Árvore de páginas

Manutenção Parâmetros Empresa Cargos e Salários - CA0801

Visão Geral do Programa

Permitir o cadastro das informações gerais da empresa, as quais serão utilizadas nas funções disponíveis no módulo de Cargos e Salários.

Pré-requisitos:

São pré-requisitos para a execução dessa função:

Parâmetros Empresa – Pasta Permissão

Objetivo da tela:

Ao selecionar a função Parâmetros Empresa - Pasta Permissão, é possível realizar o cadastro das informações gerais da empresa.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Empresa

Exibe o código e descrição da empresa em uso pelo usuário. 

Utiliza Cargos e Salários

Quando selecionado, indica que a empresa está efetivamente usando o sistema de Cargos e Salários.

Importante:

Quando esse campo estiver assinalado, as tabelas salariais a serem utilizadas pela Folha de Pagamento são atualizadas apenas por Cargos e Salários. Nessa situação, o cadastramento de cargos deve ser realizado unicamente por Cargos e Salários. Esse campo somente poderá ser selecionado após todos os funcionários possuírem uma região e tabela válidas.

Grupo de Usuários

Selecionar o código do grupo de usuários com permissão para realizar manutenção de propostas, para a data mínima, depois da data de encerramento e antes do bloqueio das propostas.

Importante:

Com esse procedimento o cliente tem condições de limitar e controlar os funcionários que tem possibilidade de efetuar alterações após a data de encerramento.

  

Parâmetros Empresa – Pasta Propostas

Objetivo da tela:

Ao selecionar a função Parâmetros Empresa - Pasta Proposta, é possível inserir as informações correspondentes as propostas salariais a serem apresentadas.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Bloqueio Propostas

Quando selecionado, indica que a autorização para cadastramento e manutenção de propostas salariais será desabilitada.

Importante:

Sendo assim, é possível executar os procedimentos de Projeção Salarial.

Não é permitida qualquer tentativa de incluir / alterar propostas, independente da data de encerramento e data mínima. 

Exemplo I:

Data Mínima: 09/1998 (mês da folha ainda não calculada, a qual deve ser atualizada pelo usuário).

Data Encerramento: 25/09/1998 (data final para apresentação de propostas salariais a serem consideradas para o mês corrente).

Até essa data, qualquer pessoa habilitada consegue incluir / alterar propostas. Também podem ser incluídas propostas para o mês seguinte ou anterior. As informações apresentadas com data posterior à informada, vale automaticamente para o mês seguinte. Após essa data, somente aqueles que fizerem parte do grupo com permissão especial para realizar alterações, como por exemplo o pessoal do RH da empresa, podem efetuar a apresentação de propostas. Todas as propostas a serem pagas na Data Mínima (09/1998), devem ser feitas até a Data de Encerramento (25/09/1998).

Exemplo II:

Mês do Cálculo: 06/1998.

Data de Encerramento: 25/06/1998.

As pessoas só terão até o dia 25/06/1998 para efetuar suas liberações para o mês do cálculo (06/1998), exceto as autorizadas, as quais poderão liberar até o último dia do mês. Entretanto, as propostas podem ser incluídas e liberadas para os meses posteriores ao mês de junho (06/1998). 

Atualiza Data Encerramento

Quando selecionado, indica que a data de encerramento das propostas será atualizada automaticamente quando do encerramento mensal da Folha de Pagamento.

Importante:

Sendo assim, o sistema verifica a data informada no campo Encerramento com o mês seguinte ao do encerramento da Folha de Pagamento (próximo período da folha).

Exemplo:

Data de Encerramento: 25/01/2004.

Quando da virada da folha para o mês de Fevereiro de 2004, a qual ocorre por intermédio do programa Encerramento Mensal (FP3200), a data informada no campo Encerramento será 25/02/2004, sempre que o campo Atualiza Data Encerramento estiver selecionado. 

Encerramento

Inserir a data na qual será encerrado o cadastro de propostas salariais pelas áreas. 

Previsão Liberação

Inserir a data mínima para a liberação de propostas. 

Evolução Horizontal

De acordo com a Evolução Horizontal adotada pela empresa, existem faixas salariais estimadas para cada período da carreira de um funcionário. Caso ocorra a necessidade de enquadrar algum funcionário por intermédio de reajuste, a diferença de seu salário atual em relação ao salário de enquadramento sugerido pelo módulo, não pode ser menor do que o informado neste campo. Nesse caso, o mesmo não aparece na relação dos funcionários a receber reajustes (enquadramento). O valor mínimo é mantido por Cargos e Salários e sempre corresponde ao valor para o mês informado na Data Mínima. Se esse valor for mantido como 0 (zero), não ocorre nenhuma consistência com relação ao valor gerado para evolução horizontal. 

Funcionário Motivo

 

Quando selecionado, indica que o usuário receberá uma mensagem de alerta a cada Proposta cadastrada para um funcionário com um mesmo Motivo de Liberação e Data de Previsão diferente de outra proposta existente.

Importante:

A situação atual da proposta em questão deve ser diferente de Cancelado.

Funcionário Previsão

Quando selecionado, indica que o usuário receberá uma mensagem de alerta a cada Proposta cadastrada para um funcionário com um mesmo Motivo de Liberação e Data de Previsão diferente de outra proposta existente.

Importante:

A situação atual da proposta em questão deve ser diferente de Cancelado.

Percentual de Encargos Sociais Projetado

Inserir o percentual correspondente aos encargos sociais da empresa informada.

Importante:

O valor informado permite estimar o impacto da liberação das projeções na Folha de Pagamento com Encargos. Os elementos de estatística são recursos confiáveis para se calcular os percentuais de forma segura, podendo obter resultados bem próximos da realidade. Na maioria das vezes as projeções de gastos com a Folha são feitas baseadas no salário nominal. Podemos precisar melhor estes cálculos utilizando os índices do Percentual de Encargos Sociais que em alguns casos podem comportar outros elementos como biênio, triênio, assiduidade e outros.

Validar Salário Ingresso Sindicato

Quando assinalado, determina que o sistema deve validar o salário de ingresso estipulado pelo sindicato nas propostas.

 

 

Parâmetros Empresa – Pasta Políticas / Requisitos

Objetivo da tela:

Ao selecionar a função Manutenção de Parâmetros da Empresa - Pasta Políticas / Requisitos, é possível inserir as informações a serem apresentadas no relatório.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Política Salarial

Selecionar o tipo de política salarial por desempenho a ser utilizado pela empresa.

As opções disponíveis são:

  • Centro de Custo.
  • Unidade de Lotação. 

Considera Avaliações

Selecionar a matriz de avaliação a ser considerada pela empresa.

As opções disponíveis são:

Grau de Instrução

Selecionar o tipo de requisito a ser considerado, em relação ao grau de instrução, quando da troca de cargo do funcionário.

As opções disponíveis são:

  • Avisa e Bloqueia Processo: Quando selecionada, indica que na troca de cargo do funcionário da empresa será verificado se o grau de instrução do funcionário é diferente do grau de instrução exigido pelo cargo de destino. Ao mesmo tempo será verificado se o código da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do funcionário é menor do que o exigido pelo cargo de destino. Caso houver divergência o sistema emitirá uma mensagem, informando que o processo foi bloqueado.
  • Avisa e Permite Continuar: Quando selecionada, indica que na troca de cargo do funcionário da empresa será verificado se o grau de instrução do funcionário é diferente do grau de instrução exigido pelo cargo de destino. Ao mesmo tempo será verificado se o código da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do funcionário é menor do que o exigido pelo cargo de destino. Caso houver divergência o sistema emitirá uma pergunta, questionando se usuário deseja continuar com o processo.
  • Não Avisa: Quando selecionada, indica que na troca de cargo do funcionário da empresa não será verificado se o grau de instrução do funcionário é diferente do grau de instrução exigido pelo cargo de destino.

Habilidades

Selecionar o tipo de requisito a ser considerado, em relação às habilidades, quando da troca de cargo do funcionário.

As opções disponíveis são:

  • Avisa e Bloqueia Processo: Quando selecionada, indica que na troca de cargo do funcionário da empresa será verificado se o mesmo possui todas as habilidades com as proficiências exigidas pelo cargo de destino. Caso o funcionário não possua ao menos uma habilidade ou a possua em proficiência menor, o sistema emitirá uma mensagem, informando que o processo foi bloqueado. A mesma apresentará as habilidades que o funcionário não possui ou as que possui em proficiência menor.
  • Avisa e Permite Continuar: Quando selecionada, indica que na troca de cargo do funcionário da empresa será verificado se o mesmo possui todas as habilidades com as proficiências exigidas pelo cargo de destino. Caso o funcionário não possua ao menos uma habilidade ou a possua em proficiência menor, o sistema emitirá uma pergunta, questionando se usuário deseja continuar com o processo. A mesma apresentará as habilidades que o funcionário não possui ou as que possui em proficiência menor.
  • Não Avisa: Quando selecionada, indica que na troca de cargo do funcionário da empresa não será verificado se o mesmo possui todas as habilidades com as proficiências exigidas pelo cargo de destino. 

Conhecimentos

Selecionar o tipo de requisito a ser considerado, em relação aos conhecimentos, quando da troca de cargo do funcionário.

As opções disponíveis são:

  • Avisa e Bloqueia Processo: Quando selecionada, indica que na troca de cargo do funcionário da empresa será verificado se o funcionário possui os conhecimentos e experiência com as proficiências exigidas pelo cargo de destino. Caso o funcionário não possua o conhecimento ou experiência necessário ou possua em proficiência menor, o sistema emitirá uma mensagem de erro, informando que o processo foi bloqueado.
  • Avisa e Permite Continuar: Quando selecionada, indica que na troca de cargo do funcionário da empresa será verificado se o funcionário possui os conhecimentos e experiência com as proficiências exigidas pelo cargo de destino. Caso o funcionário não possua o conhecimento ou experiência necessário ou possua em proficiência menor, o sistema emitirá uma pergunta, questionando se usuário deseja continuar com o processo. A mesma apresentará o conhecimento e experiência que o funcionário não possui ou os que possui em proficiência menor.
  • Não Avisa: Quando selecionada, indica que na troca de cargo do funcionário da empresa não será verificado se o mesmo possui o conhecimento e experiência com as proficiências exigidas pelo cargo de destino.

Linha de Acesso

Selecionar o tipo de requisito a ser considerado, em relação à linha de acesso, quando da troca de cargo do funcionário.

As opções disponíveis são:

  • Avisa e Bloqueia Processo: Quando selecionada, indica que na troca de cargo do funcionário da empresa será verificado se o cargo de destino faz parte da linha de acesso do cargo de origem. Caso não faça parte, o sistema emitirá uma mensagem informando que o processo foi bloqueado.
  • Avisa e Permite Continuar: Quando selecionada, indica que na troca de cargo do funcionário da empresa será verificado se o cargo de destino faz parte da linha de acesso do cargo de origem. Caso não faça parte, o sistema emitirá uma pergunta questionando se usuário deseja continuar com o processo.
  • Não Avisa: Quando selecionada, indica que na troca de cargo do funcionário da empresa não será verificado se o cargo de destino faz parte da linha de acesso do cargo de origem. 

Tempo Mínimo no Cargo

Selecionar o tipo de requisito a ser considerado, em relação ao tempo mínimo no cargo, quando da troca de cargo do funcionário.

As opções disponíveis são:

  • Avisa e Bloqueia Processo: Quando selecionada, indica que na troca de cargo do funcionário da empresa será verificado se o funcionário se encontra no cargo o tempo mínimo exigido. Caso o tempo for menor ao exigido o sistema emitirá uma mensagem, informando que o processo foi bloqueado.
  • Avisa e Permite Continuar: Quando selecionada, indica que na troca de cargo do funcionário da empresa será verificado se o funcionário se encontra no cargo o tempo mínimo exigido. Caso o tempo for menor ao exigido emitirá uma pergunta, questionando se usuário deseja continuar com o processo.
  • Não Avisa: Quando selecionada, indica que na troca de cargo do funcionário da empresa não será verificado se o mesmo funcionário se encontra no cargo o tempo mínimo exigido.

Esse campo também permite definir a forma de verificação do requisito. As opções disponíveis são:

  • Origem.

  • Anterior Perfil Cargo Destino: Indica que será verificado o perfil do cargo de destino, assim como o tempo de permanência do funcionário nos seus cargos anteriores e que possuam o mesmo perfil. Caso o tempo de permanência do funcionário nesses cargos for menor ao exigido pelo cargo de destino, o sistema emitirá uma mensagem informando que o processo foi bloqueado, caso a opção Avisa e Bloqueia Processo esteja selecionada.

  • Se esse campo for selecionado em conjunto com a opção Avisa e Permite Continuar, indica que será verificado o perfil do cargo de destino, assim como o tempo de permanência do funcionário nos seus cargos anteriores e que possuam o mesmo perfil. Caso o tempo de permanência do funcionário nesses cargos for menor ao exigido pelo cargo de destino, o sistema emitirá uma pergunta questionando se usuário deseja continuar com o processo.

Importante:

Essas opções serão habilitadas sempre que esse campo estiver selecionado como Avisa e Bloqueia Processo ou Avisa e Permite Continuar.

Considera Simulações

Selecionar a forma de analise da política salarial utilizada pela empresa.

As opções disponíveis são:

  • Data de Liberação.
  • Data de Vigência.

Importante:

A informação selecionada nesse campo será verificada pelo sistema quando da solicitação de uma movimentação de promoção, enquadramento ou aumento dos funcionários, por intermédio do programa Solicitação de Promoção Aumento Salarial (GQ0070) ou Analise de Propostas Salariais (CA0516), e realizará as analises correspondentes.

  

Parâmetros Empresa – Pasta Tabela Salarial

Objetivo da tela:

Ao selecionar a função Manutenção de Parâmetros da Empresa - Pasta Tabela Salarial, é possível inserir as informações correspondentes a tabela salarial a ser apresentada no relatório.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Percentual Evolução Horizontal

  • Sobre Diferença Salário Inicial e Final Nível: Calcula o Percentual sobre a diferença de salário da Faixa Inicial menos o Salário da Faixa Final mais o valor Salário da faixa anterior.
  • Sobre Salário Inicial Nível: Calcula o Percentual sobre o salário inicial mais o salário final.
  • Sobre Salário Faixa Anterior: Calcula o percentual sobre a faixa anterior mais o valor da faixa anterior.
  • Sobre Salário Médio: Calcular o valor das faixas com base nos percentuais definidos e o salário médio.

Emite Mensagem Acerto Percentual

Permite definir se o usuário deseja que seja apresentada mensagem no cadastramento de faixas quanto ao acerto do percentual devido ao número de casas decimais. 

Percentual Faixas Salariais

Inserir o percentual para as faixas salariais (Mínimo – Médio – Máximo), para que o sistema possa determinar o percentual de enquadramento do funcionário.

Importante:

Esses campos somente serão habilitados quando a opção "Sobre Salário Médio" no quadro Percentual Evolução Horizontal estiver assinalado.

 

O Exemplo abaixo tem o objetivo de mostrar o comportamento do sistema quanto ao cadastro das faixas da tabela salarial. Mostram as três formas conforme definido no programa de Parâmetros da empresa na Pasta Tab Salarial.

Nos exemplos, as faixas foram incluídas manualmente, para que se perceba bem a diferença dos valores, deve ser observado que o percentual da última faixa o sistema calcula, de forma a fechar o salário final.

 

Tipo de Percentual Evolução

Forma como é calculado o Salário

Forma como é calculada a Diferença Salarial da Evolução
Sobre Diferença Salário Inicial e Final Nível 

É o percentual sobre a diferença de Salário da Faixa Inicial menos o Salário da Faixa Final,

mais o valor Salário da faixa anterior. 

É o Salário calculado menos o Salário da faixa inicial. 
Sobre Salário Inicial NívelÉ o Percentual sobre o salário inicial mais o salário inicial. É o valor da faixa atual menos o valor da faixa anterior. 
Sobre Salário Última FaixaÉ o percentual sobre a faixa anterior mais o valor da faixa anterior.É a faixa calculada menos a faixa inicial.

  

Exemplo onde:

232,50 – salário inicial

418,50 – salário final

186,00 – é a diferença entre salário inicial e final.

 

Primeira opção Sobre Diferença Salário Inicial e Final Nível

%

Salário

Diferença salarial

10

251,10

18,60

20

288,30

55,80

70

418,50

186,00


Segunda opção Sobre Salário Inicial Nível

%

Salário

Diferença salarial

10

255,75

23,25

20

279,00

23,25

80

418,50

139,50


Terceira opção Sobre Salário Última Faixa

%

Salário

Diferença salarial

10

255,75

23,25

20

306,90

74,40

36,36364

418,50

186,00

O Tipo de Percentual de Evolução sobre Salário Médio não foi demonstrado, pois se trata de aplicar o percentual definido nos níveis/faixas sobre o salário ponto médio definido no nível.

 

Parâmetros Empresa – Pasta Gerais

Objetivo da tela:

Ao selecionar a função Manutenção de Parâmetros da Empresa - Pasta Gerais, é possível inserir as informações a serem apresentadas no relatório.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Estatura Baixa

Os cargos que tiverem o requisito de estatura baixa, consequentemente os seus ocupantes terão que ter altura inferior ou igual à especificada neste campo. 

Estatura Alta

Os cargos que tiverem o requisito de estatura alta, consequentemente os seus ocupantes terão que ter altura superior ou igual à especificada neste campo. 

Utiliza Descr Item

Quando assinalado, identifica que o sistema tratará a descrição de Cargos por itens de descrição. 

Utiliza Avaliação Cargo

Quando assinalado, indica que será utilizada a avaliação de cargos por fatores CA0702. Nesta avaliação, o somatório das pontuações de cada fator que o cargo for avaliado é que será a pontuação do cargo. Neste caso, o CA0001 não permitirá informar a pontuação do cargo diretamente, deixando o campo desabilitado.

Quando não assinalado, indica que a avaliação de cargos será feita informando diretamente a pontuação do cargo no cadastro de cargos (CA0001)

Controla Homologação Cargos

Quando assinalado indica que o sistema irá controlar a homologação de cargos, isto é, qualquer cargo para ser utilizado em propostas salariais (CA0016), admissão (FP1500) ou alteração de cargo (FP1620), precisará ser homologado pelos módulos de Medicina e Segurança do Trabalho (CA0715) e pelo módulo de Administração de Treinamento (CA0716).

Importante:

Caso o cargo não esteja homologado em Administração de Treinamento, o sistema irá emitir uma pergunta, confirmando a ação solicitada (admissão, inclusão proposta ou alteração cargo). Caso não esteja homologado para Medicina e/ou Segurança, o sistema irá bloquear a ação.

Uma vez assinalado este parâmetro, o sistema irá emitir alertar que isto será aplicado para todas as empresas da base, visto que o cargo é uma informação da base, mesmo que os parâmetros de Cargos e Salários sejam por empresa.