Árvore de páginas

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 3 Atual »

Como fazer para utilizar a virtualização de índices

Este tutorial explica os passos necessários para utilizar o recurso de virtualização de índices do DBAccess, desde a coleta de informações sobre uso de índices com o monitoramento de índices, até o uso do assistente de virtualização. 
1.      Habilitando o Monitor de Índices:

O primeiro passo antes de realizar a virtualização dos índices propriamente dita é coletar dados sobre a utilização do mesmo. Para habilitar o monitor de índices no DBAccess carregue o aplicativo TOTVS DBAccess Monitor. Clique na aba "Assistentes" e depois em "Monitor de Índices", seguindo as instruções (após o monitor ser habilitado é esperado uma queda do desempenho do DBAccess por conta do overhead gerado pelo monitoramento).

Note que no arquivo de log do DBAccess a informação
[INFO] TraceIndex [ENABLED]será registrada. Rode o ERP normalmente para que o monitor possa recolher as informações necessárias. É recomendado deixar o monitor ativado por pelo menos um mês (visto que algumas rotinas do ERP ocorrem mensalmente) gerando assim um reporte bastante confiável sobre a utilização da base.

2.      
Virtualizando os Índices:

Após a ativação do Monitor, o assistente de Índices Virtuais deverá ficar habilitado 
na aba "Assistentes" .




Clicando nele e informando a base de dados e o nome do ambiente que está sendo utilizado é carregada uma lista com todos os índices e a respectiva quantidade de vezes que foi utilizado enquanto o monitor estava ligado. Marque os índices que deseja virtualizar nos combo boxes à esquerda e clique em finalizar. Vale lembrar que a idéia é marcar os índices menos utilizados.





Uma vez eu que 
os índices já foram escolhidos é recomendado desabilitar o monitor de índices para evitar overheads desnecessários.

3.       Removendo virtualização:

Entre no assistente de Índices Virtuais (item 2) e desmarque os combo boxes dos índices desejados. Não é necessário habilitar o monitor para realizar essa operação.

4.   Informações adicionais e comportamentos:

Um índice "virtualizado", na prática deixa de existir fisicamente no banco de dados, mas quando a aplicação Advpl solicitar ao DBAccess se o índice existe e quais os campos do mesmo, ele vai reportar para a aplicação as informações do índice como se ele realmente existisse. Quando inserimos um novo registro na base de dados, todos os índices existentes também são atualizados. Eliminando fisicamente os índices menos ou não utilizados da base de dados, através da virtualização, as operações de inserção e atualização de colunas que estejam contemplados pelos índices geram menos I/O no banco, e tornam-se mais leves, pois têm menos índices para atualizar.

Porém, os índices são utilizados pelo SGDB na resolução das queries geradas pelo DBAccess para a navegação nas tabelas de dados, e geradas pela aplicação Advpl em processamentos e relatórios. O monitoramento de índices avalia apenas a utilização do índice existente no banco em relação à navegação nas tabelas de dados acessadas pelo ERP em modo de compatibilidade ISAM, mas não é capaz de avaliar se as queries que a aplicação submete contra o SGDB podem ter sua performance degradada com a retirada de um índice da tabela que não é explicitamente usado pela aplicação Advpl, mas sim é usado pelo SGDB. Recomendamos que a utilização deste recurso seja supervisionada e acompanhada por um DBA, para que uma instrumentação e/ou diagnóstico do próprio SGDB também seja utilizado para avaliar a necessidade da existência física ou virtualização do índice.

  • Sem rótulos