Árvore de páginas

Inclusão do beneficiário para posterior inclusão de convênio de cobrança na base centralizada da NPC CIP. 


Produto:

NPC, Central de Beneficiários

Versões:


Ocorrência:


Ambiente:


Passo a passo:

1.Acessar a transação de Cadastro de Beneficiário a partir do menu principal:

2.Proceder conforme orientações contidas nesta página.

Observações:


Para que um cliente da Instituição possa operar com o produto Cobrança, é necessário cadastrar o cliente Beneficiário (cedente) e o Convênio de Cobrança na base centralizada da CIP. Para cada Beneficiário, é possível cadastrar um ou mais convênios. Esta transação permite a inclusão de um Beneficiário.

A inclusão de um novo Beneficiário é realizada ao clicar na função Inserir . A tela abaixo será exibida e o usuário deverá escolher o Tipo de Cliente e a seguir informar o CPF / CNPJ Cliente. O sistema buscará as informações do cliente já cadastrado no Cadastro de Clientes da instituição e ainda não inserido no Cadastro de Beneficiários e exibirá os dados na tela. Ao pressionar o botão [Salvar], os dados serão salvos.

Nota-se, em qualquer caso, o Beneficiário deverá estar previamente cadastrado no Cadastro de Clientes. No exemplo abaixo, o CNPJ informado não consta na base de clientes da instituição:

A simples inclusão do beneficiário não orquestrará diretamente a geração de arquivo ou mensagem para sinalizar a inclusão na base centralizada da CIP. Para tanto, ainda são necessários mais dois passos importantes:

  1. A Inclusão de Beneficiário está obrigatoriamente associada a pelo menos um Convênio de Cobrança que este beneficiário tenha estabelecido com a Instituição. Em outras palavras, é necessário ao menos cadastrar um Convênio de Cobrança para o Beneficiário;
  2. Uma vez que um novo Beneficiário tenha sido incluído e um convênio tenha sido associado ao mesmo, a geração do arquivo ou mensagem de inclusão de beneficiário ainda dependerá da aprovação ou liberação do cadastro do convênio, a partir do momento em que o Beneficiário for considerado APTO, conforme segue:

Aprovação de Beneficiário APTO

O último passo necessário antes do envio das informações do beneficiário e dos seus convênios é a aprovação da situação do beneficiário, a partir do momento em que o mesmo for considerado apto.

Para alterar a situação do beneficiário é necessário pesquisar o Beneficiário desejado através do filtro de consulta. Dica: Como todos os Beneficiários são inicialmente cadastrados com a situação Em cadastramento, é possível pesquisar todos aqueles que se encontram nesta situação, como a seguir:

No exemplo acima, ao informar "Em cadastramento" em Situação Atual, a busca retornará todos os beneficiários ainda pendentes de aprovação final.

Selecione, então, o beneficiário desejado e utilize a função Alterar Situação :

Ao acionar a referida função, será exibida uma nova tela, onde, em Histórico de Situações, deve-se clicar em [Adicionar], de maneira que um novo histórico de situação possa ser cadastrado, agora com a Situação Apto