As considerações abaixo referem-se à utilização de parâmetros do Suprimentos e sua influência no módulo Avaliação de Fornecedores.

SUP3660 (Interfaces Outros Módulos)

Para que os módulos de Recebimento de Materiais, Planejamento de Materiais, Compras e Estoques reconheçam a utilização do Avaliação de Fornecedores, o campo “Avaliação fornecedor na qualidade” deverá estar selecionado com “1” – Utiliza Avaliação fornecedor na qualidade. Os parâmetros abaixo definidos somente terão validade quando esta condição for verdadeira.

LOG2200 (Régua Parâmetros Logix)

Na inspeção será sempre solicitado o lote, independente da utilização do módulo de  Rastreabilidade ou do armazenamento em estoque por lote. Neste programa será possível através do parâmetro 75 efetuar o controle automático de numeração do lote. Se este parâmetro for ativado o lote será gerado com o número do aviso de recebimento + seqüência do item. Formato nnnnnn/sss, onde n = Número do AR e s = ornanaç do item no AR.

Quando o parâmetro 73 (Rastreabilidade) estiver selecionado com “S” Sim, o número do lote será formado pelo número do AR + seqüência do AR + seqüência digitação dos lotes informados.

Formato nnnnnn/sssll, onde n = Número do AR, s = ornanaç do item no AR e l = ornanaç de lotes informados para o item.

SUP8780 (Cadastros e Tabelas – Parâmetros – Estoque – Diversos)

Somente deverá ser efetuado se a empresa realiza movimentação de refugo.

Principais Atributos

“Conta p/ baixa de itens rejeitados” – Deverá ser informada a conta contábil para movimento de estoque de itens refugados.

“Operação p/ baixa itens rejeitados” – Identificar a operação de estoque para saída de material refugado.

Esta operação deverá estar cadastrada no SUP0660 (Cadastros e Tabelas – Parâmetros – Operações – Cadastro) e conter as seguintes características:

 

Tipo operação

“S” Saída;

Origem

“A” Ajuste;

Destino

“L” (Local);

Quantidade

“S”;

Custo

“M” Custo médio mensal;

Detalhamento

“S” Sim;

Recalculo

“N” Sem recalculo custo médio;

Acumulado

“1”;

SUP8760 (Cadastros e Tabelas – Parâmetros – Compras – Diversos)

Principais Atributos

“Imprimir todas as inform. UM-9000” – Deverá ser informado somente quando a empresa utilizar informações da norma UM para o item, SUP0840 (Cadastros e Tabelas – Cadastro Itens – Informações Norma UM) e as mesmas deverão ser impressas no pedido de compra.

“Fornecedor Não Credenciado” – No módulo de Compras (Suprimentos) indica que não poderá ser designado fornecedor não credenciado para a Ordem de Compra. O credenciamento de fornecedor corresponde ao campo “Homologado UM-9000” do SUP0090 (Relacionamento Item x Fornecedor) sendo consistido se o mesmo for diferente de “N”  Não Homologado.

 

S

Permite efetuar compra para fornecedor não credenciado.

N

Não permite compra para fornecedores não credenciados para itens com I.Q.P.F. marcado.

G

Não permite compra para fornecedores não credenciados para itens de estoque.

SUP8770 (Cadastros e Tabelas – Parâmetros – Planejamento – Diversos)

Principais Atributos

“Permite ajustar datas OC” – Identifica se será efetuado ajuste automático da data de entrega da ordem de compra no SUP0290 (Planejamento de Materiais – Ordens Compra Estoque – Criação Manual) na opção “1_info_adicion” e SUP1880 (Planejamento de Materiais – Ordens Compra Estoque – Abertura para Compras). Se o mesmo estiver selecionado será efetuada a troca das datas, conforme definido abaixo:

 

Data emissão

Today;

Data Abertura

Data entrega da OC – lead time;

Data Origem

Data de entrega prevista da OC;

Nota:

Alterações no pedido de compra não comprometem essas datas.

Rastreabilidade

A Rastreabilidade não é um requisito obrigatório para o módulo de Avaliação de Fornecedores. Mas caso o cliente opte pela utilização do módulo de Rastreabilidade os parâmetros abaixo deverão ser selecionados.

LOG2200 (Régua Parâmetros Logix) 

Quando utilizado Rastreabilidade no módulo Recebimento de Materiais o Parâmetro 73 deverá ser selecionado com “S”.

MAN0022 (Cadastros e Tabelas – Cadastro Itens – Item Geral)

O item deverá estar selecionado com “S” (Sim ou Marcado) no campo “Controla Lote”.

SUP0033 (Controle Dimensional – Rotinas x Controles)

Identifica na rotina de inspeção quais atributos serão considerados na movimentação de estoque.

Para rastreabilidade poderão ser selecionados os atributos “Número do Lote”, “Data de Produção” e “Data de Validade” sendo que o atributo “Número do Lote” sempre deverá ser marcado.

Nota:

Se o parâmetro “Código Local” estiver marcado, mesmo que no MAN9890 (Engenharia – Itens – Controle Grade por Item) (Controle Dimensional – Controles por Item) não tenha nenhum atributo informado para o item na rotina de inspeção AVF0025, será solicitado o campo “Local de Inspeção”.

MAN9890 (Engenharia – Itens – Controle Grade por Item) (Controle Dimensional – Controles por Item)

Informar quais controles serão submetidos pela rastreabilidade. O item com controle de rastreabilidade deverá ser cadastrado indicando quais controles serão solicitados na movimentação de estoque. Se for controlado somente o lote, o item deverá ser cadastrado sem nenhum atributo marcado.