Árvore de páginas

Cálculo Identificação do RRC

Visão Geral do Programa

Efetuar a sumarização de carga e capacidade por grupo de máquinas, cujo resultado pode ser visualizado por intermédio da Consulta Carga x Capacidade (DB0401).

Os Tambores são os grupos de máquina a serem programados definindo o ritmo para toda a malha produtiva. São os chamados RRC, normalmente aqueles que possuem a maior relação carga x capacidade. Existem alguns cuidados que o usuário deve tomar durante a seleção dos Tambores.

São eles:

Nem sempre o RRC deve ser definido como aquele grupo de máquina que possui a maior carga. Em algumas situações, por questões estratégicas, um grupo de máquina muito caro ou um que recebe grande fluxo de materiais, deve ser definido como RRC, mesmo havendo outro GM com maior carga x capacidade.

Há casos em que a dificuldade no estabelecimento da sequência relacionada à existência de regras específicas de ordenação, muitas vezes complexas, associadas a cores, formas, matérias-primas ou ferramentais, inviáveis de serem programados manualmente, definem o RRC.

Não se deve declarar dois tambores sequenciais, um alimentando o outro, principalmente quando eles podem ter regras para ordenação de filas diferentes. Essa situação é identificada como "gargalos interativos", que é extremamente complexa do ponto de vista de programação. Se um grupo de máquina alimenta o outro, então ao programar um deles, o outro basicamente irá acompanhar a sequência estabelecida. 

Exemplo

Suponha dois grupos de máquinas GR1 e GR2, carregados respectivamente em 120% e 140%. Suponha ainda que todo o trabalho que sai de GR1 passa por GR2. Nessa situação, ao efetuar o sequenciamento de GR2, de forma a consumir não mais que sua capacidade, está se garantindo que GR1 também não ficará sobrecarregado.

Após a geração das cargas e respectivas distribuições para todas as operações de todos as ordens do Planejamento de Demanda dentro do horizonte de cálculo, o DBR calcula, para cada grupo de máquinas e centro de trabalho envolvido, sua disponibilidade de máquina e mão-de-obra dentro do período (o mesmo estabelecido no Cadastro do Cenário).