Árvore de páginas

Definição

Movimentação de contratos são as ordens de compras, apontamentos de medições e realização de eventos efetuados em um contrato, junto com os movimentos referentes a entradas de notas pelo Recebimento.

Descrição

O relacionamento ordens de compra – contrato, atualiza automaticamente as informações do mesmo, como saldos liberados e total contratado. Os apontamentos resultantes de medições, como no caso de contrato de serviço, atualizam o total contratado, sendo que na liberação (final de período, quinzena, realização de eventos), atualizam os saldos liberados ao contrato. A entrada de notas fiscais para compras de contratos, realizará a atualização de saldos recebidos.

O usuário deve definir se a movimentação dos contratos será por controle total ou controle do item. Esta parametrização será realizada quando do cadastro do contrato. (Para mais detalhes, ver a função Manutenção de Contratos, Pasta Contrato (continuação).

Após a definição da movimentação, deve ser parametrizado o tipo de contrato, tendo como opções: medição, ordem e programação (Para mais detalhes, ver a função Manutenção de Contratos, Pasta Item (continuação).

Quando da definição do tipo de contrato, caso o mesmo seja por ordem, o usuário deve cadastrar a mesma por intermédio do programa CN0301 –  Estabelecer Compras Contratos. (Para mais detalhes, ver a função Estabelecer Compras a Contrato – CN0301).

No caso de tratamento de matéria-prima, sendo o tipo de contrato por programação ou ordem, deve ser informado o número do contrato, no  programa CC0301 – Manutenção de Ordens, ou então, o programa disponibiliza o Split de informações correspondentes aos fornecedores da matéria-prima (Para mais detalhes, ver o manual de Referência do Módulo de Compras, Processo Movimento de Compras, função Manutenção de Ordens – CC0301).

Se for necessária a modificação de parcelas de ordens anteriormente cadastradas ou a inclusão de novas parcelas, serão feitas por  intermédio do programa CN0304 – Alterar Ordens do Contrato.

Na figura abaixo, é explicado o caminho a seguir, de acordo  com o tipo de contrato: