Páginas filhas
  • MEDU-1730 DT Análise Curricular Cálculo dos Componentes Curriculares do Aluno

ANÁLISE CURRICULAR - CÁLCULO DOS COMPONENTES CURRICULARES DO ALUNO

Características do Requisito

Linha de Produto:

RM

Segmento:

Educacional

Módulo:

Totvs Educacional

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Análise Curricular

Análise Curricular

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Histórico Ensino Superior - Portal

Histórico Ensino Superior - Portal

Histórico Ensino Superior - EducaMobile

Histórico Ensino Superior - EducaMobile
Relatório - EDUREL0018 - Análise CurricularRelatório - EDUREL0018 - Análise Curricular
Relatório - EDUREL0028 - Histórico do Ensino SuperiorRelatório - EDUREL0028 - Histórico do Ensino Superior

Obs.: Apenas para o nível de ensino superior.

Cadastros Iniciais:

Relacione os cadastros necessários que precisam ser preenchidos antes da utilização desse requisito.

Parâmetro(s):

Em Configurações | Parâmetros | Secretaria | Geral 2/7:

  • Habilitar a utilização de mínimos exigidos das atividades curriculares na matriz curricular
    • Exibir ou ocultar o parâmetro de nome Considerar mínimos exigidos das atividades curriculares que estará localizado dentro do cadastro da Matriz Curricular.

No cadastro da matriz curricular:

  • Considerar mínimos exigidos das atividades curriculares.
    • Efetuar a validação dos mínimos exigidos na matriz aplicada do aluno. Ou seja, será validado na Análise Curricular (Histórico no Portal / EducaMobile, Relatório EDUREL0018 e Relatório EDUREL0028) se o aluno cumpriu os mínimos exigidos na matriz. Lembrando que todos os alunos que estiverem nesta matriz curricular sofrerão a validação, tanto para os que já formaram ou para os que estão cursando.

Ponto de Entrada:

N/A

Tickets relacionados

N/A

Requisito (informe o requisito relacionado):N/A

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

SQL Server e Oracle

Tabelas Utilizadas:

SGRADE

Sistema(s) Operacional(is):

Windows 7 ou superior

Descrição

Melhoria no calculo dos mínimos exigidos para que o mesmo seja parametrizado, ou seja, será possível por meio de parametrização considerar ou não os mínimos exigidos das atividades curriculares da matriz do aluno.

Para isso foi feito a seguinte melhoria: Criação um parâmetro com o nome Habilitar a utilização de mínimos exigidos das atividades curriculares na matriz curricular. O mesmo ficará localizado nas configurações gerais do Educacional em Configurações | Parâmetros | Secretaria | Geral 2/7 e o mesmo será por contexto. O parâmetro irá nascer desabilitado e sua função é exibir ou ocultar o parâmetro de nome Considerar mínimos exigidos das atividades curriculares que estará localizado dentro do cadastro da Matriz Curricular.

 

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações da release 12.1.16.

 

Procedimento para Utilização

Foi criado um parâmetro Habilitar a utilização de mínimos exigidos das atividades curriculares na matriz curricular, o mesmo ficará localizado nas configurações gerais do Educacional em Configurações | Parâmetros | Secretaria | Geral 2/7.

O parâmetro irá nascer desabilitado e sua função é exibir ou ocultar o parâmetro de nome Considerar mínimos exigidos das atividades curriculares que estará localizado dentro do cadastro da Matriz Curricular.

Para este parâmetro na matriz será necessário rodar o script CN.2017.02_01.

Este parâmetro tem por finalidade efetuar, quando marcado, a validação dos mínimos exigidos na matriz aplicada do aluno. Ou seja, será validado na Análise Curricular (Histórico no Portal / EducaMobile, Relatório EDUREL0018 e Relatório EDUREL0028) se o aluno cumpriu os mínimos exigidos na matriz. Lembrando que todos os alunos que estiverem nesta matriz curricular sofrerão a validação, tanto para os que já formaram ou para os que estão cursando.

O parâmetro Considerar mínimos exigidos das atividades curriculares somente será visto como marcado se o mesmo estiver marcado e nas configurações gerais o parâmetro Habilitar a utilização de mínimos exigidos das atividades curriculares na matriz curricular estiver marcado, caso contrário será visto como desmarcado.

Ao marcar o parâmetro Considerar mínimos exigidos das atividades curriculares, o sistema mudará a forma de validação dos mínimos exigidos na matriz aplicada do aluno. Ou seja, será validado na Análise Curricular (Histórico no Portal / EducaMobile, Relatório EDUREL0018 e Relatório EDUREL0028) se o aluno cumpriu os mínimos exigidos na matriz.

 

 

Importante

Lembrando que todos os alunos que estiverem nesta matriz curricular sofrerão a validação, tanto para os que já formaram ou para os que estão cursando.

Informações

  • Quando o parâmetro Considerar mínimos exigidos das atividades curriculares for marcado e salvo o cadastro o sistema irá efetuar a validação dos valores mínimos dos componentes com os somatórios dos valores mínimos e máximos dos itens curriculares de todas as matrizes aplicada. Sendo que, o valor mínimo do componente deve estar obrigatoriamente entre o somatório dos valores mínimos e máximos dos itens curriculares. Caso esta regra não seja obedecida ao salvar o cadastro será levantada uma exceção que não deixará salvar e será exibido uma mensagem contendo quais componentes não passaram nesta validação;
  • Após marcação do parâmetro Considerar mínimos exigidos das atividades curriculares o sistema efetuará a validação da regra do item anterior ao se alterar o valor mínimo de um componente. Caso não seja obedecido o sistema levantará uma exceção bloqueando a alteração e uma mensagem informativa será exibida, além disso efetuará a validação na alteração dos valores mínimos/máximos dos itens curriculares, sendo que os somatórios dos mínimos dos itens devem ser no máximo o valor mínimo do componente e o somatório dos valores máximos dos itens devem ser no mínimo o valor mínimo do componente. Caso não seja obedecido o sistema também levantará uma exceção bloqueando a alteração e uma mensagem informativa será exibida.

Observação Importante

Caso o valor mínimo do componente estiver vazio ou zero as regras acima não serão aplicadas!

  • O cálculo das horas das atividades curriculares irá considerar o atingimento do valor mínimo de cada componente, somando-se os valores dos itens curriculares cumpridos.
    Supondo a seguinte situação abaixo, o valor mínimo do componente Inglês é de 30 horas, mas para que seja completado 30 horas é necessário o aluno efetuar o pelo menos 10 horas do item curricular Inglês Básico e 20 horas do item curricular Inglês Avançado deste componente. Se o aluno fizer 100 horas apenas no item curricular Inglês Básico, será aproveitada apenas 10 horas e 20 horas ficariam pendentes para este componente, pois deverá ser feita pelo menos 20 horas do item curricular Inglês Avançado. Além disso, analisando este cenário, o aluno ainda ficaria pendente 60 horas do componente Desenvolvimento, no total estaria devendo 80 horas.
    Caso o aluno tenha cumprido 100 horas em cada uma das três atividades, o sistema fará o cálculo aproveitando apenas as horas mínimas, ou seja, o cálculo final das horas concluídas será de 90 horas, conforme imagens abaixo.

Cadastro de componente curriculares da matriz aplicada:

Componente InglêsValor mínimo: 30
Item curricular: Inglês BásicoItem curricular: Inglês Avançado
Valor mínimo: 10Valor mínimo: 20
Valor máximo: 100Valor máximo: 100
Componente: DesenvolvimentoValor mínimo: 60
Item curricular: C#
Valor mínimo: 60
Valor máximo: 100
Análise CurricularRelatório EDUREL0018 - Análise CurricularRelatório EDUREL0028 - Histórico Escolar Ensino Superior
Histórico no Portal
Histórico no EducaMobile

Importante

Caso o tipo de avaliação da matriz curricular estiver por crédito, os cálculos serão feitos pelo o número de créditos.