Árvore de páginas

Como emitir uma Nota de Complemento para uma Nota de Devolução de compra

Produto:

Microsiga Protheus®

Ambiente:Faturamento (SIGAFAT)

Ocorrência:

Emiti uma Nota de Devolução de Compra, porém, não mencionei o valor das despesas acessórias (exemplo: valor do frete) e agora preciso complementar.

Passo a passo:

Ao emitir uma nota de Devolução de compra, caso não sejam informados os valores como despesas acessórias, frete e seguro, é necessário que a nota seja excluída e emitida novamente com as correções necessárias. Caso isso não seja possível, à uma forma paliativa:


  • Cadastrar o Fornecedor no cadastro de Clientes (Para que esta entidade seja considerada no Pedido do Tipo Complemento);
  • Incluir Pedido de Venda do Tipo = C - Complemento de Preço para este Cliente ;
  • Cadastrar um Produto para menção na Nota (Exemplo: "Produto Frete") e registrar no Pedido de Vendas;
  • Utilizar um TES que não movimenta estoque, porém, gera título no Financeiro;
  • Deixar o campo de Quantidade em branco, e preencher os campos C6_PRCVEN e C6_VALOR com o mesmo Valor (O valor da despesa / do frete);
  • Digitar manualmente nos campos C6_NFORI e C6_SERIORI os números de Nota e Série Originais (A nota de Devolução);
  • Finalizar, liberar e faturar a NF.


Observação

Para emitir um Documento de Complemento no módulo Faturamento, por meio da emissão de um Pedido e Documento de saída, é necessário que sejam informados NF, Série e Item originais, de forma a estabelecer relacionamento com o Documento Original a ser complementado. Isso porque, a possibilidade de se realizar tal operação sem o devido relacionamento anula a integridade de dados no sistema (inclusive, o SEFAZ rejeita documento transmitido sem devidos relacionamentos, como alguns casos de rejeição 327 / 328).

 O indicado é que, se houver grande demanda de tal operação em seu negócio, e se for considerado inviável pela própria instituição incluir a Nf de Origem no sistema apenas quando houver necessidade (ajustando internamente as interferências na regra de negócio como estoque/custos); então, que se alimente previamente o volume / um período de Documentos de Entrada/ Saída na ocasião de implantação do módulo, reduzindo impactos quando se fizer necessário registrar operações relacionadas.

Outra alternativa é incluir esta nota de saída pela rotina MATA920 - NF Manual de Saída na qual não há integração com o ERP (ou seja, caso não seja necessário alimentar os módulos Financeiro e Estoque), na qual é permitido registrar a nota de Origem manualmente, sem que a mesma esteja lançada no sistema (visto que esta rotina não realiza as integrações, sendo específica para  o lançamento manual de documentos fiscais de saída nos Livros Fiscais).

Pode lhe interessar:

FAT0016_Inclusão_de_Pedido_de_Venda_do_tipo_Complemento_de_Preço

FAT0112 - Complemento de Preço / Quantidade

FAT0118_Frete_no_Pedido_de_Venda_C5_FRETE_e_C5_TPFRETE

FAT0042_Anulação_de_Frete_CTe_pelo_Faturamento_SIGAFAT

FAT0082_Cálculo_do_Rateio_das_Despesas_Acessórias_(Frete/Seguro/Despesa)_na_Geração_do_Documento_de_Saída - MV_RATDESP - MV_TPRTDSP

FAT0154_Saldo_das_Despesas_Acessórias_(Frete/Seguro/Despesa)_na_Planilha_Financeira

FAT0087_Não_abater_do_título_a_receber_o_valor_do_frete_proporcional_ao_Item_que_não_gera_duplicata