Árvore de páginas

Ficha de Extração - Produção - Custo por Operação

Área:Produção
Assunto:Custo por Operação
Programa Extrator:ems2_bi_hqb.r
Programa de Parâmetros:  bfp001ab.r
Tabela Destino:HQB
Versões ERP Suportadas:      EMS 2.06b / Datasul 11


Regra Principal de Extração: O extrator é baseado nos custos horários por operação da produção.

 

ParâmetroDescrição

TIPOCOTAC

Tipo de Cotação da Moeda*

DATACOTAC

Data Referência de Cotação*

*Os detalhes dos parâmetros globais estão definidos na ficha principal.

Conferência das Informações

Importante:
É importante que existam tanto custos como horas reportadas nos centros de custos para o período de extração, caso contrário, o valor do custo horário pode ficar desatualizado ou mesmo zerado (caso em que não existem custos ou horas reportadas para o período atual ou anterior).

Medidas:

Vl Custo Operação (HQB_VCUSTP): indica o custo real (produzido) de execução da operação. Pode-se validar esta informação por:

  • Item: usando o Demonstrativo Ordem Serviço (CS0503) procurar no final “Resumo Movimentação Total” o valor GGF considerando “Débito” menos “Crédito”. Para isto, seleciona-se o “Item” e “Data Movimento” de um único período (mês).

  • Operação: usando o CS0503, apenas para buscar o número das Ordens de Serviço, e executando a consulta CS0605, informando cada Ordem. Somar o valor “Total GGF” da operação desejada (coluna Operação) para todas as Ordens de Serviço apresentadas no CS0503.

Importante:
Para períodos fechados, os valores já estão atualizados nos movimentos de GGF, logo serão apresentados valores históricos. Já para períodos em aberto, buscar-se-á a taxa horária do primeiro período em aberto, sendo observado diretamente na tela de Custos Horários por Centro de Custo (CS0101).
A validação dessa medida deve ser realizada por amostragem, sendo que o cálculo é feito da seguinte forma: É obtido o valor do custo horário do centro de custo relacionado à operação (grupo de máquina), pela soma das linhas para a coluna “Total Centro de Custo”, na tela de Custos Horários por Centro de Custo (CS0101), dividido pelo número total de horas reportadas no período de validação. Multiplica-se esse custo horário pelo tempo gasto com cada operação no período. Essa medida é o resultado da soma desses valores resultantes por operação ou pelas dimensões selecionadas na consulta.