Árvore de páginas

Parametrização do Planejamento para Uso do Fator de Concentração/PPM

O fator de concentração ou PPM (Parte por Milhão) é o percentual do princípio ativo de um item contido em um composto. Itens com essa característica são geralmente utilizados em indústrias farmacêuticas, alimentícias e químicas.

A concentração é informada em percentual (%) e PPM em um número decimal. Concentração e PPM indicam exatamente a mesma coisa, porém com uma representação numérica diferente. Geralmente utiliza-se PPM para expressar quantidades pequenas, que assumem um valor muito baixo quando expressas em termos percentuais.

Exemplo de conversão de um item concentrado para PPM:
Se tomarmos 1.000 kg (1.000.000 g) de um item que contenha 1 g de um determinado componente, é correto dizer que o item contém 1 PPM (uma parte por milhão) do componente, o que equivale a 0,0001%.

Para dar forma e uma maior estabilidade física ao composto, é utilizado um elemento sem princípio ativo denominado Veículo.

O controle de estoque de itens dessa natureza é sempre feito por lote, já que cada lote possui o seu percentual do princípio ativo aferido pelo controle de qualidade da empresa.

Não há necessidade de parametrização adicional àquelas já efetuadas nos programas de Cadastros Gerais e Controle da Produção. Uma vez parametrizado, o módulo Planejamento da Produção habilita a funcionalidade do Fator de Concentração/PPM pelo programa Cálculo do Planejamento (PL0501).

Importante:

Para a utilização de Fator de Concentração/PPM é necessário que o cliente solicite a habilitação junto a TOTVS.