Árvore de páginas

Geração de correção monetária na contabilização do Módulo Ativo Fixo do Datasul EMS 5

A correção monetária pode ser gerada nas seguintes situações:

1 - Quando houve variação do indicador econômico parametrizado para correção monetária, em um determinado período.

2 - Quando no final da vida útil de um bem, e se no último cálculo ocorrer uma pequena diferença entre o total da depreciação acumulada e o valor original, dessa diferença é gerada uma correção.

3 - No tipo de cálculo do tipo Correção Monetária é informada a finalidade base para correção monetária.

4 - No critério de cálculo da empresa pode-se definir se a empresa irá sofrer correção monetária ou não, mesmo que tenha variação do indicador parametrizado como base de correção, se no critério de cálculo da empresa estiver parametrizado para que este não ocorra, não será gerada a correção monetária.

5 - Caso não tenha nenhum registro cadastrado no critério de cálculo da empresa e houver variação do indicador parametrizado como base de correção, será gerado um registro de correção.

Exemplos:

- O sistema verifica esta variação pela cotação do primeiro dia do mês atual com o valor da cotação do primeiro dia do mês subsequente.

Se irá calcular o mês de maio de 2000, o sistema irá verificar se houve variação da cotação do dia 01/05/2000 em relação à 01/06/2000, caso tenha variação, será gerada uma correção monetária no dia 31/05/2000.

- Se um determinado bem patrimonial sofreu alguma movimentação no meio do período, a forma de verificação das datas fica da seguinte forma: Se irá calcular o mês de maio de 2000 e um bem patrimonial teve um movimento de baixa em 15/05/2000, o sistema irá verificar se houve variação da cotação do dia 01/05/2000, em relação à 16/05/2000, caso tenha variação será gerada uma correção monetária no dia 15/05/2000.