Páginas filhas
  • Parâmetros Diversos - CAS - SUP6200

Parâmetros Diversos - CAS - SUP6200

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Modificar, Excluir, Consultar, Listar, Informar, Processar, Seguinte, Anterior, Cancelar, Help, Zoom, Sobre e Fim) estão detalhadas no capítulo Ambientação Logix.

Associados a estes atributos existem parâmetros e complementos que formam um conjunto de informações necessárias para a sua completa utilização.

Parâmetros Diversos - CAS - SUP6200

Objetivo da tela:

Identificar os itens que possuem tratamentos diferenciados ou características específicas nos módulos de Planejamento de Materiais e Recebimento de Materiais.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

próx_tela_2

Permite exibir os valores dos parâmetros do item da tela 2.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

ItemCódigo do item para informação de parâmetros diversos.
Controle estoque

Indica o modo de controle de itens de terceiros recebidos pela empresa.

1 - Estoque de Terceiros. Haverá o controle de terceiros, não havendo a movimentação de estoque.

2 - Estoque "bancado" pelo fornecedor. Haverá o controle de terceiros e também a movimentação de estoque. Neste caso significa que poderá ocorrer "NFR" e "Compras" para este código de item, sendo que:


NFR:

  • Haverá o controle de terceiros e também a movimentação de estoque;
  • A contabilização (a crédito) será efetuada numa conta "Redutora de Ativo". É o caso de estoque "bancado" pelo fornecedor. Esta conta contábil estará associada ao código do tipo de despesa parametrizado para este tipo de nota/condição.

Compras:

  • Não haverá o controle de terceiros, porém haverá a movimentação/contabilização padrão de compra.

3 - Estoque em consignação. Haverá o controle de terceiros e também poderá haver a movimentação no estoque. Neste caso significa que poderá ocorrer "NFR" e "Compras" para este código de item, sendo que:


NFR:

  • Haverá o controle de terceiros e não haverá a movimentação no estoque;
  • A contabilização a crédito será efetuada numa conta "Fornecedores em consignação", associada ao tipo de despesa parametrizado para este tipo de nota/condição. Esta conta será estornada no momento do recebimento de uma nota fiscal de compra relacionada com esta NFR.

Compras:

Não haverá o controle de terceiros. Haverá a movimentação padrão de estoques, porém havendo relacionamento com NFR's a contabilização obedecerá a critérios específicos de consignação.

Nota:

A manutenção deste atributo é efetivada através do SUP0120 (Compras - Cadastro Preços).

4 - Contrato de Fornecimento. O fornecedor mantém o estoque em seu poder e recebe pedido de compra para efetivar a entrega/faturamento.

Nota:

A manutenção deste atributo é efetivada através do SUP0120 (Compras - Cadastro Preços).

5 - Contrato de Fornecimento. Pedidos em aberto.Utiliza o conceito de contratos de fornecimento e "Pedidos em Aberto".

Nota:

A manutenção deste atributo é efetivada através do SUP0120 (Compras - Cadastro Preços).

6 - Controle de Armazenagem. Serão controlados automaticamente para este item: o estoque de terceiros e o estoque físico da empresa.

Tabela frete especialIndica se o item deve ou não ter um tratamento especial nos fretes.
Segregação contagem

Indica qual o valor utilizado no conteúdo do parâmetro para utilização da contagem automática no SUP8740 (Parâmetros - Recebimento - Diversos):

1 - Para os itens que possuírem segregação de contagem (informar "S" no parâmetro em questão). A contagem deverá ser realizada manualmente;

2 - Para os itens que possuírem segregação de contagem (informar "S" no parâmetro em questão). A contagem será realizada automaticamente.

Nota:

A contagem não obedecerá ao critério acima e será realizada manualmente caso o item tenha controles de grade/dimensional.

Informa planejamento manual

Indica se deverá permitir que as informações de planejamento do item sejam alteradas na rotina de atualização automática no SUP1850 (Recálculo Níveis Estoques/Ponto de Pedido). Serão mantidas as informações fornecidas no SUP0060 (Informações de Planejamento do Item).

Item estratégico

Indica se este item é ou não muito importante na empresa.

Exemplo:

Uma peça de manutenção que não exista no estoque, em uma necessidade, vai parar o equipamento. Nada impede, no entanto, que o seja executado o recálculo dos parâmetros de planejamento do item, pois pode-se ter um item estratégico com curva de consumo regular.

S - Sim, é um item estratégico.

N - Não, não é um item estratégico.

Nota:

Caso o item tenha um consumo totalmente irregular, basta informar que além de estratégico, tem planejamento manual.

Avaliação fornecedor

Indica se o item pertencerá ou não ao conjunto de itens que fazem parte da rotina de avaliação de fornecedores.

Nota:

Avaliação efetuada pelo software Celerina.


Controle estoque físico

Indica se deve ser ou não identificado se o item possui controle de estoque apenas físico. Este controle somente poderá ser feito se o item possuir controle de estoque MAN0022 (Cadastro Itens - Item Geral).

Motivo remessa terceiros

Código do motivo de remessa para itens de terceiros, utilizado no momento da entrada da nota fiscal de remessa do material do fornecedor para a empresa. Para que este código possa ser informado, o tipo de controle de estoque do item deverá ser igual a "1" - Terceiros.

Baixa componentes utilizados

Indica se o item deve ter efetuado baixas das quantidades dos itens componentes informados na estrutura da ordem de compra. Este indicador deve ser utilizado para os itens onde são criadas ordens de compra de beneficiamento, cujo código do componente da estrutura é igual ao do item da ordem de compra. Este indicador supre a necessidade do módulo "Manufatura", onde devem ser enviados para beneficiamento, itens produzidos e finais que poderão sofrer operações que apenas agreguem o valor do serviço no item da ordem de compra de beneficiamento.

S - Sim. Serão efetuadas as baixas das quantidades dos itens componentes;

N - Não. Não serão efetuadas as baixas das quantidades dos itens componentes;

A - Ambos. O item tanto pode efetuar ou não as baixas das quantidades dos itens componentes, dependendo somente da estrutura da ordem de compra.

Nota:

Caso campo não estiver selecionado, o campo será assumido como "Sim".


Gerou interface com o TEX400

Indica se deverá haver ou não, interface para o item com o TEX400. 

Item IMPORTADO

Indica se o item é importado ou não. Este parâmetro será analisado no SUP0296 (Itens/Especificações) e no SUP0297 (Pedidos/Ordens de compra) que integrarão o sistema Bergen.

Este parâmetro também será utilizado caso a empresa trabalhe com antecipação de ICMS, pois somente serão considerados neste caso, itens de mercado nacional.

Nota:

Caso este parâmetro não seja informado, será considerado automaticamente como "N".


Espécie bebida item

Indica o tipo de bebidas por meio de dois caracteres.

Utilização item

Indica o tipo de bebidas por meio de dois caracteres.

Item baixa automática contagem

Indica se o item deve ter ou não baixa automática no momento da contagem do material.

Nota:

Caso este parâmetro não seja informado, será considerado como "N".


Informa garantia item

Indica se deve ser ou não informado o prazo de garantia do item no recebimento.

Permite estoque negativo

Indica se deve ser ou não permitido que o estoque do item fique negativo. Esta verificação somente será realizada para movimentações no estoque por endereço através da tabela "estoque_lote_ender".

Nota:

Caso este parâmetro não seja informado, será considerado como "N".


Planilha resultado (SCORE SHEET)

Indica se deve haver controle da planilha de resultados Score Sheet.

1 - Controla SCORE SHEET;

2 - Não controla.

Desconsidera quantidade terceiros inventário

Indica se deve ser desconsiderado ou não a quantidade em terceiros no cálculo da quantidade do estoque na rotina de inventário.

Nota:

Caso este parâmetro não seja informado, será considerado como "N".


Unidade medida compra

Indica a unidade de medida do item utilizada para compra e planejamento de materiais. Ao informar esta unidade, deverá ser considerado como fator de conversão para unidade de medida de estoque do item, o fator de conversão registrado no SUP7750 (Fatores de Conversão das Unidades de Medida). Para cadastrar uma ordem de compra, por exemplo, deverá ser informada a quantidade utilizando a unidade de medida de compra como base. Para registrar preços, deverão ser considerados valores unitários de acordo com a unidade de medida de compra informada. Para planejamento de matérias no SUP0060(Informações de Planejamento do Item), deverão ser informadas quantidades na unidade de medida de compra.

Nota:

Este parâmetro somente será considerado para itens com controle de estoque.

Ano contagem

Ano em que foi efetuada a última contagem do item. Este dado é utilizado para verificar se no momento da contagem ocorreu virada de ano. Caso o ano atual no momento da contagem for diferente do ano destinado neste parâmetro, será gravado o ano corrente e o parâmetro "Número de Seqüência de Contagem" será atualizado para 1 (Um).

Nota:

Caso o ano de contagem não for informado, será atualizado quando ocorrer à primeira contagem do item em questão. Neste caso, será atualizado para o ano atual.

Conta transferência

Número da conta de transferência entre unidades no SUP6200. Esta conta deverá ser utilizada no lugar da conta parametrizada no SUP3220 (Cadastro Itens - Controle Suprimentos - Informações Fiscais), caso a conta do SUP6200 seja informada.
Item único (sem controle estoque)

Indica se o item deve ser ou não considerado como único.

Nota:

Quando este parâmetro não for informado, será considerado o parâmetro da empresa no SUP8760 ("Itens únicos sem contr.estoque").
Conta contábil nota fiscal permutaConta contábil utilizada na inclusão da nota fiscal de permuta no SUP3760 (Recebimento de Materiais - Atividades Diárias - Movimentação - Entrada Notas Fiscais). Ao ser incluído uma nota tipo "P", esta conta será considerada automaticamente para este item da nota fiscal, desde que esta conta esteja informada. Caso contrário, será utilizada a conta de permuta selecionada no SUP1400 (Recebimento de Materiais - Contabilização - Parâmetros - Contas para Entradas Recebimento).
Quantidade item possui casas decimais

Indica se o controle da quantidade do item deve ou não possuir decimais. 

Nota:

Será utilizado este parâmetro para controle da contagem da quantidade de material no momento da inspeção/recebimento de materiais. Caso este parâmetro não seja informado, será considerado como "S", assumindo que o item permite casas decimais na quantidade.

Utilização unidade compra

Indica se a unidade de compra deverá ser utilizada somente para o processo de designação de fornecedor e cotações de preço ou se deverá ser utilizada em todo o processo de planejamento e compras.

"G" - A unidade de compra será utilizada de forma geral nos processos de cadastro e designação de ordens de compra.

"D" - A unidade de compra será utilizada somente no processo de designação de fornecedores e cotações de preços conforme SUP6510 (Compras - Processamento Ordens - Designação Fornecedores) / SUP7630 (Compras Processamento Ordens - Mapa Coleta/Comparativo Preço).

Item impedido após inspeção?

Indica se o item ficará ou não impedido no estoque após a liberação da inspeção do material.

Item é sucata

Indica se o item é sucata. Executando rotina de inclusão de débito no estoque referente ICMS de sucata, as notas com crédito de ICMS terão este valor debitado no estoque, através de movimentações sem quantidade no valor do ICMS de cada seqüência de aviso de recebimento, se este mesmo item foi adquirido dentro do estado da empresa corrente. 

Grupo similaridade

Grupo de similaridade do item. Agrupa itens com mesmas características e objetivos. Será utilizado no Ponto de Pedido onde será calculado para os itens do mesmo grupo de similaridade.

Item serviço ignora impressão IPI livros fiscais?

Indica se será ou não impresso IPI nos livros fiscais. 

Nota:

Parâmetro desenvolvido para atender legislação IPI no que se refere a escrituração do livro registro entradas, modelo 1 (Conforme art.378) e legislação do ICMS artigo 214. Não deve ser escriturado IPI serviço como frete, energia elétrica.


Percentual crédito presumido ICMSPercentual que indicará se o item terá direito a crédito presumido de ICMS na compra de chapas metálicas.

Item origem internacional

Indica se o item é ou não importado.

Item Controlado Portaria 1274 e Resolução 420?Indica se o item em questão é controlado pela Portaria 1274 e Resolução 420. 
Permitir reserva em lote não múltiplo?

Indica se permite reservar itens do tipo "B" e "C" com quantidade em lote não múltiplo.

Nota:

Caso este parâmetro não seja informado, será considerado automaticamente como "S".

Item sem remito recebimento?

Indica se ordens de compra geradas não terão recebimento de remito.

S - Sim. Ordens não terão recebimento de remito;

N - Não. Ordens terão recebimento de remito;

" " - Em branco. Ordens terão recebimento de remito.

Baixa componente beneficiamento conforme nota fiscal retorno?
Indica se a quantidade a ser baixada dos componentes no retorno de beneficiamento deve ou não seguir a estrutura da ordem de compra ou retornos de terceiros já efetuados pelo sup2290 (Terceirização - Itens em Poder de Terceiros - Controle dos Retornos)

S - Sim. Baixa de acordo com retornos de terceiros.

N ou ' ' Não ou em branco. Baixa de acordo com estrutura da ordem de compra.

Nota:

O parâmetro somente terá validade, se a baixa dos componentes for no retorno, caso a baixa seja na remessa, o processo continua o mesmo.


Grade/dimensional contrato/cotação preço?

Indica se esse item terá controle de grade/dimensional nos processos que envolvem contrato e cotação de preço, caso empresa tenha optado de uma forma geral não ter esse tipo de controle.

Crédito 100% IPI sem destaque?

Indica se na compra do item, não será considerado o valor do IPI no total calculado da nota fiscal e nem no valor contábil do item, isto porque não terá destaque deste imposto na nota fiscal.

S - Sim. Não considera IPI;

N - Não. Considera IPI no total calculado da nota e no valor contábil do item.

Nota:

Parâmetro específico do cliente Alcicla, devido a liminar concedida à eles.


Cana-de-açúcar?Indica se o item é ou não de cana-de-açúcar.
Item possui lacre NF-e?Indica se o item terá ou não controle de cadastro de lacre no VDP5324 (Cadastro de Lacre).
Data de início da incidência no regime

Data de início da incidência no regime não-cumulativo ou cumulativo.

Nota:

Ao informar data válida, ao final da atualização será aberta nova tela para que seja informado valor de estoque e demais informações utilizadas na geração do EFD Contribuições PIS/COFINS registro F150 (Crédito presumido sobre estoque de abertura).

Valor total estoque

Valor total do estoque de abertura

Estoque importado ou sem crédito PIS/COFINS

Parcela do estoque de abertura referente a bens, produtos e mercadorias importados, ou adquiridas no mercado interno sem direito ao crédito.

Valor da base de cálculo do crédito

Parcela do estoque de abertura referente a bens, produtos e mercadorias importados, ou adquiridas no mercado interno sem direito ao crédito.

Código da situação tributária PIS/PASEP

Código da situação tributária PIS/PASEP

Código da situação tributária COFINS

Código da situação tributária referente ao COFINS, conforme a tabela indicada no item 4.3.4 do Guia Prático EFD Contribuições.

Reduz ICMS ST devolução produto agrícola

Indica se, para produtos agrícolas, a base de cálculo do ICMS ST será reduzida.

L - Produto agrícola derivado do leite terá a base de cálculo do ICMS ST reduzida.

Nulo - Valor padrão. Não haverá redução da base de cálculo.

Nota:

Legislação do ICMS ST conforme regime especial / PTA nº 16.000406859.14.ICMS ST conforme decretos 45415/10, 45531 e 45539/2011 para itens produzidos no estado de Minas Gerais.


Consulta Parâmetros Diversos

Objetivo da tela:

Consulta de parâmetros diversos.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Alíquota de ICMS para inventário

Alíquota de ICMS para o inventário

Fator de conversão para inventário

Valor do fator de conversão para o inventário.

Último CST processado no inventário

Indica o último CST processado no inventário, para que posteriormente sejam usados nos programas de seleção de informações para inventário SUP2730, SUP2740, SUP2750, SUP2760 e SUP0327.

Entrada componente estoque na Nota Fiscal devolução

Indica se gera somente a movimentação de entrada no estoque local padrão do item ou local de saída da nota de remessa.

Nota:

 Para que na devolução, se a baixa for no retorno, existir operação de estoque de devolução (saída - estoque para fornecedor), e o novo parâmetro corresponder a "S", será gerado somente a movimentação de entrada no estoque local padrão do item ou local de saída da nota de remessa.

Não deverá ser gerado movimentação de transferência para o local de terceiros, pois o saldo das notas ficará incorreto.