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Introdução

Qualquer aplicação tem pelo menos um idioma para interface do usuário. Muitas aplicações têm mais de um. O TNF fornece um sistema de localização flexível para uma aplicação.

A primeira coisa a fazer é declarar quais idiomas são suportados. Isso é feito no método PreInitialize de seu módulo como mostrado abaixo: 

PreInitialize Method
Configuration.Localization.Languages.Add(new LanguageInfo("en", "English", "famfamfam-flag-england", true));
Configuration.Localization.Languages.Add(new LanguageInfo("pt-BR", "Português", "famfamfam-flags br"));

Fontes de Localização

Os textos de localização podem ser armazenados em diferentes fontes. Você pode usar mais de uma fonte na mesma aplicação (Se você tiver mais de um módulo, cada módulo pode definir uma fonte de localização separada, ou um módulo pode definir várias fontes). A interface ILocalizationSource deve ser implementada por uma fonte de localização. Em seguida, ela é registrada na configuração de localização do TNF.

Cada fonte de localização deve ter um nome exclusivo.

Existem alguns tipos de fontes de localização predefinidos, que o TNF traz suporte nativo.

Arquivos XML

Os textos de localização podem ser armazenados em arquivos XML:

LocalizationDictionary
<?xml version="1.0" encoding="utf-8" ?>
<localizationDictionary culture="en">
  <texts>
    <text name="TaskSystem" value="Task System" />
    <text name="TaskList" value="Task List" />
    <text name="NewTask" value="New Task" />
    <text name="Xtasks" value="{0} tasks" />
    <text name="CompletedTasks" value="Completed tasks" />
    <text name="EmailWelcomeMessage">Hi,
Welcome to Simple Task System! This is a sample
email content.</text>
  </texts>
</localizationDictionary>

Para distinção de cada arquivo e sua linguagem é usado a convenção através da linguagem. Seguindo o nosso exemplo acima onde temos duas linguagens (Inglês como padrão e português) teríamos dois arquivos xml:

SimpleTaskSystem.xml

SimpleTaskSystem-pt-BR.xml

Quando um texto é solicitado, o TNF obtém o texto do arquivo XML do idioma atual (usando Thread.CurrentThread.CurrentUICulture). Se ele não existe no idioma atual, obtém o texto do arquivo XML do idioma padrão.

Registrando Fontes de Localização XML

Os arquivos XML podem ser armazenados em seu File System ou podem ser incorporados para o Assembly. Para XMLs armazenados no File System, podemos registrar uma fonte de localização XML como mostrado abaixo (método PreInitialize de nosso modulo):

Registrando uma fonte de localização
Configuration.Localization.Sources.Add(
    new DictionaryBasedLocalizationSource(
        "SimpleTaskSystem",
        new XmlFileLocalizationDictionaryProvider(
            HttpContext.Current.Server.MapPath("~/Localization/SimpleTaskSystem")
            )
        )
    );

Para arquivos XML tidos como embedded resourceem nosso projeto, devemos marcar todos os arquivos XML de localização como resources do tipo embedded resources (Selecionar arquivos XML, abrir a janela de propriedades (F4) e alterar o seu Build Action para Embedded resource). Em seguida, podemos registrar a fonte de localização como mostrado abaixo:

Registrando um embedded resource
Configuration.Localization.Sources.Add(
    new DictionaryBasedLocalizationSource(
        "SimpleTaskSystem",
        new XmlEmbeddedFileLocalizationDictionaryProvider(
            Assembly.GetExecutingAssembly(),
            "MyCompany.MyProject.Localization.Sources"
            )
        )
    );

Arquivos JSON

Os arquivos JSON podem ser usados para armazenar textos para uma fonte de localização. Um exemplo de arquivo de localização do JSON é mostrado abaixo:

Registrando um fonte de localização JSON
{
  "culture": "en",
  "texts": {
    "TaskSystem": "Task system",
    "Xtasks": "{0} tasks"
  }
}

 

Para distinção de cada arquivo e sua linguagem é usado a convenção através da linguagem. Seguindo o nosso exemplo acima onde temos duas linguagens (Inglês como padrão e português) teríamos dois arquivos json:

 

MySourceName.json

 

MySourceName-pt-BR.json

Registrando Fontes de Localização JSON

Os arquivos JSON podem ser armazenados em seu File System ou podem ser incorporados para o Assembly. Para JSONs armazenados no File System, podemos registrar uma fonte de localização JSON como mostrado abaixo (método PreInitialize de nosso modulo):

Configurando uma fonte de localização JSON
Configuration.Localization.Sources.Add(
    new DictionaryBasedLocalizationSource(
        "MySourceName",
        new JsonFileLocalizationDictionaryProvider(
            HttpContext.Current.Server.MapPath("~/Localization/MySourceName")
            )
        )
    );

Para arquivos JSONs tidos como embedded resourceem nosso projetodevemos marcar todos os arquivos JSON de localização como resources do tipo embedded resources (Selecionar arquivos JSON, abrir a janela de propriedades (F4) e alterar o seu Build Action para Embedded resource). Em seguida, podemos registrar a fonte de localização como mostrado abaixo:

 

Registrando uma fonte de localização JSON
Configuration.Localization.Sources.Add(
    new DictionaryBasedLocalizationSource(
        "MySourceName",
        new JsonEmbeddedFileLocalizationDictionaryProvider(
            Assembly.GetExecutingAssembly(),
            "MyCompany.MyProject.Localization.Sources"
            )
        )
    );

 

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