Objetivo

Administrar e controlar as assistências técnicas autorizadas, empregando o conceito de ordem de serviço para o controle dos atendimentos efetuados e o pagamento das garantias.

Características
  • Controle das assistências técnicas autorizadas: Administra o processo de nomeação das assistências técnicas autorizadas e controla o envio e devolução do material de expediente fornecido pela empresa, permitindo localizar a procedência de determinada ordem de serviço ou pedido de peças.
  • Estatísticas das reclamações de clientes: Registra os atendimentos efetuados a clientes, sejam eles reclamações ou dúvidas, fornecendo relatórios gerenciais que permitem identificar possíveis falhas ou melhorias nos produtos, viabilizando a atuação nas causas e traçando um perfil de cada assistência técnica autorizada com relação aos atendimentos.
  • Controle de peças: Emite os avisos de peças a serem devolvidas que são enviadas às assistências técnicas autorizadas, observando que existem peças que foram solicitadas para atender ordens de serviço de aparelhos que estão em garantia e ainda não retornaram. Se as peças não retornarem num prazo parametrizado, é efetuado o faturamento das mesmas contra a autorizada.

Integração

 Integrado com o módulo Pedidos, controlando as peças vendidas e as enviadas para reposição, destinadas a atender ordens de serviço que estão na garantia. Efetua mensalmente um fechamento da conta da assistência técnica autorizada, realizando os acertos de peças que não foram devolvidas no prazo e o pagamento das garantias atendidas.


 

Pré-requisitos

  • Para o processamento correto do módulo de Assistência Técnica, devem estar implantados e parametrizados os módulos de Pedidos, Faturamento e Contas a Pagar.
  • Deverá ser criada uma versão específica de menu para usuários do comercial assistência técnica e comercial padrão. Como exemplo, os usuários do menu comercial padrão incluirão pedidos no VDP3134 (Pedidos – Entrada – On-Line – Digitação) e os usuários do menu comercial assistência técnica incluirão através do VDP3842.
    Programas que deverão ser substituídos:
    • SUP2290 - Substituir pelo SUP3012 (Retorno de Itens em Terceiros)
    • VDP3134 - Substituir pelo VDP3842 (Digitação de Pedidos)
    • VDP2110 - Substituir pelo VDP3843 (Cancelamento de Notas Fiscais)
  • No menu utilizado para assistência técnica, deverá ser parametrizado o ATE0038 para executar automaticamente após a utilização do programa padrão de manutenção dos pedidos VDP1090 (Pedidos - Alteração). Este programa repassará as alterações efetuadas no pedido para o controle do pedido no módulo de Assistência Técnica.
  • Parametrizar o menu da assistência técnica para executar o ATE0037 após a execução do VDP2236 (Faturamento – Faturamento Série Única – Romaneio – Processa Solicitação), para gerar a movimentação de envio da peça solicitada através do pedido para o posto autorizado.
  • A natureza da operação que será utilizada para a digitação de pedidos de peças deverá seguir algumas parametrizações:
    • No VDP0050 (Cadastro e Tabelas – Obrigações Fiscais – Natureza da Operação), indicar “Não” no campo “Duplicata”, para não gerar pendência no Contas a Receber; e o campo “Pedido” com “Sim”, para que o sistema atualize a quantidade atendida do item no Faturamento.
  • No SUP5110 (Cadastros e Tabelas – Parâmetros – Operações – Entrada Nota Fiscal Automática 1), o campo “Baixa dos itens utilizados” deverá estar selecionado com “Baixa no envio NF remessa”, para que o estoque dessas peças enviadas seja baixado na remessa.