Árvore de páginas

Geração Automática de Critérios de Shelf Life - WM0127

Visão Geral do Programa

Os critérios de shelf life são definidos por cliente, permitindo que possam informar suas necessidades de vida útil para as mercadorias de seus pedidos, garantindo que os produtos que estão sendo comprados atendam a um determinado tempo de vida útil para exposição até o momento da venda.

Essa função é um facilitador para a geração dos critérios shelf life por faixa de família de itens ou item, entretanto, é possível definir os critérios por família de itens e item.

Para considerar os critérios shelf life, o sistema primeiro tenta localizar critérios definidos para o item, e se não encontrar, tenta fazer a localização para a família do item. Se em ambos os casos o cadastro não for localizado, o sistema considera que não existem critérios de shelf life definidos para o cliente.

Para facilitar o processo de parametrização dos critérios de shelf life o ideal é efetuar a parametrização inicialmente por família de itens e tratar somente as excessões por item.

Quando houver uma inclusão ou alteração de critérios para uma família, o sistema verifica se existem critérios de shelf life parametrizados para algum item relacionado a família. Caso exista, é apresentada uma mensagem de advertência informando que os critérios que estão sendo parametrizados para a família não serão considerados para os itens apresentados na mensagem.

Mais detalhes referentes aos critérios shelf life podem ser obtidos nos conceitos Critérios de Shelf Life e Sugestão Saída Automática.

Geração Automática de Critérios de Shelf Life

Objetivo da tela:

Permitir o cadastramento de critérios de shelf life definidos pelo cliente para uma faixa de família de itens ou itens.



Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Critério

Selecionar o critério a ser considerado para geração automática. As opções disponíveis são:

  Item;

  Família.

Cliente

Inserir uma faixa de clientes a ser considerada para definição dos critérios de shelf life.

Item

Selecionar uma faixa de códigos de itens a ser considerada para definição dos critérios de shelf life.

Nota:

Somente os itens que possuem controle de estoque por lote ou referência podem ter os critérios de shelf life definidos.

Esse campo somente é apresentado quando selecionado o critério Item.

Família

Selecionar uma faixa de código de família de itens a serem consideradas para definição dos critérios de shelf life.

Nota:

Somente as famílias que possuem controle de estoque por lote ou referência podem ter os critérios de shelf life definidos.

Esse campo somente é apresentado quando selecionado o critério família.

Qtde. Lotes Diferentes por Entrega

Inserir o número de lotes diferentes aceitos pelo cliente para cada entrega. Caso o cliente aceite qualquer variação de lote, deve ser informado o valor 0 (zero).

Nota:

Essa informação pode ser usada para facilitar os processos internos, organizar promoções ou para reduzir os custos de inspeção dos materiais.

Exemplo:
Um pedido de 1000 unidades do item "X" da família "Y", de um cliente que tenha determinado que aceita somente 1 (um) lote diferente por entrega, somente será separada se existirem no depósito as 1000 unidades de um mesmo lote. Caso tenha sido informado 2 (dois) o sistema considera até dois lotes diferentes para separação.

Tempo de Shelf Life (Vida Útil)

Inserir, em dias, o número de dias que faltam para vencimento dos itens da família.

Exemplo:
Quando o cliente identifica que o seu processo demora em média 15 dias para vender determinado produto depois de exposto, e esse demora mais 5 dias no processo de compra, transporte, recebimento e exposição, o cliente pode determinar que somente aceitará produtos com shelf life de no mínimo 20 dias.

Permite Separação Endereços Picking

Quando assinalado, determina que a separação pode ser feita em áreas de picking, quando o item for parametrizado como "Picking Exclusivo Endereços de Picking". Quando não assinalado, permite a retirada de endereços normais.

Importante:

Para áreas de picking, a alocação da retirada não é feita para um lote de um endereço específico, e sim para a área como um todo. Sendo assim, o item pode ser retirado de um lote diferente do sugerido inicialmente, portanto, não é possível garantir que determinado lote que atenderia aos critérios de “shelf life” no momento da sugestão, permanecerá disponível na confirmação da retirada.

O ideal é que os itens que possuem critérios de “shelf life” sejam armazenados somente em endereços normais, e não em áreas de picking. Mas, caso o item esteja também em áreas de picking, é recomendado deixar esse parâmetro desmarcado, indicando que a separação será feita somente nos endereços normais.

 

Conteúdos Relacionados:

Cliente (WM0110)

Família (WM0170)

Item (WM0108)