Retirada da Matéria-Prima Consumida na Produção
Para que a matéria prima utilizada no processo de fabricação seja retirada automaticamente de um depósito de WMS com base nas quantidades das ordens de produção sem que haja necessidade de realizar uma transferência manual, é necessário assinalar, no programa Parâmetros do Controle da Produção (CP0106), o campo Integração WMS e informar o lote WMS a ser utilizado para alocação das requisições que forem integradas ao WMS.
A integração entre requisições de produção e WMS somente é realizada por intermédio da alocação das ordens. As ordens podem ser alocadas pelas seguintes funções:
Importante:
A ordem também pode ser parametrizada para realizar a alocação automaticamente depois de seu cadastro, tornando desnecessário o acesso a algum dos três programas citados.
A integração das requisições de produção com o WMS funcionará da seguinte forma:
No momento da alocação, caso o depósito onde o material for reservado esteja parametrizado como WMS, será gerado um documento de saída no WMS com origem “Requisição Material Produção” na quantidade reservada dos itens;
A quantidade é alocada no estoque contábil normalmente, utilizando o lote parametrizado no programa Parâmetros do Controle da Produção (CP0106). Desta forma, a quantidade disponível dos itens será atualizada, porém não serão geradas alocações para lotes específicos até que o WMS indique os lotes separados;
Depois do término da separação física no WMS, a quantidade separada é atualizada na ordem de produção e a alocação será alterada. A quantidade alocada originalmente no depósito de WMS é desalocada e a quantidade separada é alocada no depósito de produção de acordo com o lote separado;
É gerada uma movimentação de estoque correspondente à transferência do saldo do depósito de WMS para o depósito de produção (TRA);
Depois do saldo ser disponibilizado no depósito de produção, é possível realizar as requisições de material normalmente;
Importante:
Todos os tipos de ordens de produção serão integrados ao WMS por meio da alocação (ordem por linha de serviço ou linha de processo).
Quando necessário que o WMS separe um lote específico para a produção, este lote deverá ser informado manualmente por intermédio do programa Manutenção de Alocações (CP0319).
Nos parâmetros do WMS, existe um parâmetro que permite indicar se as requisições de produção devem ser atualizadas automaticamente ou não. Se forem atualizadas automaticamente, a atualização do saldo nos depósitos será feita logo depois da movimentação física, sem intervenção do usuário. Se não forem atualizadas automaticamente, deverá ser feita manualmente pelo programa Liberação de Requisição de Materiais para Produção (WM0553).
A devolução de materiais para o WMS na desalocação das ordens de produção é realizado de acordo com a situação da movimentação física:
Separação não iniciada: a sugestão de retirada do item será desfeita, a quantidade retirada é alterada para a quantidade que restou (qtde. original – qtde. devolvida), e uma nova sugestão de retirada será feita. Caso a devolução seja da quantidade total, o item do documento é eliminado.
Separação iniciada: o mesmo tratamento da separação não iniciada. Porém somente é desfeita a sugestão do que não foi separado ainda. Se a nova quantidade for menor do que a quantidade já separada, não é permitido alterar a alocação.
Separação terminada: se o item não foi atualizado na produção, a desalocação não é permitida. Se o item já foi atualizado na produção o usuário poderá desalocar normalmente, pois o saldo já estará em um depósito de produção e fora do controle do WMS.
Um eventual retorno da produção, seja por devolução ou sobra, deve ser feito por intermédio do programa Transferência entre Depósitos (CE0206).