O levantamento pode ser cíclico, somente para determinados itens especificados, ou ser total, onde são emitidas fichas de contagem para todos os itens.
A contagem total é feita somente uma vez por ano, por ocasião do término do exercício financeiro, quando são apurados o saldo físico dos itens nos depósitos na data de seu encerramento e os resultados comparados com os números na empresa.
A contagem cíclica corresponde ao inventário rotativo, ou seja, o item é inventariado permanentemente durante o ano, de acordo com o ciclo de contagem definido. Também é conhecido como: Inventário Permanente Rotativo.
O fluxo normal do inventario consiste da emissão das fichas de contagem, contagem física dos itens (até 3 vezes caso não haja igualdade com o saldo apontado pelo sistema nas primeiras contagens), informação ao sistema das quantidades físicas reais, emissão do relatório de variação do inventario e atualização do movimento de acerto do inventario quando a variação for aceita como correta pelos auditores e responsáveis pela empresa.