Custo Efetivo Total (CET)
O Custo Efetivo Total (CET), também conhecido pela sigla CET, demonstra as efetivas condições da operação, dado que no seu cálculo são considerados os encargos financeiros, tributos, seguros e todas as demais despesas decorrentes da operação. Com ele, é possível a comparação entre as diversas propostas de crédito de mesmo valor e de mesma natureza, de uma ou de diversas instituições financeiras, permitindo compará-las de uma maneira padronizada.
O cálculo do CET considera também como custo da operação, a variação cambial da operação. Isso para visualizar os impactos das projeções nas operações e também para permitir comparar, por exemplo, uma operação em dólar e uma outra em real. Os valores convertidos para reais é que serão considerados no cálculo do CET.
Nos empréstimos do CET, considera também como custo da operação a variação cambial da operação. Isso para visualizar os impactos das projeções nas operações e também para permitir comparar, por exemplo, uma operação em dólar com outra em real. Os valores convertidos para reais é que serão considerados no cálculo do CET.
Nos empréstimos, o CET representa o custo total do empréstimo, considerando todos os valores pagos, incluindo encargos e impostos.
Nas aplicações, o CET representa o rendimento efetivo da aplicação, descontando os encargos e impostos.
O CET é expresso em forma de taxa anual, com duas casas decimais.