Importar Extratos Bancários
Visão Geral do Programa
Permite ao usuário efetuar a importação de extratos bancários pertencentes a vários bancos, com o objetivo de fazer a conciliação dos movimentos desses extratos com os movimentos existentes na empresa.
Para que a importação ocorra de forma correta, é necessário verificar se o código do banco no arquivo de importação é o mesmo informado para o campo Código do Sistema Nacional Bancário, no programa Manutenção Bancos. A agência bancária também deverá ser igual a agência existente no arquivo de importação e o mesmo ocorre com a conta corrente, que deve possuir conteúdo igual ao que está no arquivo.
No momento da importação do Extrato, o sistema irá verificar o cadastro de Regras para Criação Automática de Movimentos, onde são definidas regras para cada banco, que permitem identificar os movimentos que estão sendo importados no extrato e criar movimentos correspondentes na Conta Corrente, tendo a opção de criá-los como conciliados ou não. A importação apresentará no LOG, os erros ocorridos na criação ou na conciliação destes movimentos, que forem criados a partir das regras.
Caminho Básico
01. Determinar um conjunto de contas correntes da qual serão importados os extratos.
Nota:
Caso seja necessária uma nova importação de um extrato, é necessário antes efetuar a eliminação da importação já efetuada. Caso esse procedimento não seja executado, ocorrerá a duplicidade de informações.
Na importação dos extratos bancários, é necessário informar a Unidade de Fechamento de Caixa (UFC). Dessa forma, o usuário somente poderá importar extratos de contas correntes relacionadas às Unidades de Fechamento de Caixa em que o mesmo tem permissão de acesso.
Caminho(s) Alternativo(s)
Importar extrato bancário
01. Selecionar o extrato bancário que se deseja importar.
02. Acionar Executar ou Executar todos.
Nota:
Ao acionar Executar Todos serão considerados na importação todos os extratos apresentados.
03. Apresenta o log de execução da importação de extrato.
Adicionar extrato bancário
01. Acionar Adicionar.
02. Selecionar o tipo de conjunto para a importação dos extratos da conta corrente.
Nota:
Os tipos de conjunto disponíveis são:
1 – Conta Corrente – quando selecionado, é possível inserir uma faixa de contas correntes que devem ser consideradas para a importação dos extratos.
2 – Individual – quando selecionado, deve ser informada uma única conta corrente que deve ser considerada para a importação de extratos.
03. Selecionar os parâmetros necessários à importação dos extratos bancários.
Nota:
Inserir o código do banco relacionado à importação de extratos, o código que represente o layout de extrato, definindo assim, como os atributos estarão dispostos internamente no arquivo de importação.
O campo Transfere quando assinalado, determina que o arquivo importado deve ser transferido do diretório de origem para um diretório de backup, após sua importação, nesses casos, habilita o campo Diretório.
04. Acionar Salvar ao final para gravar o registro, ou acionar Salvar e Continuar, neste caso, salva o registro e mantém a tela aberta para inserir um novo registro. Acionar Cancelar para não efetuar as informações digitadas.
Alterar registro de importação de extrato bancário
01. Selecionar o extrato bancário que se deseja alterar.
02. Acionar Alterar.
03. Permite modificar as informações disponíveis.
Nota:
Mesmos procedimentos utilizados no caminho alternativo Adicionar extrato bancário.
Remover registro de importação de extrato bancário
01. Selecionar o extrato bancário que se deseja remover.
02. Acionar Remover.
Nota:
Ao acionar Remover, solicita confirmação da remoção para prosseguir.
Limpar lista de registros de importação de extrato bancário
01. Acionar Limpar Lista.
Nota:
Ao acionar Limpar Lista, solicita confirmação para eliminação de todos os registros apresentados.