Árvore de páginas

Cálculo do Sequenciamento Automático - DBAPI104

Visão Geral do Programa 

Permitir realizar simulações de alocação das operações planejadas na Explosão de Demanda nos centros de trabalho, considerando os parâmetros de sequenciamento conforme parametrização (cenário ou grupo de máquina), permitindo avaliar em cenários próximos da realidade os impactos no processo e assim administrar ações para atingir as metas de produtividade e entregas no prazo.

Pré-requisito:

É pré-requisito para a execução desta função:

Carga Máquina (DB0201)

O fluxograma abaixo tem o objetivo de apresentar a lógica do sequenciamento detalhando os pontos principais.

Descritivo:

1 – Liberar operações sem precedência: O início do sequenciamento de uma determinada operação está condicionada a não existir nenhuma operação antecessora ainda não sequenciada. Considere a figura abaixo:

Neste exemplo inicialmente estariam liberadas para programação as operações 1 e 2, que não possuem nenhuma dependência. As operações 3, 4, 5, 6 e 7 estão bloqueadas, pois possuem dependência com sua predecessora conforme tabela abaixo: 

Operação AnalisadaOperação Predecessora

3

1 e 2

4

2

5

3

6

4

7

5 e 6

Nota:

1. Operações Liberadas: O conceito de operação liberada é utilizado pela lógica de sequenciamento para determinar o conjunto de operações disponíveis. Este processo não fica visível para o usuário quando utilizado o sequenciamento automático.

2. Uso do nível: O uso do nível busca aumentar o número das operações liberadas nos outros grupos de máquina e assim reduzir o tempo de processamento, pois reduzirá o número de repetições do processo em cada grupo de máquina.

3. Sequenciar GM’s Alternativos: Este procedimento é necessário para sequenciar as operações de ordens de produção firmes já alocadas no grupo de máquina alternativo devido aos planejamentos anteriores.

4. O sistema possui três formas de sequenciar as operações. Nesse ponto o algoritmo define o caminho a ser tomado: Sequenciamento automático, otimização de setup ou batelada. Ainda existe a opção de usar o ponto lógico alterando a regra inteira por uma lógica de acordo com a necessidade do cliente.

Conteúdos Relacionados: