Páginas filhas
  • Ordens Compra Críticas - SUP4520

Ordens Compra Críticas - SUP4520

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Modificar, Excluir, Consultar, Listar, Informar, Processar, Seguinte, Anterior, Cancelar, Help, Zoom, Sobre e Fim) estão detalhadas no capítulo Ambientação Logix.

Principais colunas impressas neste relatório:

  • Estoque Inicial - Quantidade disponível em estoque (quantidade liberada + impedida + liberada excepcionalmente).
  • Estoque Segurança - Estoque de segurança para o item, cadastrado no programa (SUP0060).
  • Consumo Médio Diário Mês Anterior - O cálculo a ser realizado para a obtenção do consumo médio diário estará baseado no histórico de consumo dos últimos três meses, dividido pelo número de dias de consumo no mês, programa (SUP3650). 

Nota:

consumo diário = (histórico de consumo / 3) / número dias consumo mês

  • Quantidade de Dias - Esta informação será obtida internamente e não será exibida. É necessária para o cálculo do estoque crítico. Essa coluna indicará, de acordo com o total do estoque disponível para consumo, a quantidade de dias que poderá trabalhar normalmente com o estoque existente, sem acionar compras para reposição do estoque. A quantidade de dias é obtida da seguinte forma: (estoque inicial – estoque de segurança) / consumo médio diário. Isto é, diminuindo o estoque de segurança do estoque inicial, teremos exatamente o total realmente disponível para consumo, sem atingir o estoque de segurança. E dividindo esta quantidade pelo consumo diário, obteremos o número de dias para os quais teremos quantidade suficiente.
  • Estoque Crítico - O estoque crítico é obtido da seguinte forma: estoque inicial – (quantidade de dias * consumo médio diário). Então, o objetivo desta coluna é demonstrar a quantidade exata em que o estoque tornou-se crítico.
  • Percentual Consumo - Caso o estoque crítico for igual a zero, isto é, não existir quantidade no momento em que o estoque se tornar crítico, o percentual de consumo será igual a 100% (cem porcento consumido). Caso não for igual a zero, o percentual de consumo será: (estoque segurança * 100 / estoque crítico).
  • Data Crítica - Será considerada como a data atual mais quantidade de dias. Isto é, a data exata em que o estoque ficará crítico, de acordo com o consumo diário.
  • Observação - Os caracteres exibidos no campo observação possuem um significado especial, variando de acordo com cada situação. Caso o estoque inicial for menor ou igual ao estoque segurança, a observação aparecerá como "**********". Isto quer dizer que a situação é extremamente crítica. Caso a data crítica for menor ou igual a data atual + 12 dias, a observação aparecerá num período inferior a doze dias. Caso a data crítica for menor ou igual a data atual + 23 dias, a observação aparecerá como "---". Isto quer dizer que a situação poderá ficar crítica num período de doze a vinte e três dias.

A partir deste momento, serão impressas as ordens abertas ou realizadas para o item e seu respectivo comprador. A cada pedido, ordem ou programação que for dando entrada, serão calculadas novamente a quantidade de dias e a data crítica. Isto porque à medida em que forem entrando os pedidos e ordens, o item tende a deslocar sua data crítica para mais tarde. Após imprimir a primeira ordem, será efetuado o recalculo da data crítica. Para isto, devemos novamente calcular a quantidade de dias. Caso o estoque segurança for maior do que o estoque inicial, a quantidade de dias será: (quantidade da OC/programação – (estoque segurança – estoque inicial)) / consumo médio diário. Caso o estoque inicial for maior do que o estoque de segurança, a quantidade de dias será considerada como: (quantidade da OC/ programação/ consumo médio diário). Será então calculada novamente a data crítica.

O relatório (SUP4520) demonstra apenas os itens críticos que possuem ordens colocadas. O consumo médio diário é baseado no histórico de consumo de meses anteriores.

Ordens Compra Críticas - SUP4520

Objetivo da tela:

Demonstrar a criticidade das ordens, confrontando o consumo diário com o estoque disponível. Os itens exibidos no relatório serão aqueles que possuem ordens de compra colocadas.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Programador


Código do programador responsável pelo planejamento das necessidades do item.

Quando da criação da ordem de compra, o sistema leva este código como sugestão de responsabilidade pela ordem de compra.
Por meio do Zoom será acessada a tabela de Programadores disponíveis no sistema.

Grupo Controle Estoque

Código do grupo do controle de estoque ao qual este item pertence.

Exemplo:

01 - Matérias-Primas.

Nota:

Essa informação é utilizada pelo sistema para, por exemplo, determinar a curva ABC: de estoque, de consumo, de fornecedores.
Por meio do Zoom será acessada a tabela de Grupos de Controle de Estoque disponíveis no sistema.

Categoria

Código da classificação na curva ABC de estoque.

Família

Código da familia associada ao cadastro de itens.

Por meio do Zoom será acessada a tabela de Famílias disponíveis no sistema.

Ordenação

Indicador para identificar a sequência de impressão das informações no relatório.

1 - Comprador/Item;

2 - Comprador/Estoque crítico.

Classificação

Código da categoria.     

Somente OCs criticas

Classificar Ordem de Compra.

S - Somente OCs criticas;

N - Todas as OCs.