Árvore de páginas

Roteiro de Instalação e Configuração

Introdução

A finalidade deste documento é descrever um roteiro para instalação e configuração do Foundation Saúde, para a utilização dos serviços TISS, SIB XML e PTU XML em uma nova instalação.

Atenção: Nesta mídia é disponibilizado o instalador do JBoss, para sua conveniência, no entanto dúvidas sobre sua instalação e configurações de componentes nativos devem ser direcionadas ao suporte do fornecedor do JBoss.

Quando o produto já estiver em operação, a TOTVS disponibilizará no Portal de Clientes atualizações do produto englobando alterações para correções de erros, correções legais e novas implementações.

Para efetuar a atualização de seu ambiente deverão ser seguidos os procedimentos indicados neste guia; se necessário auxílio adicional favor entrar em contato com o serviço de consultoria

Pré-Requisitos

Hardware Servidor

  • Processador 2.2GHZ ou superior;
  • Memória mínima 2GB;
  • Rede 100 Mbps ou superior.

Software Servidor

  • A versão atual do deploy do Foundation Saúde requer a pré-instalação do “Java JDK 1.6 build 18”.

Observação: Para o funcionamento correto do PTU, a versão do JAVA deve ser a mesma mencionada acima. Para as demais, deve ser a mesma ou superior. Ainda não é suportada a versão 7 ou superior do Java.

  • Banco de dados suportados: Oracle, Progress com suporte a SQL ou SQL Server 2005/2008.
  • Acesso ao AppServer Progress para comunicação com Gestão de Planos Progress quando utilizado.
  • Sistemas operacionais suportados: Windows XP ou superior e Linux.

Software Cliente

Navegadores Web homologados:

    • Microsoft Internet Explorer 7 ou 8
    • Mozilla Firefox 3.6, 4 ou 5
    • Adobe PDF Reader 8.0 ou superior

Passos para Instalação e Configuração do sistema Foundation

Baixe a versão mais recente do pacote de instalação no portal de clientes e descompacte em um diretório da máquina local. Segue abaixo o exemplo de como buscar os pacotes:

Entre na pasta Disk1 e execute o “setup.exe” e clique em "Avançar".

Informe o Nome do Usuário e Empresa e clique em "Avançar".

Selecione a Unidade de Disco em que será realizada a instalação. Será criada uma pasta TOTVS na unidade de destino. Clique em "Avançar".

Selecione o Sistema ERP utilizado e clique em "Avançar".

Somente para Gestão de Planos: Selecione o tipo de banco de dados que o Foundation Saúde irá utilizar. Este banco é independente do banco de dados utilizado pelo ERP. Clique em "Avançar".

Somente para Gestão de Planos: Informe o diretório onde o Gestão de Planos está instalado. Esta informação será utilizada para configurar o AppServer Progress utilizado pelo Foundation Saúde. Clique em "Avançar".

Informe os dados de acesso ao banco de dados. Esta informação será utilizada para configurar o acesso ao banco de dados do Foundation configurado na pasta deploy do Jboss. Clique em "Avançar".

Somente para Gestão de Planos: Informe o Nome da Maquina ou IP onde será criado o AppServer utilizado pelo Foundation Saúde para a comunicação com o Gestão de Planos. Clique em "Avançar".

 

Caso o banco de dados for Oracle, informe o nome da instância do banco de dados e clique em "Avançar".

Somente para Gestão de Planos: Confirmação para alterar arquivo de configuração do Progress para a criação do AppServer. Clique em "Avançar".

Aguarde a instalação finalizar e crie o serviço do Windows. Clique em "Concluir".

  1. Para o funcionamento do sistema Foundation. É necessária a instalação do pacote do JDK(Java Development Kit) atualizado conforme o capítulo Instalação e Configuração do Java
  2. Configure o banco de dados conforme as instruções na seção configuração do banco de dados.
  3. Para os clientes que utilizarem o sistema Gestão de Planos, será necessário configurar o AppServer, conforme a seção configuração para Gestão de Planos.
  4. Se a versão do sistema escolhido utilizar certificado digital, as configurações nas seções 8.5 Certificado Digital e 8.6 Configuração de Segurança no Servidor de Aplicações serão obrigatórios. Estas configurações são válidas para os módulos PTU e TISS. Se for utilizado somente o módulo TISS sem certificado digital, faz-se necessário realizar as configurações conforme seção 8.6.2 Desabilitar Certificado PTU/TISS, por meio desta seção você estará desabilitando o uso do certificado digital no sistema. 
  5. No diretório “C:\totvs\jboss-4.2.3.GA\server\default\conf”, possui o arquivo "tiss.ini", onde são realizadas algumas configurações referentes ao módulo TISS. Verifique a seção 6.2 Configurações para configurar o arquivo de acordo com as necessidades da operadora.
    1. Observação: Se o sistema "Foundation", for configurado com o sistema "UNICOO", será necessário copiar o arquivo "tiss.ini" para o diretório “C:\totvs\jboss-4.2.3.GA\bin”, contudo, na pasta "BIN" as propriedades "tiss.schema", "tiss.schema.anterior" e "tissnet.schema", devem ser preenchidas com o caminho completo onde se encontram os "schemas".
  6. Nas seções 8. PTU e 8.3 Demais Configurações PTU possuem as configurações obrigatórias de "WebService", para o uso do módulo "PTU".
  7. Na seção 10 Processo de Geração do SIB possui as configurações necessárias para configurar o módulo "SIB", no sistema "Foundation".
  8. Após a realização destes passos já podemos iniciar o servidor de aplicação conforme a seção 6. Inicialização e Acesso.
  9. A partir do 10º passo serão realizadas algumas configurações referente à parametrização no sistema "Foundation". Em alguns casos será necessário um pouco de conhecimento nas regras de negócios da operadora.
  10. Para realizar as configurações referentes à norma "IN 40", da TISS, verifique a seção 9.2 IN40 – Obrigatoriedade do CID.
  11. Se houver a necessidade de fazer upload de XML TISS via diretório, basta realizar as configurações conforme a seção 10. Upload via diretório.
  12. Faça as configurações mencionadas na seção 12.1 Configuração de Memória caso haja a necessidade de aumentar as configurações de memória utilizadas pelo "JBOSS". 

Instalação e Configuração do Java

Conforme os pré-requisitos do sistema, a versão do Java a ser instalado deve ser o "JDK 1.6 build 18". Esta versão pode ser encontrada no site da Oracle® (http://java.sun.com/products/archive/j2se/6u18/index.html), ao acessar o link será exibida a tela abaixo, selecione a versão conforme o seu sistema operacional e faça o download.

Instalação do Java para Windows

Após ter finalizado o download, execute o "jdk-6u18-windows-i586.exe" (Windows® 32 bits), será inicializado o instalador.

Na próxima tela serão exibidas as opções de instalações do JAVA, altere apenas o diretório onde será instalado o JAVA conforme o exemplo abaixo. O recomendado é deixar o local de instalação em “C:\Java\jdk1.6.0_18”, pois o padrão oferecido pela instalação do JAVA contem espaços no endereço (“C:\Arquivos de programas”), onde pode provocar problemas no sistema.

Aguarde a finalização da barra de progresso:

 

Após a finalização da barra de progresso é exibida a tela abaixo indicando que a instalação chegou ao fim.

 

Clique em “Finish” para finalizar a instalação.

Para a configuração da variável de ambiente no Windows® ME/2000/XP, você deve fazer da seguinte maneira:

 

Clique com o botão direito em Meu computador\Propriedades\Avançado\Variáveis de ambiente.

 

Para o Windows® Vista/Seven voce deve fazer da seguinte maneira: 
Clique com o botão direito em Meu computador\Propriedades\Configurações avançadas do sistema\Variáveis de ambiente.
Na tela que irá se abrir clique em "Variáveis de Sistema", conforme a imagem abaixo:

 

Clique em "Variáveis de ambiente", logo após clique em "Novo" e crie à variável "JAVA_HOME" com o valor “C:\Java\jdk1.6.0_18”, conforme a imagem abaixo:

 

Clique em "OK", para finalizar a configuração da variável "JAVA_HOME". Procure na lista “Variáveis do sistema” e a variável “Path”, clique em "Editar" e no campo "Valor da variável", acrescente no final do campo o valor “;%JAVA_HOME%\bin”, conforme a imagem abaixo:

 

Instalação do Java para Linux

  1. Acesse com o usuário "Root". 

2. Coloque na pasta "opt", o arquivo “jdk-6u18-linux-i586-rpm-bin” baixado.

3. De permissão de execução para o arquivo da seguinte maneira: #chmod 777 jdk-6u18-linux-i586-rpm.bin

4 .Execute o comando abaixo e os passos exibidos na instalação.

5 .Pressione a barra de espaço (teclado) e digite “yes” para concluir à instalação: #./jdk-6u18-linux-i586-rpm.bin

6. O java criará uma pasta no "/usr/java" e outra dentro "/opt/sun" para maiores detalhes: http://java.sun.com/javase/6/webnotes/install/jdk/install-linux.html

 

Não é necessário fazer as configurações do profile da ultima versão do Java, como outros softwares fazem referência às variáveis de ambiente do Linux®, configure:

1. Abra o arquivo "/etc/profile" com o editor de texto de sua preferência (faça isso com ROOT): # vi /etc/profile

2. Antes do "PATH" e "EXPORT" acrescente as seguintes linhas:

# Variaveis ambiente adicionadas para configuracao do J2SE 6.0_18
JAVA_HOME=/usr/java/jdk1.6.0_18
PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin
CLASSPATH=.:$JAVA_HOME/lib/tools.jar
MANPATH=$MANPATH:$JAVA_HOME/man
export PATH USER LOGNAME MAIL HOSTNAME HISTSIZE INPUTRC JAVA_HOME CLASSPATH MANPATH

3. Salve e clique para sair do arquivo, usuário e execute o comando abaixo para carregar as novas modificações:

# exit
$ source /etc/profile


Para conferir a instalação, abra um terminal e digite os comandos a seguir, deverá ser exibido a versão instalada do Java:

$ java -version

$ javac -version

Distro de Instalação Foundation Saúde

O arquivo de instalação possui a estrutura de uma DISTRO, uma estrutura completa do Servidor de Aplicações JBoss , deploy, e arquivos de configuração, e está compactado, para descompactar escolha o caminho base, ou drive para onde deve ser instalado o servidor.

Se for escolhido como base o drive “C:”, será criado um diretório base semelhante a “C:\Foundation_distro_oracle_standard_11.5_FULL”,  quando o pacote selecionado for Oracle® sem certificado digital por exemplo. Onde ficará toda estrutura do "Servidor de Aplicações JBOSS", juntamente com o "deploy" e os arquivos de configuração do "Foundation Saúde".

 

Estrutura criada no diretório:

DISTRO: Contém a distribuição do "JBOSS" pré-configurado que deverá ser copiada para o diretório “C:\totvs\jboss-4.2.3.GA”.

Scripts: Contém o arquivo com instruções DDL, para a criação da base de dados utilizada pelo "Foundation".

Release Notes_11_X_X.pdf: Contém informações sobre atualizações, correções e novas funcionalidades do sistema.

Roteiro de Instalação e Configuração - Foundation Saúde_vX.X.pdf: Este documento.

Banco de Dados

Neste capítulo são apresentadas todas as configurações referentes a banco de dados.  Nas seções a seguir são descritos os passos necessários para efetuar a criação do banco de dados do sistema para as versões Oracle® e Progress®.

 

Criando o banco de dados do sistema

Este capítulo tem o objetivo de auxiliar o cliente na criação de uma base de dados no Progress®. Todos os passos abaixo foram realizados com a versão 10.1C do Progress®.

Criando uma Base de Dados Progress

  1. No menu "Iniciar", clique na pasta "Progress", e clique em "Database Administration".
  2. Clique no menu "Database\Create", será exibida a janela conforme a imagem abaixo:
  3. Clique em "Files" e selecione o local "c:\totvs\database" (criar os diretórios caso não exista), para criar os arquivos do banco. Exemplo: “.db” do Progress®. O nome padrão para o arquivo do banco de dados será "emssaude", conforme a imagem abaixo:
    Observação: Os arquivos ".db", são o banco de dados do Progress®, sempre manter um backup deste arquivo pois se for corrompido, toda a estrutura de base do "Foundation" terá que ser recriada.
  4. Clique em "OK", e na próxima tela clique novamente em "OK".
  5. Para poder conectar ao banco de dados é necessário criar o usuário "sysprogress".
  6. No "Database Administration" acesse "Admin\Security\Edit User List".
  7. Será exibida a tela para edição de usuários para o banco de dados recém criado.
  8. Clique em "Add" e na próxima tela preencha os campos "User ID" com "sysprogress", "User Name" com um nome qualquer e o "Password" com a senha (usuário do banco).
  9. No diretório onde foi criado os arquivos do banco de dados (.db, .lg, etc...), crie o arquivo “start.bat” e “shutdown.bat”.
  10. O primeiro arquivo será utilizado para iniciar o banco com o "broker SQL" e o segundo será utilizado para derrubar o banco quando necessário.
  11. Edite o arquivo "start.bat" com um editor de textos, copie o conteúdo abaixo e cole no arquivo.

    @echo off

    echo Iniciando o banco de dados do sistema Foundation

    echo.

    echo.

     

    :: Setar as variaveis Progress

    set DLC=C:\DIRETORIO_INSTALACAO_PROGRESS

    set PROMSGS=%DLC%\promsgs

    set PATH=%DLC%\bin;%PATH%

     

    :: Carregar o Banco

    %DLC%\bin\_mprosrv emssaude -S 10000 -numsep 46 -numsep 44 -L 20000 -B 200 -bithold 1800 -n 200 -Mn 200 -Mpb 2 -Ma 200 -Mm 4096 -ServerType SQL -basetable 1 -tablerangesize 3500 -Mxs 32

     

    pause

    pause

  12. Altere a linha “set DLC=C:\...“ e informe o diretório de instalação do Progress (c:\DLC101A, c:\DLC101C, etc...).

  13. Edite o arquivo "shutdown.bat" com um editor de textos qualquer, copie o conteúdo abaixo e cole no arquivo.

    @echo off

    echo Derrubando o banco de dados do sistema Foundation

    echo.

    echo.

    :: Setar as variaveis Progress

    set DLC=C:\DIRETORIO_INSTALACAO_PROGRESS

    set PROMSGS=%DLC%\promsgs

    set PATH=%DLC%\bin;%PATH%

    :: Derrubando o Banco

    %DLC%\bin\proshut emssaude -by

    pause

  14. No diretório onde foi criado o banco de dados deve ficar semelhante a imagem abaixo:

  15. Após a criação dos arquivos, inicie a base de dados e acesse para a execução dos scripts SQL.

  16. Execute o arquivo "start.bat", será carregado o banco de dados,  execute “shutdown.bat” para derrubar se necessário.

  17. Como o "broker" iniciado é do tipo SQL, não podemos usar o Editor do Progress® para a criação das tabelas.

  18. Utilize a ferramenta "sqlexp", encontrada na pasta "bin" da instalação do Progress®.

  19. Para se logar no banco de dados, será necessário utilizar a linha de comando do Windows® conforme os passos a seguir:

  20. Clique no "Menu Iniciar\Executar" e digite "cmd", pressione "Enter".

  21. Será exibida a tela do console do Windows® semelhante a imagem abaixo:

  22. Digite o comando conforme o exemplo abaixo:

    1. %DLC%\bin\sqlexp -db C:\Totvs\database\emssaude -S 10000 -user sysprogress -password sysprogress

    Observação: Se o "Path" da máquina estiver configurado com o diretório "bin" da instalação do Progress®, não será necessário informar o caminho completo do executável "sqlexp" (c:\dlc101a\bin\sqlexp.bat), o executável poderá ser chamado sem o caminho (c:\dlc101a).

  23. Quando aparecer a linha:

    1. SQLExplorer>

    Estará conectado ao banco de dados com o usuário "sysprogress".
    Para a criação do usuário que será utilizado para criação as tabelas, inclusão de registros e nas configurações do "JBOSS", no arquivo "progress-ds.xml", que será feito na próxima seção.

  24. No "SQLExplorer" (sqlexp) que está conectado, execute os comandos abaixo para criar o usuário e dar as permissões necessárias.

    1. SQLExplorer>
    2. Copie e cole o bloco abaixo:

      create user 'htzfoundation','htzfound123';

      grant dba to htzfoundation;

      commit;

  25. Saia do "SQLExplorer" com o comando “exit” e conecte novamente com o usuário “htzfoundation”.

  26. Copie todo o conteúdo do arquivo "CREATE_POPULATE.sql", que é disponibilizado na DISTRO de instalação e cole no SQLExplorer.

  27. Feche o "SQLExplorer".

Criando uma Base de Dados Oracle

Para criação da base de dados Oracle® será necessário o usuário e senha de DBA do banco para a criação do usuário do sistema.

Caso tenha duvidas quanto a esse usuário entre em contato com o DBA da empresa.

  1. Acesse a maquina de banco de dados onde está instalado o Oracle® e digite no console (Windows®), ou Shell (Linux®), da máquina:

    sqlplus / AS SYSDBA

     ‘htzfound%123’;

    Observação: Ao executar o comando acima será necessário da senha de DBA.

  2. Crie o usuário do banco:

    CREATE USER htzfoundation IDENTIFIED BY "htzfound123";

  3. Inclua as permissões necessárias para a criação das tabelas.
  4. Insira os registros e execute o sistema "Foundation".

    GRANT CONNECT, RESOURCE TO htzfoundation;

  5. Feche a sessão do DBA.
  6. Execute o console, ou o Shell, da máquina e conecte com o novo usuário para a criação dos objetos do banco, conforme o comando abaixo.

    sqlplus htzfoundation/htzfound123@INSTANCIA

  7. Após a conexão, execute o "script" do banco que se encontra na DISTRO de instalação.

Configuração do Banco de Dados

A configuração do Banco de Dados é realizada no "DataSource Descriptor", que se encontra no diretório “c:/totvs/jboss-4.2.3.GA/server/default/deploy”. O padrão de nome para esse arquivo é o nome do Tipo de Banco concatenado com “-ds.xml”. Para Oracle® o nome do descriptor é “oracle-ds.xml” ou “oracle-xa-ds.xml”. A Oracle mantém sua documentação para drivers no endereço: http://www.oracle.com/technology/documentation/index.html.

  1. Configure o descriptor conforme a base em uso em seu sistema.
  2. No diretório “docs\examples\jca”, há modelos para vários tipos de bancos.
  3. O valor da tag “jndi-name”, deve ser mantida conforme Tabela 1 abaixo, no modelo Oracle:

    <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

    <!-- ===================================================================== -->

    <!-- -->

    <!-- JBoss Server Configuration -->

    <!-- -->

    <!-- ===================================================================== -->

    <!-- $Id: oracle-ds.xml 71535 2008-04-01 07:05:03Z [email protected] $ -->

    <!-- ==================================================================== -->

    <!-- Datasource config for Oracle originally from Steven Coy -->

    <!-- ===================================================================== -->

    <datasources>

    <local-tx-datasource>

    <jndi-name>FoundationAutorizadorDS</jndi-name>

    <connection-url>jdbc:oracle:oci8:@youroraclehost:1521:yoursid</connection-url>

    <driver-class>oracle.jdbc.driver.OracleDriver</driver-class>

    <user-name>htzfoundation</user-name>

    <password>htzfound%123</password>

    <exception-sorter-class-name>org.jboss.resource.adapter.jdbc.vendor.OracleExceptionSorter</exception-sorter-class-name>

    <!-- corresponding type-mapping in the standardjbosscmp-jdbc.xml (optional) -->

    <metadata>

    <type-mapping>Oracle9i</type-mapping>

    </metadata>

    </local-tx-datasource>

    </datasources>

     

    Observação: A DISTRO disponibilizada já esta com o arquivo pré-configurado, altere os dados da "URL", usuário e senha do banco de dados, se necessário. Na próxima página, segue o modelo Progress®:

    <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

    <!-- ===================================================================== -->

    <!-- -->

    <!-- JBoss Server Configuration -->

    <!-- -->

    <datasources>

    <local-tx-datasource>

    <jndi-name>FoundationAutorizadorDS</jndi-name>

    <connection-url>jdbc:datadirect:openedge://IP:PORTA;databaseName=emssaude;WorkArounds=536870912</connection-url>

    <driver-class>com.ddtek.jdbc.openedge.OpenEdgeDriver</driver-class>

    <user-name>htzfoundation</user-name>

    <password>htzfound%123</password>

    <metadata>

    <type-mapping>Progress</type-mapping>

    </metadata>

    </local-tx-datasource>

    </datasources>

    Observação: A DISTRO disponibilizada já esta com o arquivo pré-configurado, bastando alterar os dados da "URL", usuário e senha do banco de dados, se necessário.

    Nesse arquivo, para o sistema "UNICOO",  também é necessário a configuração da conexão com o "ERP", conforme exemplo abaixo:

Segurança de Acesso para o Banco de Dados

No arquivo “login-config.xml”, localizado na estrutura “C:/totvs/jboss-4.2.3.GA/server/default/conf”, a partir do diretório de instalação, verifique a tag application-policy” para o nome do "Descritor da Fonte de Dados" (DataSource Descriptor) “FoundationAutorizadorDS”. Exemplo abaixo:

Observação: A DISTRO disponibilizada já esta com o arquivo configurado.

Configurações para Gestão de Planos

As seções a seguir são válidas apenas para usuários do sistema Totvs Gestão de Planos. Caso seu ERP, for o Unicoo, vá para o passo 6.

Criação do AppServer

O AppServer é utilizado para fazer a comunicação entre o Foundation X Gestão de Planos. A seguir, os dados para sua criação.
Criação do novo AppServer (HTZFoundation):
Configurações do AppServer:
Para acessar as configurações clique com o botão direito do mouse no AppServer criado e clique em "Propriedades".
Na opção “Broker”, altere o diretório de trabalho, para o qual for utilizado, se necessário altere a porta de comunicação, lembrando que dois AppServers não funcionam na mesma porta
Na opção "Agente\Geral", podem ser alterada as configurações de parâmetros de inicialização do servidor, "Propath" e o caminho para geração do log.
Para clientes que utilizam banco de dados unificado, é necessário a criação do arquivo de "ALIAS" e a configuração no AppServer. Exemplo:
Exemplo de arquivo alias.p:

Configuração de acesso ao AppServer

A configuração de acesso é por meio do arquivo datasul_framework.properties, que ficará localizado no diretório C:\totvs\jboss-4.2.3.GA\server\default\conf.

O arquivo datasul_framework.properties, configura IP e porta onde está o serviço disponível no AppServer, conforme descrito abaixo:

    • Propriedade: progress.server.name
    • Descrição: Nome ou IP do servidor AppServer Progress. Obrigatório.
    • Propriedade: progress.server.port
    • Descrição: porta IP do servidor AppServer Progress. Obrigatório.
    • Propriedade: progress.server.application
    • Descrição: nome do serviço AppServer Progress. Obrigatório.
    • Propriedade: progress.server.maxconnections
    • Descrição: numero Maximo de conexões com a AppServer Progress. É o mesmo numero de agentes configurados no AppServer. Obrigatório.

Abaixo um exemplo de configuração:

#+-------------------------------------------+

#| CONFIGURACOES APPServer |

#+-------------------------------------------+

progress.server.name=localhost

progress.server.port=5162

progress.server.application=HTZFoundation

progress.server.maxconnections=2

 

Para que o arquivo seja localizado pelo servidor de aplicação, deverá ser configurado no arquivo C:\totvs\jboss-4.2.3.GA\bin\run.bat ou C:\totvs\jboss-4.2.3.GA\bin\run.sh a variável denominada "datasul.framework.properties".

  • Configuração para Windows: editar o arquivo jboss-4.2.3.GA\bin\run.bat
    • set JAVA_OPTS=%JAVA_OPTS% -Ddatasul.framework.properties.dir=C:\totvs\jboss-4.2.3.GA\server\default\conf
  • Configuração para Linux: editar o arquivo jboss-4.2.3.GA\bin\run.sh
    • JAVA_OPTS=$JAVA_OPTS -Ddatasul.framework.properties.dir=C:\totvs\jboss-4.2.3.GA\server\progress\conf

Executar Scripts de Banco de Dados

Após finalizar a execução do instalador, será criada a pasta Scripts no diretório C:\totvs\foundation-saude\. Nessa pasta serão disponibilizados os scripts para criação e preenchimento das tabelas do banco de dados.

Demais Configurações

Esta seção tem o objetivo de mostrar configurações adicionais e opcionais.

Consumo de Memória

Atualmente o JBoss vem configurado com 1024mb de memória. Segue abaixo os passos para alterar a configuração de memória no sistema.

Windows®

Editar o arquivo JBOSS_HOME/bin/run.bat, com um editor de textos e procurar pelos parâmetros "–Xms", "-Xmx" e "-XX:MaxPermSize", conforme o exemplo abaixo:

Os valores em vermelho representam a quantidade de memória configurada para o servidor de aplicações e devem ser alterados para o valor desejado. 

–Xms512m –Xmx1024m –XX:MaxPermSize=256m

Linux®

Editar o arquivo “/JBOSS_HOME/bin/run.sh”, com um editor de textos e procurar pelos parâmetros "–Xms", "-Xmx" e "-XX:MaxPermSize", conforme o exemplo abaixo:

Os valores em vermelho representam a quantidade de memória configurada para o servidor de aplicações e devem ser alterados para o valor desejado. 

–Xms512m –Xmx1024m –XX:MaxPermSize=256m

Acesso Externo

Para liberação do sistema para internet, será necessária a criação de um subdomínio e a configuração no parâmetro -b, nos arquivos start.bat, ou start.sh, o endereço criado.

Exemplo:

A operadora de saúde que está configurando o Foundation Saúde possui atualmente o domínio www.operadorasaudeexemplo.com.br.

Ao criar o subdomínio, sugerimos o nome foundation.operadorasaudeexemplo.com.br. A configuração no firewall desta operadora e o redirecionamento de todas as requisições de entrada/saída nas portas 80/443, que forem solicitadas por meio deste endereço, deverá ser redirecionadas para o servidor onde se encontra o servidor de aplicação JBoss.

O arquivo “start.bat“, ficará configurado conforme o exemplo abaixo:

run.bat –b foundation.operadorasaudeexemplo.com.br

O arquivo “start.sh”, ficará configurado conforme o exemplo abaixo:

./run.sh –b foundation.operadorasaudeexemplo.com.br

Ative o SSO no JBOSS editando o arquivo JBOSS_HOME\server\default\deploy\jboss-web.deployer\server.xml.

No arquivo, retire do comentário da linha a seguir: <Valve className="org.apache.catalina.authenticator.SingleSignOn" />

IMPORTANTE: Dependendo da configuração do servidor do cliente, pode ser necessário a configuração do "dialect" do banco de dados no arquivo start.bat ou start.sh.

Inicialização e Acesso

Está seção tem o objetivo de auxiliar nas configurações de acesso externo, inicialização e acesso ao sistema "Foundation".

Inicialização do Servidor

IMPORTANTE: Antes de realizar a inicialização do sistema, é necessário garantir que todas as propriedades obrigatórias estejam devidamente configuradas. A página Propriedades do Foundation Saúde documenta essa informação.

Na estrutura de diretório JBOSS_HOME/bin, localize e execute o arquivo start.bat, para instalações em Windows®, ou start.sh, para instalações em Linux®.

O servidor estará iniciado quando a tela do JBoss for semelhante a essa:

Também é possível iniciar o Foundation a partir dos serviços do Windows®, conforme imagem abaixo:

Pagina Web do Foundation Saúde

A URL de acesso do Foundation Saúde, possui a seguinte estrutura: http://foundation.operadorasaudeexemplo/htz.

A porta padrão é 80. Se foi reconfigurado pode-se verificar no arquivo JBOSS_HOME/server/default/deploy/jboss-web.deployer/server.xml a tag correta, usando como critério os atributos address e protocol.

<Server>

  <!-- ... -->

  <Service name="jboss.web">

    <!-- ... -->

    <Connector port="29090" address="${jboss.bind.address}" ...

        protocol="HTTP/1.1" ... />

    <!-- ... -->

  </Service>

  <!-- ... -->

</Server>

Primeiro acesso ao sistema

  1. Acesse a tela de login e informe o usuário “medical” e senha “medical”

Observação: Caso houver alguma inconsistência com relação ao acesso utilizando o usuário e senha padrão, a base de dados estará com alguma divergência, e os "scripts", devem ser revisados.

2. Será apresentada a tela para inclusão dos dados de licença.

3. Contate o AR responsável pela sua conta informando seu CNPJ.

  • Sem rótulos