Árvore de páginas

Confirmação da Programação - DBAPI007

Visão Geral do Programa 

Permitir a geração de ordens de produção com suas respectivas reservas, operações e ordens de compra com suas respectivas parcelas.

Pré-requisito:

É pré-requisito para a execução desta função:

Cálculo da Subordinação (DB0201)

Para que a programação seja coerente com a realidade, espera-se que o PCP tenha um rígido controle sobre as ordens, observando os seguintes pontos: 

1. Não confirmar grandes volumes de ordens, mas somente o necessário até o próximo planejamento.

2. Obedecer às data de inicio/emissão sugeridas pelo TOTVS APS.

3. Antes de confirmar, analisar as quantidades e datas sugeridas pelo TOTVS APS com o objetivo de identificar possíveis problemas e efetuar as devidas correções. Seguem dicas de alguns problemas que podem afetar a programação do item: Parametrização incorreta dos lotes do item, pedidos ou previsões com quantidades ou data incorretas, grupos de máquina sem seus respectivos centros de trabalho, saldos estoques incorretos, entre outros.

Nota:

Utilizar o relatório Demonstrativo de Cálculo do Item (DB0304) para fazer essa análise.  

4. Ao final da confirmação, enviar ao setor de compras listagem das ordens de compra que não são mais necessárias pelo fato de não haver demanda. Estas ordens deverão ser analisadas, e se possível, encerradas ou eliminadas do sistema. 

Após a confirmação, se for necessária uma nova programação, é obrigatória a execução da função atualização de dados. Desta forma, os pedidos e as ordens confirmadas serão consideradas nos cálculos. 

Cada item pode possuir diferentes parâmetros (exemplo: política, tipo de reporte, depósito padrão) nos diversos estabelecimentos onde este é movimentado. Para a programação do item são considerados seus parâmetros existentes em seu estabelecimento-padrão. O mesmo irá ocorrer na confirmação. Informações como linha de produção, depósito-padrão, tipo de alocação, tipo de reporte, enfim todas as informações padrões de uma ordem, serão as existentes nos parâmetros do item para seu estabelecimento padrão.

Nota:

Os parâmetros do item para um respectivo estabelecimento podem ser consultados na função Manutenção Item x Estabelecimento (CD1112), se o ERP do cliente for o TOTVS. Se for outro sistema de ERP deve-se verificar função semelhante. 

 

Tratamento das ordens de produção: 

Caso o módulo de produção esteja parametrizado para gerar ordens de compra de beneficiamento externo automaticamente, para cada ordem de produção que possua operação externa será criada uma ordem de compra de beneficiamento.  

As ordens de produção firmes que tenham sua data de início menor que a data de horizonte fixo não terão suas quantidades ou datas de início/término alteradas por esta rotina. O mesmo irá ocorrer com ordens com estado igual à Requisitada ou Iniciada que estejam fora do horizonte fixo. Porém, alertamos que este fato não deveria estar ocorrendo na produção. Deve-se ter sempre em mente que devem ser obedecidas às datas de início sugeridas pelo sistema. 

Para que uma nova programação possa ser confirmada, as ordens firmes fora do horizonte fixo do item com estado igual a: 

  1. Não Iniciada
  2. Liberada
  3. Alocada
  4. Separada

Serão eliminadas pelo sistema e seus números reaproveitados. 

O  número de dias de horizonte fixo será o informado no item e para o cálculo da data do horizonte será considerada a data da referência do cenário somado ao número de dias úteis do horizonte fixo. 

Se  ocorrer algum problema na geração de uma ordem de produção de um determinado item, toda sua programação não será confirmada. Estes problemas serão listados ao final da confirmação. 

A data de início da ordem de produção é obtida pela data de início de sua primeira operação, já a data de término será dada pela data de término da última operação. 

Caso o item possua política período fixo e no cenário esteja parametrizado para realizar o agrupamento na confirmação, as ordens serão agrupadas através desta função, de acordo com o seu parâmetro de período fixo. Deve-se atentar que o agrupamento das ordens na confirmação altera totalmente a programação estabelecida pelo sequenciamento, pois o agendamento das ordens será realizado separadamente. 


Quando ERP Datasul:

No caso da utilização de itens alternativos na estrutura, ao criar as ordens de produção, as reservas serão geradas de acordo com os componentes utilizados no APS, sejam eles alternativos ou não. A geração das reservas da ordem de produção passa a não utilizar o existente na engenharia.

Para mais informações, acesse Uso de itens alternativos.



Tratamento das ordens de compra: 

As ordens de compra firmes que tenham sua data de entrega menor que a data de horizonte fixo não terão sua quantidade, data de emissão ou entrega alteradas por esta rotina. Já as ordens de compra fora do horizonte fixo terão as datas das parcelas e quantidades alteradas para atender as novas demandas, se necessário, e conforme a parametrização dos campos:  

  1. Reprogramar: Quando assinalado, o sistema irá reprogramar as Ordens de Compra fora do Horizonte Fixo do Item. Este é o valor default da seleção quanto à reprogramação das ordens de compra
  2. Não Reprogramar: Quando assinalado, nenhuma ordem de compra será reprogramada. Uma listagem será gerada com as ordens que deveriam ter sido reprogramadas para que o usuário possa decidir por realizar a reprogramação ou criar uma nova ordem para atender a necessidade. Esta decisão deve ser tomada pelo responsável por compras e será feita manualmente. 
  3. Reprogramar Não Confirmadas: Quando assinalado, o sistema irá reprogramar somente as parcelas de ordens de compra com situação Não Confirmada. As demais ordens não serão reprogramadas. Nesta situação também irá gerar a listagem com as ordens que deveriam ter sido reprogramadas para ação manual do usuário de Compras. 

As  ordens de compra que não forem necessárias serão listadas ao final da confirmação, para que o usuário de compras tome as devidas ações. 

O horizonte fixo para itens comprados será respeitado tanto para matéria-prima restritiva como para não restritiva e este horizonte deve ser informado nos parâmetros do item. Para cálculo da data do horizonte será considerada a data da referência do cenário, somado ao número de dias corridos do horizonte fixo do item. 

A data de emissão da ordem de compra será a data calculada pela confirmação e exibida no relatório de programação de compras, e a data de entrega da parcela de compra é obtida pela data de liberação do material defasada do tempo de CQ e o tempo de segurança do item.

Nota:

Para mais informações sobre horizonte fixo ver Manutenção de Itens (DB0106)