Árvore de páginas

Geração Radar TISS - AF0710A

Este programa tem por objetivo emitir os dados de atenção à saúde realizada em beneficiários de planos privados de assistência à saúde, informados à operadora por seus prestadores de serviços de saúde contratados, credenciados ou próprios.

 

O que é RADAR TISS? 

Público Alvo

Operadoras de planos privados de assistência à saúde, com registro ativo na ANS, em 01 de outubro de 2014, exceto as classificadas como Administradoras de Benefícios.

O cliente deve emitir o relatório de Radar TISS e colocar as informações diretamente no site da ANS.

 

Objeto

Dados de atenção à saúde realizada em beneficiários de planos privados de assistência à saúde, informados à operadora por seus prestadores de serviços de saúde contratados, credenciados ou próprios, inclusive os dados oriundos de reembolso e ainda os dados informados por outras operadoras quando estas realizarem o atendimento do beneficiário em sua rede de prestadores (rede indireta). A operadora deve enviar os dados de atenção à saúde realizada em beneficiários com os quais mantém contrato de plano privado de assistência à saúde.

 

Coleta dos dados

O envio dos dados da pesquisa, devido pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde, convocadas por meio de Requerimento de Informações, será realizado através de formulário eletrônico RADAR TISS <ano> disponível em www.ans.gov.br, com acesso restrito através de login e senha da operadora.

 

Informações Solicitadas pela ANS

As informações estão divididas em QUESTÕES de 1 à 11 a serem respondidas, pela operadora, diretamente no site da ANS.

O Programa do TOTVS12 – Gestão de Planos, apenas emite as informações das QUESTÕES 1,2 e 3, conforme telas a seguir.

 

Tela Questões 1 (Valor total dos eventos de atenção à saúde por grupo e origem)

Como os valores serão acumulados?

  • Rede contratada/credenciada: Valores da produção do prestador, na situação em que o prestador é da rede contratada, separados por itens assistenciais.
  • Serviço Próprio: Valores da produção do prestador, na situação em que o prestador é da rede contratada, separados por itens assistenciais.
  • Reembolso e Outros: Valores das guias de reembolso, geradas através do módulo de Atendimento ao Público, pagos a prestadores de reembolso identificados pelo campo Ree. = Sim, do cadastro de prestadores, separados por itens assistenciais. E, também, Valores de reembolso provenientes do Revisão de contas médicas, onde a transação do movimento indica reembolso e os movimentos são de reembolso.
  • Valor exclusivamente com utilização da TUSS: Valores da produção do prestador (procedimentos e insumos), informados em código TUSS, identificados através do tipo de tabela 16,17, 22 (procedimentos) ou 18,19, 20 (insumos). 

Tela Questões 2 (Valor total dos eventos de atenção à saúde por modelo de remuneração) 

Como os valores serão acumulados? 

Item 2.4: Valores das guias de reembolso, geradas através do módulo de Atendimento ao Público, pagos a prestadores de reembolso identificados pelo campo Ree. = Sim, do cadastro de prestadores (CG0210Y). E, também, Valores de reembolso provenientes do Revisão de contas médicas onde a transação do movimento indica reembolso e os movimentos são de reembolso.

Item 2.3: Valores de produção do prestador, na situação em que a operadora (A) faz o pagamento à operadora (B). A operadora é identificada onde a unidade do prestador de pagamento é diferente da unidade dos parâmetros do cadastro de planos.

 

Tela Questões 3 (Verificação de elegibilidade do beneficiário):

Como os valores são acumulados?

Por exemplo em relação à linha Biometria e coluna item assistencial consultas: para cada movimento o sistema acessa o cadastro de clínica do prestador e se o campo “Exige Biometria Benef” for igual a sim e no cadastro Manutenção Transação Movimento (RC0110F), campo “Classif. Radar TISS” = Consultas, será contado 1 quantidade no item assistencial consultas.

E segue assim para cada linha x coluna, conforme indicadores abaixo descritos.

  • Biometria: cadastro de clínica do prestador (AC0210H), campo Exige Biometria Benef = Sim
  • Leitura eletrônica do cartão: cadastro de clínica do prestador, campo Leitora Cartão = Sim
  • Forma não eletrônica: cadastro de clínica do prestador, campo Capturar Biometria = Não e campo Possui Leitora Cartão =Não.
  • Outros Métodos eletrônicos: Não são informados.

A Quantidade é separada por tipo de item assistência. O item assistencial é verificado através da Manutenção Transação Movimento (RC0110F), campo “Classif. Radar TISS”.

 

Executar o programa “Geração Radar TISS (AF0710A)”

Objetivo da tela:

Emitir os dados de atenção à saúde realizada em beneficiários de planos privados de assistência à saúde, informados à operadora por seus prestadores de serviços de saúde contratados, credenciados ou próprios.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Arquivo

Informar o tipo de saída onde será gerado o relatório.

Seleção

Selecionar dados para emitir o relatório do Radar TISS.

Geração

Executar a geração do relatório do Radar TISS.

Saída

Sai da funcionalidade.

 

BOTÃO ARQUIVO


BOTÃO SELEÇÃO 


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Período inicial e final

Informar a data, para selecionar os títulos do pagamento, os movimentos provisionados e os reembolsos a serem emitidos no radar TISS.

  • A seleção dos títulos do pagamento se dará através da data da produção dos títulos, informada no momento do cálculo do pagamento do prestador.
  • A seleção dos movimentos provisionados se dará através da data de atualização dos movimentos.
  • A seleção dos movimentos de reembolso se dará através da data da solicitação do reembolso.

Unid. inicial e final

Informar o código da unidade do prestador, para selecionar os registros a serem impressos. O código da unidade do prestador deverá estar cadastrada na Manutenção Prestadores (CG0210Y).

Prestador inicial e final

Informar o código do prestador, para selecionar os registros a serem impressos. O código do prestador deverá estar cadastrada na Manutenção Prestadores (CG0210Y).

Esp. inicial e final

Informar o código da espécie do título do prestador, para selecionar os registros a serem impressos. A espécie do título está disponível no cadastro de Espécies de documentos do sistema EMS.

Modalidade

Será aberto um browser com as modalidades de comercialização do plano de saúde, para que sejam marcadas as modalidades dos movimentos que devem ser processados. Somente serão lidos os movimentos cujas modalidades foram marcadas e confirmadas (F1-Confirma). O código da modalidade está disponível no cadastro Manutenção Modalidade (PR010A).

 

BOTÃO GERAÇÃO

Ao teclar no botão Geração, inicia a geração do relatório para o preenchimento do quadro do radar TISS.

 

Conteúdos Relacionados: