Árvore de páginas

Transação de Ajuste do Inventário Gerada no Estoque

A transação de ajuste, efetuada pela rotina de inventário, é por diferença. Sendo assim, com base no saldo contábil na data e corte e o saldo efetivamente apurado, efetua-se a apuração da diferença e o movimento de ajuste é efetuado com base nessa informação. Caso a quantidade apurada for maior que o saldo contábil, será realizada uma entrada no estoque. Caso contrário, efetua-se uma saída. Se ambos forem iguais não existe ajuste a ser realizado.

 

O saldo atual do item é igual a – 5. Como o inventário apurou uma quantidade de 5 peças no dia 30/11, como pode haver uma requisição com data de 15/12 de 10 peças se este material não estava disponível. Mesmo o item estando parametrizado para não aceitar saldo negativo, o mesmo ficará independente do parâmetro, pois algo esta com situação anormal e deve ser revisto.

Para os itens que apresentam saldo físico superior ao contábil, será gerada uma transação de Entrada, pela quantidade igual a diferença encontrada: é debitada a Conta de Saldo do Estoque e creditada a Conta Contábil de Acerto do Inventário para Entradas.

Para os itens que apresentam saldo físico inferior ao contábil, será gerada uma transação de Saída pela quantidade igual a diferença encontrada: é creditada a Conta de Saldo do Estoque e debitada a Conta Contábil de Acerto do Inventário para Saídas.

 

  • Sem rótulos