Árvore de páginas

Índice

Objetivo

O Extrator é uma solução que permite gerar informações gerenciais necessárias a diversos assuntos suportados pelo Microsiga Protheus® e que é o responsável por extrair os dados do ERP e levá-los até o Fluig Smart Data. Este guia apresenta os procedimentos para implantação e configuração dos extratores do Microsiga Protheus® de forma ágil e rápida.

Pré requisitos

  • Licença do TOTVS Business Analytics ou TOTVS Smart Analytics.

  • Banco de dados exclusivo para o Fluig Smart Data criado com a mesma collation utilizada pelo banco de dados empregado pelo Microsiga Protheus®.

    O Fluig Smart Data é uma área temporária, por este motivo, é recomendado que sejam configuradas as opções mínimas de backup para o banco de dados criado com esta finalidade.

  • Conexão DBAccess criada para o banco de dados do Fluig Smart Data.

  • Schedule do Protheus configurado e em execução. Para mais informações, consulte o tópico Agendamento de Extração

Arquitetura recomendada

Para a implantação dos extratores de dados do Microsiga Protheus®, é recomendado a utilização de um servidor de aplicações exclusivo. Esta arquitetura tem por objetivo melhorar a performance na extração de dados e garantir que manutenções no ambiente dos extratores de dados não impactem o ambiente de produção. 

Procedimentos de Implantação

O Extrator de dados é uma ferramenta nativa do Microsiga Protheus® e toda a sua configuração é realizada por meio do módulo Configurador; os itens abaixo são apresentados na ordem sugerida para a implantação, podendo ser alterada dependendo das necessidades do projeto. A Configuração de Parâmetros é a única etapa obrigatória e que deve anteceder as demais.

  1. Configuração de Parâmetros

    Esta rotina permite a configuração dos parâmetros necessários para execução dos extratores de dados do Microsiga Protheus®. No módulo Configurador, acesse as opções de menu Ambiente/Extratores BI/Config. Parâmetros. 

    Para outras informações, acesse Configuração de Parâmetros.

  2. Perfil de Extração

    Esta rotina permite que a extração de dados para o Fluig Smart Data seja realizada de forma seletiva, com a possibilidade de extrair somente as áreas, fatos e dimensões relevantes para o tipo de análise que deseja realizar. A extração pelo Perfil pode ser agendada ou executada manualmente. No módulo Configurador, acesse as opções de menu Ambiente/Extratores BI/Perfil de Extração.

    Mais detalhes, consulte sobre o Perfil de Extração.

  3. Agendamento de Extração

    As extrações de dados precisam ser agendadas para que o processo seja realizado de forma automatizada em horários pré-definidos, sem necessidade de intervenção manual. O agendamento de extração deve ser realizado por meio do Schedule do Microsiga Protheus®. O agendamento de extração deve ser realizado por meio do Schedule do Microsiga Protheus® e, também, por Áreas ou por um Perfil de Extração.

    No documento Agendamento de Extração estão descritos os procedimentos necessários para sua execução.

  4. Log de Extração

    Esta rotina permite analisar de forma organizada as últimas extrações de dados realizadas, bem como, cada fato e dimensão envolvida no processo fornecendo métricas de tempo de extração e quantidade de dados extraídos. No módulo Configurador, acesse as opções de menu Ambiente/Extratores BI/Log de Extração.

    Para mais informações, acesse Log de Extração ou Log de Extração Detalhado.
  5. Conferência de Dados

    Após finalizar a extração dos dados, antes de seguir com a implantação do TOTVS Smart Analytics ou TOTVS Business Analytics, realize a conferência  de dados entre o Microsiga Protheus® e os dados do Fluig Smart Data. As informações necessárias para conferência dos dados podem ser encontradas na Documentação das Áreas. Para todas as áreas, é apresentado o tópico de Regra de Negócio, de maneira que, a regra utilizada para o desenvolvimento das fatos é apresentada com detalhes e, para algumas áreas, há ainda o tópico Conferência das Informações com instruções para conferir os dados das fatos por meio de consultas ou relatórios no Microsiga Protheus®.

Solução de problemas

Para outras informações e solução de problemas, consulte as perguntas mais frequentes

Consolidador de Dados

Esta rotina permite que os dados de algumas dimensões sejam consolidados, de acordo com atributos selecionados nas configurações dos extratores. Desta forma, é possível identificar registros únicos ao longo de mais de um Grupo de empresa, Empresa, Unidade de Negócio e Filial, minimizando, assim, as informações redundantes na camada de visualização de dados.  

No módulo Configurador, acesso as opções de menu Ambiente/Extratores BI/Consolidador de Dados. 

A consolidação de dados está disponível a partir da versão 12.1.7 do Microsiga Protheus® e o material completo pode ser consultado em Consolidador de Dados.

Customização

Campos Livres

A única forma de customizar os extratores de dados do Microsiga Protheus®, é por meio da utilização dos campos livres reservados para serem utilizados na gravação de informações adicionais que o usuário deseja levar para o Fluig Smart Data. Todas as tabelas de dimensões e fatos possuem dez campos livres cada, mas, não é possível incluir campos livres e nem alterar o tipo ou tamanho dos campos existentes.

O dicionário de dados das tabelas dos extratores de dados não deve ser alterado. Sendo assim, qualquer customização deve ser realizada somente por meio dos pontos de entrada.

.Dimensões

Os campos livres das tabelas dimensões possuem a seguinte estrutura:

DescriçãoCampoTipo
Livre 0[TABELA]_LIVRE0C, 50
Livre 1[TABELA]_LIVRE1C, 50
Livre 2[TABELA]_LIVRE2C, 50
Livre 3[TABELA]_LIVRE3C, 50
Livre 4[TABELA]_LIVRE4C, 50
Livre 5[TABELA]_LIVRE5C, 50
Livre 6[TABELA]_LIVRE6C, 50
Livre 7[TABELA]_LIVRE7C, 50
Livre 8[TABELA]_LIVRE8C, 50
Livre 9[TABELA]_LIVRE9C, 50

Fatos

Os campos livres das tabelas fatos possuem a seguinte estrutura:

DescriçãoCampoTipo
Livre 0[TABELA]_LIVRE0N (18,4)
Livre 1[TABELA]_LIVRE1N (18,4)
Livre 2[TABELA]_LIVRE2N (18,4)
Livre 3[TABELA]_LIVRE3N (18,4)
Livre 4[TABELA]_LIVRE4N (18,4)
Livre 5[TABELA]_LIVRE5D, 8
Livre 6[TABELA]_LIVRE6D, 8
Livre 7[TABELA]_LIVRE7D, 8
Livre 8[TABELA]_LIVRE8C, 50
Livre 9[TABELA]_LIVRE9C, 50

Pontos de Entrada

Para a customização, devem ser implementados dois pontos de entrada: BIUSRTAB e BIEXTGRV. O primeiro indica as tabelas que devem ser abertas, já o segundo, realiza as gravações das novas informações nos campos livres. Os pontos de entrada são acionados imediatamente antes da geração da chave de lookup de/para dimensões para garantir que as informações ainda não tenham sofrido alterações e que a composição da chave seja realizada corretamente por meio dos extratores.

Para mais informações sobre o funcionamento dos pontos de entrada e suas restrições, acesse BIEXTGRV e BIUSRTAB.