizado para a cotação, sendo obrigatório a moeda informar esse dado para a gravação da cotação. Disponibilizar opção para o usuário filtra as moedas e cotações pela rotina 531. Informar no grid a cotação atual que foi importada pela 531 "Cotação atual".

3.6 - Caso usuário grave a cotação deverá gravar com o status ‘Aberto’ e tipo pedido ‘Importação’.

 3.7 - Apresentar opção para incluir, gravar, excluir e editar dados informados.


4. Na opção ‘Manutenção da lista de cotação’, deverá apresentar as seguintes opções de filtro:

 4.1 - Filtrar toda as cotações por: Número, período vigência e fornecedor. Apresentar apenas as cotações que estão com status ‘Aberto’ e o tipo pedido ‘Importação’ .

 4.2 - Quando uma lista for selecionada para edição ‘Lista de cotação’: apresentar a cotação para edição.                                                                                                                                              

 5. Quando uma lista for selecionada para edição ‘Incluir/Editar Produtos’: apresentar opção para informar Filial, Código do produto e quantidade de cotação. Apresentar opção para pesquisar os produtos cadastrados.

5.1 - Apresentar opção para digitar manualmente um produto (usuário digitar o nome do produto e unidade) para que seja gerado a cotação de um produto que ainda não está cadastrado no sistema. 

 5.2 - Para gravar a cotação selecionada deverá ser incluído algum produto e gravar na cotação editada.                                                                                                                                              

 6. Quando uma lista for selecionada para edição ‘Incluir/Editar Preço’: 

6.1 - Apresentar opção para digitar manualmente o preço de cotação, selecionar o fornecedor do preço informado, onde este preço deverá ser informado na moeda do fornecedor, ou seja, em moeda estrangeira. Identificar a cotação e moeda informada no fornecedor da cotação e apresentar o valor convertido na moeda local (real), moeda e valor da cotação.
 

6.1.1 - Apresentar opção para visualizar os fornecedores que ainda não foram informados o preço de compra para a cotação selecionada. Usuário poderá selecionar e editar os valores conforme número 6.1.
 

6.2 - Apresentar opção para selecionar a cotação para Fechar e Reabrir a cotação. Se usuário desejar fechar a cotação, gravar o status ‘Fechada’. Caso a cotação fechada não poderá mais ser editado os valores ou acrescentar novos dados. Caso usuário selecione opção reabrir deverá validar se foi gerado algum pedido de compra para a cotação, se sim não poderá reabrir, caso não poderá ser feito a edição da mesma.                                                                                                                                                                                                                                                                                

 7. Acrescentar no grid dos produtos as novas informações referente a moeda, cotação e valor convertido para moeda local (valor cotação*valor digitado).

 8. Na opção ‘Analisar cotação’, deverá ter as seguintes opções: 

8.1 - Filtrar toda as cotações por: Número, período vigência, fornecedor e status.

9. O usuário poderá selecionar a cotação para analisar que esta com o Status Fechada. Ao selecionar a cotação apresentar os itens da cotação e os fornecedores vinculados

-10. Caso seja definido ganhador da cotação deverá verificar:

10.1 - Os fornecedores e produtos informados na cotação todos estão cadastrados. Caso Não, deverá apresentar a cotação em cor Vermelho, informar uma legenda ‘Fornecedor ou produtos da cotação sem cadastro na cotação’.

10.2 - Deverá apresentar uma opção para que o usuário possa vincular o fornecedor ou produtos da cotação aos fornecedores e produtos cadastrados no sistemas.

10.2.1 - Quando for realizado o vínculo deverá substituir todas as informações referente ao cadastro do fornecedor e produtos, mantendo apenas os dados:

Fornecedor: moeda, cotação, data cotação, valor cotação e forma de pagamento
Produtos: quantidade cotação

10.3 - Apresentar opção para o usuário finalizar a cotação selecionada. Gravar status 'Pronta', caso o seja vinculado um pedido master a cotação selecionada, não poderá ser editado a cotação. Se não for vinculado 

Caso o usuário deseje gerar o pedido Master e os fornecedores e produtos da cotação não estejam vinculados ao cadastro do sistema, deverá restringir a geração e apresentar a seguinte mensagem: “Existem fornecedores e/ou produtos informados na cotação que não estão vinculados ao sistema. Será necessário realizar o vínculo para gerar o pedido Master. Acessar a opção Analisar Cotação e realizar o vínculo”. 

11. Não será realizado a geração de pedido master automaticamente a partir de uma cotação.

-12. Deverá ser criado uma nova opção na tela de inclusão dos itens no pedido master denominado ‘Cotações Pendentes’. Quando essa opção for selecionada deverá mostrar uma tela com os filtros: Filial, Nº Lista, Apenas cotações em Vigência, Vigência Início, Vigência Fim e Fornecedor. Listar todas as cotações que estiverem prontas para gerar um pedido Master.

12.1 - Apresentar apenas a lista de cotação do mesmo fornecedor do pedido, mesmo Incoterms e mesma cotação/moeda.

12.1.1 - No grid dos resultados deverá mostrar:
- Filial, Nº Cotação, Situação, Tipo pedido, Período Vigência, Código fornecedor, Nome Fornecedor, Código produto, Nome produto, Quantidade produtos, Moeda, Cotação, Valor Origem, 

12.1.2 - Apresentar opção para usuário selecionar os itens da cotação que ele deseja incluir no pedido master. Fazer a validação conforme atualmente (tributações, armazenagem, etc) e caso não esteja pronto para incluir no pedido apresentar mensagem conforme processo atual.

12.2 - Deverá incluir todos os itens da cotação no pedido master. Os dados de quantidade e valor poderão ser editadas conforme decisão do usuário.

12.3 - Ao gravar o pedido master que tenha um item de origem cotação, atualizar a o numero do pedido master na cotação. Caso o pedido seja cancelado atualizar novamente a cotação. Caso a cotação tenha o pedido master informado não poderá ser editada.

Observações:

- Realizar a mesma avaliação de ganhadores conforme a rotina 245. 
- Não apresentar a opção Calcular custo existente atualmente.
- Acrescentar no grid dos produtos as novas informações referente a moeda, cotação e valor convertido para moeda local (valor cotação*valor digitado)


13. Na nova opção ‘Cotação de produtos Importados’, criar uma nova opção:
- Relatórios de Cotação

14. Deverá apresentar opção para filtrar com os seguintes filtros: Número, período vigência, fornecedor, status, moeda

15. Essa nova opção deverá apresentar os seguintes relatórios:
- Lista de cotações - mostrar as cotações geradas que ainda não foram vinculadas os produtos. No relatório mostrar no minimo as seguintes informações: Nº Cotação, Período, Código Fornecedor e Nome Fornecedor, Moeda, Cotação e Data Cotação.

- Lista de cotações/fornecedor - mostrar as cotações geradas separadamente por fornecedor. No relatório mostrar no minimo as seguintes informações: Nº Cotação, Período, Código Fornecedor, Nome Fornecedor, Moeda, Cotação e Data Cotação.

- Lista de cotações/produto - mostrar as cotações geradas separadamente por produto. No relatório mostrar no minimo as seguintes informações: Nº Cotação, Período, Código Fornecedor, Nome Fornecedor, Código Produto, Nome Produto, Embalagem, Unidade e Quantidade.

- Lista de cotações/produto/fornecedor/preço - mostrar as cotações geradas separadamente por produto com os preços preenchidos. No relatório mostrar no minimo as seguintes informações: Nº Cotação, Período, Código Fornecedor, Nome Fornecedor, Código Produto, Nome Produto, Embalagem, Unidade, Quantidade, Preço, Moeda, Cotação, Data Cotação e Valor em Real.

- Lista de cotações/ganhador - mostrar os fornecedores ganhadores das cotações. No relatório mostrar no minimo as seguintes informações: Nº Cotação, Período, Código Fornecedor, Nome Fornecedor, Código Produto, Nome Produto, Embalagem, Unidade, Quantidade, Preço, Moeda, Cotação, Data Cotação, Valor em Real e Ganhador.

16. Em todas as opções da nova funcionalidade que apresentar grid, disponibilizar opção para imprimir o grid.

Procedimento para Configuração

- Atualize a rotina abaixo para a versão citada ou superior;

Rotina 3020 - 28.02

 

 

Procedimento para Utilização

Para saber como utilizar a rotina 3020 - Cotação de Produtos Importados, realize os procedimentos abaixo.

 

Antes de realizar o processo de geração da cotação dos produtos importados, é necessário realizar os procedimentos abaixo.

 

- Cadastrar Rotina

1. Acesse a rotina 529 - Cadastrar Rotina do Sistema;

2. Na planilha Módulos do sistema, selecione a opção 30 - ENTRADA DE MERCADORIA - NF IMPORTAÇÃO;

3. Na planilha Sub-módulos do sistema, selecione a opção 3 - CADASTROS;

4. Na planilha Rotinas do sistema, informe os campos Código e Nome da rotina (3020 - Cotação de Produtos Importados)

5. Após digitar, pressione a seta do teclado para baixo para confirmar o cadastro;

6. Clique o botão Fechar.

- Atualizar Tabelas

1. Acesse a rotina 560 - Atualizar Banco de Dados, versão 28.02.00.056 ou superior e marque as tabelas abaixo:

Tabela de Cotação de produtos Importados (PCCOTACAOIMP);
Tabela que Armazena os produtos da cotação - Importados (PCPRODCOTACAOIMP);
Tabela de Fornecedor para cotação de produtos Importados (PCFORNECCOTACAOIMP);
Tabela que Armazena os dados de produto, fornecedor e cotação para análise (PCITEMCOTACAOIMP).

 

- Permissões de Acesso

Acesse a rotina 530 - Permitir Acesso a Rotina e marque as permissões para rotina 3020 - Cotação de Produtos Importados.

 

Para criar uma nova lista de cotação, é necessário seguir os procedimentos abaixo:

 

2.1 Acesse a rotina 3020 - Cotação de Produtos Importados;

2.2 Selecione a opção 01 - Nova lista de cotação e clique o botão Avançar;

 

2.3 Clique na linha para adicionar as informações do fornecedor ou clique o botão ;

 

2.4 Informe as colunas Cód. Fornecedor e Observação;

Observação: não é obrigatório ter um fornecedor cadastrado no sistema. O nome pode ser informado manualmente na coluna Fornecedor.

 

2.5 Informe as colunas Incoterm e Cód. Moeda;

Observação: o preenchimento é obrigatório.

 

2.6 Após a inclusão das informações, pressione a seta do teclado para baixo para confirmar ou clique o botão ;

 

2.7 Clique o botão Gravar;

 

2.8 Na tela de Informação, clique o botão OK;

 

2.9 Na tela de Confirmação, clique o botão Sim;

 

2.10 Clique na linha para adicionar as informações dos produtos ou clique o botão ;

 

2.11 Informe as colunas Filial, Cód. Prod. e Qtde Pedida;

2.12 Após a inclusão das informações, pressione a seta do teclado para baixo para confirmar ou clique o botão ;

Observação: não é obrigatório ter um produto cadastrado no sistema. O nome do produto pode ser informado manualmente na coluna Produto.

 

2.13 Clique o botão Gravar;

 

2.14 Na tela de Informação, clique o botão OK;

 

2.15 Clique o botão Preço Compra para informar o preço por fornecedor;

 

2.16 Na coluna Preço, informe o preço desejado;

2.17 Para confirmar a inclusão, pressione a seta do teclado para baixo ou clique o botão ;

 

2.18 Clique o botão Gravar;

 

2.19 Para visualizar os itens incluídos na lista de cotação, clique o botão Itens Cotação.

 

Para alterar os dados da lista de cotação, siga os procedimentos abaixo:

 

3.1 Acesse a rotina 3020 - Cotação de Produtos Importados;

3.2 Selecione a opção 02 - Manutenção da lista de cotação e clique o botão Avançar;

 

3.3 Na tela Pesquisa de cotações, informe os dados na caixa Filtros de Pesquisa e clique o botão Pesquisar;

 

3.4 Selecione na tabela Lista de cotação, a lista desejada e clique o botão Avançar;

 

3.5 Na tela de cadastro, realize as alterações conforme necessidade e clique o botão Gravar.

 

Para analisar a lista de cotação, siga os procedimentos abaixo:

 

4.1 Acesse a rotina 3020 - Cotação de Produtos Importados;

4.2 Selecione a opção 03 - Analisar cotação e clique o botão Avançar;

 

4.3 Na tela Pesquisa de cotações, informe os dados na caixa Filtros de Pesquisa e clique o botão Pesquisar;

 

4.4 Selecione na tabela Lista de cotação, a lista desejada e clique o botão Avançar;

 

- Caso o fornecedor ou produto não esteja cadastrado o sistema não conclui o processo de cotação. Nesse momento é obrigatório informar um fornecedor e/ou produto que esteja cadastrado no sistema para definir um ganhador.

 

4.5 Selecione o fornecedor ganhador e clique o botão Analisar;

 

4.6 Na tela de Confirmação, clique o botão Sim;


4.7 Na tela Análise das cotações, confira as informações e clique o botão Gravar;


4.8 Na tela de Informação, clique o botão OK.


Para imprimir os relatórios de cotação, siga os procedimentos abaixo:

 

5.1 Acesse a rotina 3020 - Cotação de Produtos Importados;

5.2 Selecione a opção 04 - Relatório de cotação e clique o botão Avançar;

 

5.3 Na tela Relatório de cotações, os filtros conforme necessidade;

5.4 No filtro Tipo Relatório, selecione conforme necessidade;

5.5 Clique o botão Pesquisar;

 

5.6 Selecione a lista desejada na planilha e clique o botão Imprimir.