Árvore de páginas

Estornar/Cancelar Operação Financeira de Aplicação - APL700AA

Visão Geral do Programa

É possível efetuar o estorno de operações/movimentos contabilizadas e não contabilizadas. Se já estiver contabilizado, o estorno gerado é contábil, sendo os lançamentos contábeis deste, exatamente o oposto do movimento contabilizado e, caso não tenha sido contabilizado, o movimento de estorno não terá efeito contábil, assim como o movimento estornado.

O estorno de um movimento representa o zeramento dele, efetuando contabilmente os lançamentos inversos ao da sua implantação. O cancelamento é a eliminação do movimento.

Para todos os estornos efetuados são criados movimentos de estorno permitindo desta forma a rastreabilidade dos movimentos, apontando: o usuário, data e hora em que foi efetuado.

Para movimentos que gerem movimentação em conta corrente, o sistema gera um movimento com o oposto do movimento estornado, caracterizando assim um estorno do movimento em conta corrente.

Os estornos e cancelamentos devem ser efetuados em ordem decrescente de data.

Não há como desfazer o cancelamento ou estorno de uma aplicação ou de um movimento.

Importante:

Todos os movimentos estornados que foram integrados com o Fluxo de Caixa serão estornados. No caso do Caixa e Bancos, caso seja um estorno, o movimento não é eliminado e sim criado um movimento inverso caracterizando o estorno pelo banco. No caso de um cancelamento, o movimento será eliminado.

Os movimentos que podem ser estornados são:

Correção: O movimento de correção estornado passa a ter o status de estornado. Para este movimento é criado um movimento de Estorno Correção, sendo este movimento vinculado ao movimento de correção estornado. Após efetuado o estorno, o saldo é refeito da seguinte forma:

Saldo = Saldo Anterior - Valor Movimento Correção

Também são estornados os movimentos de impostos gerados pela correção.

Correção Competência: O movimento de correção competência estornado passa a ter o status de estornado. Para este movimento é criado um movimento de Estorno Corr Ctbl, sendo este movimento vinculado ao movimento de correção estornado. Após efetuado o estorno não há necessidade de ser refeito o saldo da aplicação, sendo que, este movimento não tem influência sobre o saldo.

Resgate: O movimento de resgate estornado passa a ter o status de estornado. Para este movimento é criado um movimento de Estorno Resgate, sendo este movimento vinculado ao movimento de resgate estornado.

Após efetuado o estorno, o saldo é refeito da seguinte forma:

Saldo = Saldo Anterior + Valor Movimento Resgate

Os movimentos de impostos e despesas bancárias geradas no resgate também são estornados no momento do estorno do resgate.

Impostos: O movimento de imposto pode ser estornado mesmo que os seus movimentos de origem não sejam estornados.

O movimento de imposto estornado passa a ter o status de estornado. Para o estorno é criado um movimento de Estorno Imposto.

De acordo com o tipo de apropriação do imposto (abate saldo/gera movto c/c) o sistema deve recalcular o saldo da aplicação ou estornar o movimento de conta corrente criado. O saldo da aplicação é recalculado da seguinte forma:

Saldo = Saldo Anterior + Valor Movimento Imposto.

Nota:

O saldo apenas será recalculado se o tipo de apropriação for Abate Saldo.

Quando estornado um imposto gerado no último dia do mês, de acordo com a regra dos fundos de investimento, será armazenado na operação financeira a data do último cálculo do imposto, o último como a data do último dia útil do mês anterior, permitindo o recálculo dos valores referentes aos impostos.

Despesas Bancárias: O movimento de despesas bancárias pode ser estornado mesmo que os seus movimentos de origem não sejam estornados. O movimento de despesa bancária estornada passa a ter o status de estornado. Para o estorno é criado um movimento de Estorno Desp Bcia. De acordo com o tipo de apropriação da despesa bancária (abate saldo/gera movto c/c) o sistema deve recalcular o saldo da aplicação ou estornar o movimento de conta corrente criado. O saldo da aplicação é recalculado da seguinte maneira:

Saldo = Saldo Anterior + Valor Movimento Despesa Bancária.

Nota:

O saldo apenas será recalculado se o tipo de apropriação for Abate Saldo.

Equalização Swap: Os movimentos de equalização de swap podem ser estornados desde que em ordem cronológica de lançamento.

O movimento de equalização de swap não altera o saldo da aplicação, simplesmente gera movimento na conta corrente de acordo com o valor da equalização. Os movimentos de impostos gerados na equalização também são estornados ao ser estornado a equalização.

Acerto de Valor a Maior e a Menor: Não é permitido estorno ou cancelamento se os movimentos com data superior são do tipo ‘alteração não ctbl’. No caso de estorno ou cancelamento de movimento de Acerto de Valor a Maior, o valor do movimento é reduzido do saldo da operação e no caso de estorno ou cancelamento de movimento de Acerto de Valor a Menor, o valor do movimento é acrescido no saldo da operação. Se for estorno, é criado um movimento de Estorno de Acerto de Valor a Maior ou a Menor, e se for cancelamento, os movimentos de Acerto de Valor são eliminados.

Variação Cambial: Os movimentos de variação cambial que podem ser estornados ou cancelados devem estar ligados ao resgate, pagamento ou acerto de valor, dos movimentos que os geraram. Quando o movimento de variação for gerado no momento da correção, devem ser cancelados ou estornados os movimentos de correção e juros também.

Cancelamento de Operações/Movimentos Aplicação: As operações/movimentos de aplicação que podem ser cancelados seguem a mesma regra de estorno, somente com a diferença que o cancelamento determina a eliminação de seu registro da base de dados, não permitindo desta forma a rastreabilidade dos movimentos. Somente pode ser efetuado o cancelamento de Movimentos de Aplicações não contabilizados. Ao efetuar o cancelamento de uma aplicação, todos os movimentos relacionados também são cancelados.

Juros: O movimento de juros estornado passa a ter o “status” de estornado. Para este movimento é criado um movimento de “Estorno de Juros”, sendo este movimento vinculado ao movimento de juros estornado. Após de efetuado o estorno, o saldo é refeito da seguinte forma:

Saldo = Saldo Anterior - Valor Movimento Juros

Também são estornados os movimentos de impostos gerados pelos juros.

No caso de estorno de correção, juros ou variação cambial os demais movimentos da mesma data de juros, correção e variação cambial são estornados automaticamente.

Importante:

Ao efetuar o estorno ou cancelamento de um movimento de imposto o sistema verificará se existe relacionado no Saldo IOF Pendente, caso exista, ele será estornado ou eliminado.

Veja mais informações na descrição do conceito Cálculo do Imposto de Renda para Fundos de Investimento.

O número de decimais mostrados para os valores, varia de acordo com o número de decimais do indicador econômico da operação, ou de acordo com o movimento em questão conforme abaixo:

- Variação Cambial:

Segue o número de decimais da moeda do movimento, pois tem o objetivo de controlar o valor da operação nas moedas parametrizadas para armazenar valor.

- Imposto e Despesa Bancária:

Serão sempre gerados em dois decimais, pois como regra de mercado não faz sentido serem gerados em mais decimais.

- Demais movimentos que alteram o saldo da operação.

Seguem a quantidade de decimais da moeda da operação, variando somente o valor do movimento na moeda, que segue a quantidade de decimais da moeda do movimento (Conta Corrente).

Estorno de Aplicação/Movimentos

Objetivo da tela:

Permitir o estorno/cancelamento das operações financeiras ou somente os movimentos relacionados.

Nota:

Para efetuar o estorno ou cancelamento de uma Operação de Aplicação deve-se somente inserir os códigos do Banco, Produto Financeiro e Operação Financeira acionar o Botão Entra, assinalar a opção Aplicação e para efetuar o estorno acionar o Botão Estorno e para efetuar o cancelamento acionar o Botão Cancelar.

Para efetuar o estorno ou cancelamento de um movimento deve-se somente inserir os códigos do Banco, Produto Financeiro e Operação Financeira acionar o Botão Entra, assinalar a opção Movimentos, selecionar o movimento que deve ser estornado. Para efetuar o estorno acionar o Botão Estorno e para efetuar o cancelamento acionar o Botão Cancelar.

Ao acionar o botão Estorno é solicitada ao usuário a data para o estorno e confirmação do estorno, após esta confirmação é criado um movimento de estorno, passando a situação da operação para Estornada.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Estorno

Quando assinalado, permite efetuar o estorno do movimento.

Cancelar

Quando assinalado, permite efetuar o cancelamento do movimento.

 

Conteúdos Relacionados:

Correção

Correção Competência

Resgate

Impostos

Despesas Bancárias

Equalização Swap

Cancelamento de Movimentos Aplicação