Árvore de páginas

Manutenção Contas Produto Financeiro - APL022AA

Visão Geral do Programa

A integração entre o módulo Aplicações e Empréstimos e o módulo Contabilidade é uma das grandes vantagens do Datasul EMS 5.0.

Basicamente todas as movimentações do módulo Aplicações e Empréstimos geram transações contábeis. Nessa função são implementadas as devidas contas contábeis utilizadas para cada movimentação.

A Conta Contábil do Produto Financeiro pode ser determinada de duas formas:

1 – Para um Banco e Produto Financeiro específicos.

Exemplo:
Empresa:                     MOV

Produto Financeiro:       Aplic CDI – Aplicação com CDI

Banco:                         001 – Banco Modelo S/A

Finalidade Contábil:       Saldo

Sequência:                   1

Inicio Validade:             01/01/2001

Fim Validade:               31/12/2001

Plano Contas:               Geral

Conta Contábil:             11111.11111 – Conta Saldo Aplicação

Sempre que efetuada alguma movimentação com o produto financeiro “Aplic CDI” para o Banco Modelo S/A, é efetuado a contabilização na Conta Saldo Aplicação – 11111.11111

2 – Para um Produto Financeiro específico mas não informado Banco.

Dessa forma a Conta Contábil em questão é utilizado para os lançamentos de todos os Bancos.

Exemplo:
Empresa:                     MOV

Produto Financeiro:       Aplic CDI – Aplicação com CDI

Banco:                                                

Finalidade Contábil:       Saldo

Sequência:                   1

Inicio Validade:             01/01/2001

Fim Validade:               31/12/2001

Plano Contas:               Geral

Conta Contábil:             11111.11111 – Conta Saldo Aplicação

Assim, sempre que efetuada alguma movimentação em uma aplicação com o Produto Financeiro “Aplic CDI”, independente do Banco, é efetuado a contabilização na Conta Contábil Saldo Aplicação – 11111.11111

Nota:

O sistema respeita caso esteja cadastrada a conta para um banco específico.

Caso ao contas sejam alteradas, os movimentos já gerados não sofrerão alterações podendo o usuário proceder das seguintes formas:

a) Estornar / Cancelar e Refazer

b) Acertos diretamente na contabilidade

Manutenção Contas Produto Financeiro

Objetivo da tela:

Permitir definir as contas contábeis a serem utilizadas nas movimentações realizadas no módulo Aplicações e Empréstimos.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui

Vai para a tela Inclui Conta Produto Financeiro.

Ao acionar esse botão permite a inclusão de Conta Contábil para os Produtos Financeiros.

Distribuição de Contas  de Classificação

Quando acionado, é apresentada a tela Distribuição de Contas de Classificação (APL026ZB), na qual é possível definir os tipos e percentuais de distribuição de contas contábeis utilizadas nas avaliações de mercado, pois cada finalidade contábil possui formas de contabilização diferenciadas.

Importante:

Esse botão somente é habilitado quando a finalidade selecionada for:

  • Destinados a Negociação.

  • Mantidos até o Vencimento.

  • Disponíveis para Venda.

Inclui Conta Produto Financeiro

Objetivo da tela:

Permitir determinar as Contas Contábeis para os Produtos Financeiros.

 

Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Empresa

Inserir o código da Empresa relacionada ao processo.

Produto Financeiro

Inserir o código do Produto Financeiro que deve ser inserido a conta contábil.

Banco

Inserir o código do Banco relacionado ao Produto Financeiro para o qual deve ser informada a conta contábil.

Importante:

O preenchimento desse campo não é obrigatório, sendo que, se o mesmo não for informado a conta contábil informada é valido para todos os Bancos.

Finalidade Contábil

Inserir a Finalidade Contábil da Conta Contábil. Ver detalhes no campo Finalidade Contábil.

Seqüência

Inserir o número de sequência para o registro.

Inicio Validade

Inserir a data de início de validade da conta contábil do produto financeiro.

Fim Validade

Inserir a data final de validade da conta contábil do produto financeiro.

Plano Contas

Inserir o código do plano de contas.

Plano de Contas é um conjunto de normas e intitulações sobre contas, destinado a servir de guia e modelo para os trabalhos de registro e demonstração de fatos patrimoniais; previsão das contas a serem utilizadas em um sistema de escrituração e estudo prévio de contas destinado a estabelecer a normalização de registros contábeis.

Conta Contábil

Inserir o código da conta contábil.

Conta Contábil são contas que devem receber os lançamentos de fatos contábeis.

Campo Finalidade Contábil

Objetivo do campo:

Para inserir a Finalidade Contábil deve-se verificar o Tipo de Produto relacionado ao Produto Financeiro.

 

Tipo de Produto Aplicação
  • Saldo: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para o controle contábil do saldo das aplicações. Esse é o tipo que deve ser utilizado no controle de saldo de aplicações. Na contabilidade ela representa a conta de aplicações. Por exemplo em uma conta de saldo de aplicação, cada vez que a aplicação é corrigida ou aumentada essa conta tem o saldo aumentado e cada vez que é efetuado resgate na aplicação consequentemente o saldo dessa conta é diminuído.
  • Saldo Juros: Quando selecionado essa opção, determina a implementação da conta contábil para o controle do saldo dos juros das aplicações. Esse é o tipo que deve ser utilizado no controle de saldo dos juros de aplicações.
  • Imposto: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para o controle dos impostos gerados na aplicação. Esse tipo de conta não é obrigatório no momento do imposto, caso essa conta não esteja cadastrada o sistema utilizará a conta de débito cadastrada no histórico do imposto para a empresa.
  • Despesa: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para contabilização dos valores de despesas bancárias.
  • Correção: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar os valores de correção dos valores das aplicações. Esses valores são normalmente movimentados quando efetuada transação de correção de aplicações.
  • Juros: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar os valores movimentados de juros recebidos. Esses valores de juros são normalmente movimentados quando efetuada o resgate de aplicação. O valor de juros recebido é contabilizado na conta contábil determinada nessa função.
  • Equalização: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar os valores de Equalização.
  • Variação Cambial: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar os valores de Variação Cambial.
  • Variação Cambial Juros: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar os valores dos juros da Variação Cambial.
  • Variação Cambial Negativa: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar os valores de Variação Cambial Negativa.
  • Variação Cambial Negativa de Juros: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar os juros da variação cambial negativa.

 

Tipo de Produto Empréstimo

  • Saldo Curto Prazo: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para o controle contábil do saldo dos empréstimos a curto prazo. Esse é o tipo que deve ser utilizado no controle de saldo de empréstimos. Na contabilidade ela representa a conta de empréstimos. Por exemplo em uma conta saldo de empréstimos, cada vez que o empréstimo é aumentado essa conta tem o saldo aumentado e cada vez que é efetuada liquidação de empréstimos consequentemente o saldo dessa conta é diminuído.
  • Saldo Juros Curto Prazo: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para o controle contábil do saldo dos juros de empréstimos a curto prazo. Esse é o tipo que deve ser utilizado no controle de saldo de juros a curto prazo.
  • Saldo Longo Prazo: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para o controle contábil do saldo dos empréstimos a longo prazo. Esse é o tipo que deve ser utilizado no controle de saldo de empréstimos. Na contabilidade ela representa a conta de empréstimos. Por exemplo em uma conta saldo de empréstimos, cada vez que o empréstimo é aumentado essa conta tem o saldo aumentado e cada vez que é efetuada liquidação de empréstimos consequentemente o saldo dessa conta é diminuído.
  • Saldo Juros Longo Prazo: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para o controle contábil do saldo dos juros de empréstimos a curto prazo. Esse é o tipo que deve ser utilizado no controle de saldo de juros a curto prazo.
  • Imposto: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para o controle dos impostos gerados nos empréstimos.
  • Despesa: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para contabilização dos valores de despesas bancária.
  • Correção: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar valores de correção. Esses valores são normalmente movimentados quando efetuada transação de correção de valores de empréstimos.
  • Juros: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar os valores de juros provenientes pela tomada de empréstimos. O valor de juros calculados é contabilizado na conta contábil determinada nessa função.
  • Comissão Del Credere: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar os valores de comissão Del-Credere.
  • Multa Atraso: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar os valores movimentados de multa paga. Esses valores de multa são normalmente movimentados quando efetuada baixa de empréstimos pagos com multa por atraso no pagamento. Essa multa paga é contabilizada na conta contábil determinada nessa função.
  • Juros Atraso: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar os valores movimentados de juros pagos. Esses valores de juros são normalmente movimentados quando efetuada baixa de empréstimos pagos com juros por atraso no pagamento. O valor de juros pago é contabilizado na conta contábil determinada nesta função.
  • Desconto: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar os valores de desconto obtido.
  • Variação Cambial: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar os valores movimentados de variação cambial.
  • Variação Cambial Juros: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar os valores dos juros da variação cambial.
  • Transitória APB: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil a ser utilizada na geração das apropriações contábeis, quando o pagamento integra com o Contas a Pagar.
  • Variação Cambial Negativa: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar os valores de variação cambial negativa.
  • Variação Cambial Negativa Juros: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar os juros da variação cambial negativa.
  • Destinados a Negociação: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para adquiridos com a intenção de negociação.
  • Mantidos até o Vencimento: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para adquiridos com a intenção e a capacidade de mantê-los até a data de seu vencimento.
  • Disponíveis para Venda: Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil para adquiridos e que não se enquadrem nas opções Destinados a Negociação e Mantidos até o Vencimento.
  • Empréstimos e Recebíveis: Não gera apropriação contábil, disponível para futuras implementações.

Importante:

As contas de “Saldo Juros”, “Saldo Juros Curto Prazo” e “Saldo Juros Longo Prazo”, devem ser cadastradas como contas contábeis de integração para o módulo Aplicações e Empréstimos com a finalidade contábil “Saldo”.

As contas de “Variação Cambial Juros” e “Variação Cambial Negativa de Juros”, devem ser cadastradas como contas contábeis de integração para o módulo Aplicações e Empréstimos e com a finalidade contábil “Variação Cambial”.

 

Conteúdos Relacionados:

Conta Contábil Produto Financeiro

Separação Contábil do Valor Principal e Juros

Manutenção Conta Contábil Integração (UTB033AA)

Manutenção Empresa (UTB069AA)

Manutenção Produto Financeiro (APL005AA)

Manutenção Banco (UTB098AB)

Manutenção Plano de Contas (UTB080AA)