Árvore de páginas

Trabalhando com Fórmulas

Objetivo:

Permitir a aplicação de fórmulas nos planos existentes no produto.

Visão Geral

As células constantes nos planos cadastrados no produto poderão ser alimentadas digitando as informações desejadas ou por intermédio de fórmulas, as quais transmitem o resultado de uma combinação de informações.

O sinal de igual (=) como primeiro caractere do conteúdo da célula indica que a esta possui uma fórmula que deve ser resolvida pelo TOTVS Planning.

Nota:
Para inserir uma função, é necessária a existência de um plano aberto.

Selecionar uma célula em uma determinada pasta e inserir a fórmula desejada.

Para inserir uma fórmula, é possível informá-la manualmente ou utilizando o recurso de funções.

As fórmulas a serem utilizadas correspondem às existentes no Microsoft Office Excel, as quais poderão ser aplicadas nas células constantes nas colunas existentes no plano.

As células no TOTVS Planning podem conter fórmulas somente com valores fixos, com referências a outras células e também funções.

Importante:
É importante destacar que as fórmulas a serem aplicadas no plano selecionado não estão limitadas somente ao plano em questão ou à pasta na qual a fórmula será aplicada. As mesmas poderão relacionar informações existentes em células de outras pastas e de outros planos.

Essa atividade permite também o relacionamento de outro tipo de funções, como matemáticas e financeiras, o qual é realizado por intermédio da opção Inserir, localizada no menu do produto.

 

Alteração de uma Fórmula já Cadastrada 

Para alterar uma fórmula já cadastrada, deve-se selecionar a célula com a fórmula a ser alterada. 

Mesmo exibindo no plano o valor resultante da fórmula, na barra de fórmulas a fórmula é exibida. 

O modo de edição da célula pode ser ativado dando um duplo clique sobre a célula a ser alterada ou pressionando a tecla F2. 

Importante:
Ao pressionar a tecla F2 no modo de edição da fórmula, é alternada a edição entre a barra de fórmulas (onde é possível usar o teclado para navegar no texto da fórmula) e a edição no plano (onde é possível usar o teclado para referenciar outras células).
 

Depois de concluída a edição deve-se clicar no botão de confirmação da fórmula (), ou pressionar a tecla ENTER para que a nova fórmula informada seja processada.

Para cancelar a alteração da fórmula, pode-se usar o botão de cancelamento da fórmula (), ou pressionar a tecla ESC para que a fórmula original da célula seja mantida.

 

Uso de Referências nas Fórmulas

Para inserir uma nova referência na fórmula, primeiramente deve ser inserido um dos operadores de cálculo ou uma função e em seguida a referência desejada.

Se a referência for utilizada como argumento de uma função, o caractere “;” (ponto-e-vírgula) deverá ser utilizado.

Referências para um intervalo de células devem conter o caractere “:” (dois pontos) entre a primeira e a última célula do intervalo.

Os seguintes procedimentos podem ser utilizados para definição de referências em fórmulas:

  • Teclado: ao digitar uma referência manualmente, as regras de sintaxe estabelecidas pelo sistema devem ser respeitadas.
    Pode-se utilizar uma das teclas padrões de navegação (setas direcionais, Home, End, Ctrl+Home, Ctrl+End, PgUp, PgDown) para deslocar o cursor até a célula que deseja utilizar como referência. Se for um intervalo de células, deve ser mantida a tecla Shift pressionada enquanto as células do intervalo desejado são percorridas.

    Nota:
    Para inserir uma referência externa desconhecida, devem ser digitados os caracteres “[]” sem o nome do plano. Ao resolver a fórmula, é exibido uma janela para seleção do plano, permitindo a seleção da referência externa desejada.

  • Mouse: deve ser clicado com o botão do mouse sobre a(s) célula(s) que se deseja utilizar como referência na fórmula.
    Para definir uma referência a um intervalo de células, deve-se clicar na primeira célula do intervalo, manter o botão do mouse pressionado e arrastar até a última célula do intervalo.

    Nota:
    Para inserir uma referência externa, antes de clicar na célula, o usuário deverá selecionar o plano desejado na lista de janelas abertas e clicar na célula do plano.


Tipos de Referências

Quanto ao tipo de referência, elas ainda podem ser:

  • Relativas: baseia-se na posição relativa da célula que contém a fórmula e da célula referenciada. Quando a posição da célula que contém a fórmula alterar, a referência também será alterada. Por exemplo: a célula B1 contém a fórmula “=A1”, quando esta célula for copiada para a célula seguinte B2, a fórmula ficará “=A2”;

  • Absolutas: a referência sempre se refere a uma célula num local específico, não se alterando quando a célula que contém a fórmula for copiada ou movida para outro lugar. As referências absolutas são geradas pelo do símbolo “$” antes da identificação da coluna e da linha na fórmula, por exemplo: “=$A$1”;

  • Mistas: poderá ter uma coluna absoluta e linha relativa, ou linha relativa e coluna absoluta. Se a célula que contém a fórmula se alterar, somente a referência relativa será alterada. Caracteriza-se pelo uso do símbolo “$” somente no frete da linha ou coluna, por exemplo: “=$A1” ou “=A$1”.

    Nota:
    A qualquer momento pode-se adicionar ou remover o símbolo “$” numa referência para alterar seu tipo. Essa alteração pode ser feita manualmente, ou então automaticamente, pressionando a tecla de atalho F4 em sequência até se obter o tipo de referência desejado. 


Erros nas Fórmulas

Se ocorrer algum erro na fórmula, é exibido um dos seguintes textos na célula, de acordo com o tipo de erro detectado:

  • #NUM! – a fórmula ou função contém um valor numérico inválido.

  • #DIV/0! – a equação resultou numa operação de divisão por zero.

  • #VALOR! – o tipo de argumento ou operando utilizado está errado.

  • #REF! – uma referência informada não é válida.