Árvore de páginas

Valor Presente Líquido (VPL)

O Valor Presente Líquido, também conhecido pela sigla VPL, é uma informação decisória também calculada pelo Simulador Financeiro.

Para o seu cálculo, é tomada como base a Taxa Mínima de Atratividade, ou TMA, a qual foi informada para o cenário da operação.

Normalmente é usada a taxa de mercado atual, mas, dependendo do cenário projetado, fica a critério de quem está fazendo a análise definir o valor da Taxa Mínima de Atratividade mais condizente com a realidade do mercado ou meta da empresa.

A análise do VPL é diferenciada para as aplicações e os empréstimos.

Nas operações de empréstimos, se o resultado do VPL é positivo, significa que o retorno do empréstimo é menor que o retorno da Taxa Mínima de Atratividade. Isso indica que a taxa real de juros do empréstimo é superior à TMA, ou seja, serão pagos mais juros do que o valor que seria pago com a Taxa Mínima de Atratividade. Se o resultado for negativo, significa que o empréstimo tem um retorno melhor que o esperado com a TMA informada.

Em aplicações, se o resultado do VPL é positivo, significa que o retorno da aplicação é maior que o retorno da taxa mínima de atratividade, ou seja, a aplicação vai render mais que o retorno mínimo desejado. Se o resultado for negativo, significa que a aplicação vai render menor que o retorno desejado.

Nas comparações entre operações, o empréstimo com o maior VPL é o que proporciona o menor retorno.

Já no caso de aplicações, aquela que tiver o maior VPL é a operação que proporciona o maior retorno.