Árvore de páginas

Este programa foi descontinuado. Utilize DB0419.

Consulta Programação GM Restritivos - DB0404

Visão Geral do Programa 

Para empresas que utilizam o conceito de TOC (Teoria das Restrições) esta consulta permite a visualização da programação dos grupos de máquinas cadastradas no cenário como recurso crítico (RRC – Recurso com Restrição de Capacidade) após o último sequenciamento, exibindo quando e quais quantidades serão processadas.

Se não informado no cenário um grupo de máquina como restritivo esta consulta não terá função. O planejamento de todos os grupos de máquina poderá ser visualizado na consulta de Programação GM Não Restritivos.

Conforme a Teoria das Restrições, a programação do grupo de máquina definido como RRC é a parte mais crítica das atividades de uma linha de produção. Ao contrário dos outros grupos de máquina (que, por definição, possuem capacidade ociosa) cada minuto do RRC é precioso e não pode ser desperdiçado.

Em relação às consultas de programação, isso se traduz por um detalhamento maior na fila de produção nesse grupo; não existe apenas uma fila de itens industriais a ser seguido, mas também é preciso definir claramente em que momento a produção deve ocorrer e qual será o tempo gasto com o preparo da máquina e com o processamento do lote a ser produzido.

Essa consulta espelha a situação do RRC, para empresas que utilizam o conceito da TOC, após o último sequenciamento, exibindo quando e quais quantidades serão produzidas. As informações apresentadas nessa consulta representam o programa de produção a ser repassado ao chão de fábrica.

Pré-requisito:

É pré-requisito para a execução desta função:

Cálculo do Sequenciamento (DB0201)

Programação GM Restritivos

Objetivo da tela:

Ao selecionar a função Consulta Programação GM Restritivos, localizada na área de consultas da Função Painel de Controle, após a execução do Sequenciamento. Para as empresas que utilizam a Teoria das Restrições, é possível visualizar a sequência de operações programadas para o(s) grupo(s) de máquinas restritivo(s) identificados no cenário de planejamento. Inicialmente é apresentada tela em branco. Em seguida, devem ser efetuadas as parametrizações necessárias e na sequência são apresentados os dados esperados.

  

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Abrir Arquivo de Parâmetros

Quando acionado, permite acesso a arquivos de parâmetros previamente salvos, facilitando assim o trabalho de parametrização dos atributos para seleção. Particularmente útil quando se usa várias vezes a mesma parametrização, evitando ter que redigitá-la.

Salvar Parâmetros

Quando acionado, permite salvar em arquivo a parametrização dos atributos de acesso, sendo possível abri-la posteriormente. Particularmente útil quando se usa várias vezes a mesma parametrização, evitando ter que redigitá-la.

Atualizar

Quando acionado, irá carregar os registros que serão apresentados na área de consulta, à esquerda, conforme parametrizações.

Parametrizar Atributos

Quando acionado, apresenta tela Parâmetros (DB0406C), onde é possível selecionar os atributos, folder Atributos, e as ordens, folder Parâmetros (firmes e/ou planejadas), que deverão ser apresentados na consulta.

Parametrizar Filtro de Informações

Quando acionado, apresenta tela Parametrização Filtro (DB0404B), onde é possível estabelecer limites que definirão quais registros serão selecionados para serem apresentados na consulta.

Parametrizar Classificação

Quando acionado, apresenta tela Parametrização Classificação, onde é possível estabelecer a ordem como os dados serão apresentados na consulta.

Expandir Estrutura

Quando acionado, expande a estrutura em todos os seus níveis. Quando acionado novamente contrai a estrutura para seu nível mais baixo.

Exibe Somente GM Restritivo

Quando acionado, apresenta somente recursos restritivos.

Exportar para Excel

Quando acionado, gera planilha no Excel, no mesmo formato e conteúdo da consulta, possibilitando assim que seja consultada mais tarde, inclusive por usuários que não têm acesso ao sistema.

  

DB0404B

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Consulta Programação GM Restritivos - Botão Parametrizar Filtro de Informações, é possível estabelecer limites que definirão quais registros serão selecionados para serem apresentados na consulta.

  

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Grupo de Máquina Restritivo

Inserir código do grupo de máquina restritivo inicial e final estabelecendo uma faixa. Somente serão consideradas na seleção as ordens cujo grupo de máquina restritivo se encontre dentro dessa faixa.

Centro de Trabalho

Inserir código inicial e final de item estabelecendo uma faixa. Somente serão consideradas na seleção as ordens cujo centro de trabalho alocado se encontre dentro dessa faixa.

Data Início

Inserir a data inicial e a final do programa, estabelecendo uma faixa. Somente serão consideradas na seleção as ordens cuja data de início se encontre dentro dessa faixa.

Família

Inserir código inicial e final de família de materiais, estabelecendo uma faixa. Somente serão consideradas na seleção as ordens cuja família de materiais se encontre dentro dessa faixa. 

Item

Inserir código inicial e final de item, estabelecendo uma faixa. Somente serão consideradas na seleção as ordens cujo código de item se encontre dentro dessa faixa.

Referência

Inserir código de referência inicial e final quando o item tiver controle de estoque por referência, estabelecendo uma faixa. Somente serão considerados, na seleção, os itens cujo código de referência esteja dentro dessa faixa.

Pedido

Inserir número do pedido inicial e final estabelecendo uma faixa. Somente serão considerados, na seleção, ordens cujo número do pedido esteja dentro dessa faixa.

Cliente

Inserir código de cliente inicial e final estabelecendo uma faixa. Somente serão consideradas ordens cujo código de cliente esteja dentro dessa faixa.

Utiliza Exceções

Quando acionado, indica que poderão ser informadas faixas de valores que não devem ser apresentados.

Parâmetros

Inserir o tipo de faixa de exceção a ser incluída: Item, Família ou Grupo de estoque.

Valor

Inserir código de item / família / grupo de estoque inicial e final estabelecendo uma faixa. As ordens de produção cujo item / família / grupo associado se encontre dentro dessa faixa não serão apresentadas.


Parâmetros – Pasta Atributos

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Consulta Programação GM Restritivos - Botão Parametrizar Atributos, é possível selecionar os atributos (campos) que deverão ser apresentados na consulta.

Os campos são os mesmos descritos na Consulta Programação GM  Restritivos - DB0404.

  

Parametrização Atributos Tela – Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Ao selecionar a função Parametrização Atributos Tela - Pasta Parâmetros, é possível selecionar o tipo das ordens que deverão fazer parte da consulta.

  

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Apresentar Ordens Firmes

Quando selecionado, as ordens firmes são apresentadas na consulta.

Apresentar Ordens Planejadas

Quando selecionado, as ordens planejadas são apresentadas na consulta.


Parametrização Classificação

Objetivo da tela:

Ao selecionar a função Parametrização Atributos Tela - Pasta Parâmetros, é possível selecionar o tipo das ordens que deverão fazer parte da consulta.

  

Programação GM Restritivos

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Consulta Programação GM Restritivos - Botão Atualizar, é possível visualizar a situação do recurso crítico (RRC) após o último sequenciamento, exibindo quando e quais quantidades serão processadas.

Apresenta duas áreas distintas de informações.

  • Na área à Esquerda, apresenta a estrutura do cenário selecionado, expandido conforme necessidades do usuário.
  • Na área da Direita, apresenta os campos do nível da estrutura selecionado, de acordo com o conteúdo selecionado em Parametrizar Atributos Tela (DB0406C).

  

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Tipo Ordem

Identifica o tipo da ordem de produção, podendo ser:

  • Ordem de Produção Planejada (OPP).

  • Ordem de Produção Firme (OPF).

Ordem

Identifica o código da ordem de produção associada à operação selecionada.

Item

Identifica o código do item a ser produzido.

Referência

Quando o item possui controle de estoque por referência, esse código é apresentado.

Descrição

Apresenta a descrição do item a ser produzido.

Operação

Apresenta a operação associada à obtenção do item.

Descrição Operação

Apresenta a descrição da operação associada à obtenção do item.

Agrupamento

Apresenta o número do agrupamento ao qual pertence a operação. Esta poderá ser visualizada em tela ou em relatório.

Grupo Máquina

Apresenta o código do grupo de máquina associado à operação.

Descrição Grupo Máquina

Apresenta a descrição do grupo de máquina.

Centro Trabalho

Apresenta o código do Centro de Trabalho ao qual está vinculada a operação.

Descrição Centro Trabalho

Apresenta a Descrição do Centro de Trabalho ao qual está vinculada a operação.

Data Início

Apresenta a data de início da operação programada.

Hora Início

Apresenta a hora de início da operação programada.

Data Término

Apresenta a data de término da operação programada.

Hora Término

Apresenta a hora de término da operação programada.

Data mais cedo

Indica a data mais cedo que a operação pode iniciar. Ou seja, é quando os materiais utilizados pela operação estão disponíveis e as operações predecessoras já liberaram o início da operação. É calculada na Explosão de Demanda, não considerando assim a carga das máquinas, somente o tempo das operações e rede PERT. Assim, no momento do sequenciamento a operação poderá ser programada para uma data posterior (campo Data Início).

Hora mais cedo

Indica a hora mais cedo que a operação pode iniciar. Ou seja, é quando os materiais utilizados pela operação estão disponíveis e as operações predecessoras já liberaram o início da operação. É calculada na Explosão de Demanda, não considerando assim a carga das máquinas, somente o tempo das operações e rede PERT. Assim, no momento do sequenciamento a operação poderá ser programada para uma hora posterior (campo Hora Início).

Data mais tarde

Indica a data mais tarde que a operação pode iniciar. Ou seja, se a operação for iniciada após essa data, implicará em atraso na rede de operações. É calculada na Explosão de Demanda, não considerando assim a carga das máquinas, somente o tempo das operações e rede PERT.

Hora mais tarde

Indica a hora mais tarde que a operação pode iniciar. Ou seja, se a operação for iniciada após essa hora, implicará em atraso na rede de operações. É calculada na Explosão de Demanda, não considerando assim a carga das máquinas, somente o tempo das operações e rede PERT.

Tempo Preparação

Exibe o tempo de preparação previsto para a execução da operação. 

Tempo Máquina

Exibe o tempo de máquina previsto para a execução da operação.

Quantidade

Apresenta a quantidade do item que deve ser produzida.

Ferramenta

Apresenta o código da ferramenta utilizada na operação programada.

Descrição Ferramenta

Apresenta a descrição da ferramenta utilizada na operação programada.

Pedido Cliente

Apresenta o número do pedido vinculado à ordem de produção.

Nome Abrev

Apresenta o nome abreviado do cliente para o qual se destina a produção.

Nr Sequência

Identifica a sequência do item no pedido de venda.

Tipo Ordem Destino

Apresenta o tipo da ordem destino, podendo ser:

  • Ordem de Produção Planejada (OPP).

  • Ordem de Produção Firme (OPF).

  • Reserva (material do estoque) (Res).

Ordem Destino

Apresenta o código da ordem primitiva, à qual se destina a necessidade dessa operação.

Item Destino

Apresenta o código do item da ordem destino que originou a necessidade dessa operação.

Referência Item Destino

Se o item destino é controlado por referência, esse código é apresentado aqui.

Descrição Item Destino

Apresenta a descrição do item destino.

Código Redutor

Exibe o código redutor cadastrado para a operação.

Prioridade

Apresenta a prioridade da ordem.

Tratamento Tempo

Exibe a forma de tratamento de tempo, podendo ser:

  • Proporcional: O tempo da operação é determinado proporcionalmente à quantidade produzida.

  • Fixo: Independente da quantidade produzida, o tempo da operação é sempre o mesmo.

  • Por Lote: O tempo da operação é determinado pela quantidade de lotes (tempo máquina * quantidade de lotes). A quantidade de lote é determinada pela quantidade da operação dividida pela carga do lote informada no grupo de máquina.

  • Dep. Ferramenta: O tempo da operação dependerá da ferramenta que esta sendo utilizada.

Data Liberação

É a data mais cedo que a operação pode iniciar, já considerando a programação de suas operações predecessoras pelo sequenciamento e liberação dos materiais.

Hora Liberação

É a hora mais cedo na data de liberação que a operação pode iniciar, já considerando a programação de suas operações predecessoras pelo sequenciamento e liberação dos materiais.

Predecessoras

Apresenta as operações predecessoras a operação analisada.

Sucessoras

Apresenta as operações sucessoras a operação analisada.