Árvore de páginas

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 4 Próxima »

Função: TCSetField

Altera o tratamento, do tipo de dado ou precisão, para um campo/coluna retornada através de uma query.

TCSetField ( < cAlias>, < cCampo>, < cTipo>, [ nTamanho], [ nDecimais] ) --> NIL

 

NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
cAliasCaracterIndica o alias da query.X 
cCampoCaracterIndica o nome do campo/coluna de retorno.X 
cTipoCaracterIndica o tipo de dado a ser retornado através deste campo/coluna, que pode ser: N=Numérico, D=Data ou L=Lógico.X 
nTamanhoNuméricoIndica o tamanho do campo. Para campos do tipo 'C' caractere, especifica a quantidade máxima de caracteres a retornar. Para campos 'N' numéricos, especifica a quantidade total de dígitos, de 1 até 18. Para campos 'D' Data, deve ser utilizado tamanho 8 , e para tipo 'L' lógico, utilize tamanho 1.  
nDecimaisNuméricoIndica a quantidade de decimais do campo. Usado apenas quando o tipo de dado de retorno é numérico. Para os demais tipos, especifique 0 (zero).  

 

NIL
    (nulo)
  • Retorna nulo.

Ao realizar a abertura de uma query, através da função TCGenQry(), todos os campos numéricos são retornados com a precisão/tamanho 15,8 (máximo de 15 dígitos, sendo 8 decimais), e os demais campos são tratados e retornados como tipo "C" caractere.

Desta forma, após abrir uma query sobre uma tabela de dados do ERP, podemos utilizar a função TCSetField(), para realizar as adequações de precisão de retorno para campos numéricos, conversão automática de tipos de retorno para os campos que não sejam explicitamente 'C' caracter ou 'M' memo.

Por exemplo, um campo do tipo "D" date, em uma tabela de dados do ERP, é criado no banco de dados pelo DBAccess como sendo um campo CHAR ou VARCHAR, mas é tratado automativamente pelo DBAccess, para que as variávels AdvPL usadas para ler e gravar este campo sejam do Tipo "D" date.  Ao executar uma query nesta tabela e retonar o conteúdo desta coluna, ela será interpretada no AdvPL como uma variável do tipo "C" caractere, com tamanho 8.  Como sabemos que o conteúdo desta coluna é efetivamente uma data, gravada como string no formato AAAAMMDD, podemos utilizar a função TCSetField(), para que esta coluna seja tratada no alias de retorno com o tipo de dado 'D' date do AdvPL.

// Obtém a estrutura atual da tabela CT2
aStru := CT2->(dbStruct())
// Monta uma query para busca de dados
cQuery := "SELECT * FROM " + RetSqlName('CT2') + " WHERE CT2_FILIAL= '" + xFilial('CT2')
cQuery += "' AND CT2_USRF = '000010' ORDER BY CT2_FILIAL,CT2_USRN "
cQuery := ChangeQuery(cQuery)
// Abre o cursor sob o alias "CT2TMP"
dbUseArea(.T., 'TOPCONN', TCGenQry(,,cQuery),'CT2TMP', .F., .T.)
// Partindo da estrutura da tabela original, define
// tratamento de tipos implícitos nas colunas de retorno
// Apenas para colunas de tipos D (data), L ( logico ) e/ou N (numérico)
nT := len(aStru)
For nI := 1 to nT
If ( aStru[nI][2] $ 'DNL')
TCSetField('CT2TRB',aStru[ni,1], aStru[ni,2],aStru[ni,3],aStru[ni,4])
Endif
Next
Advanced Protheus 6.09 , Advanced Protheus 7.10 , Microsiga Protheus 8.11 , Protheus 10 , TOTVS Application Server 10 , ByYou Application Server

 

  • Sem rótulos