Sintaxe

 

TRANSFORM( <expressão>, <expressão caracter> )

 

Propósito

 

Converte qualquer valor para uma cadeia de caracteres formatada.

 

Argumentos

 

<expressão>

 

Define uma expressão que resulta num valor do tipo caracter, data, numérico ou lógico e que será convertido para caracter e formatado.

 

<expressão caracter>

 

Define o formato da cadeia de caracteres resultante, de acordo com as máscaras e funções de formatação da cláusula PICTURE das funções de interface de telas, como MSGET, etc.

 

Utilização

 

A função TRANSFORM() deve ser utilizada sempre que for conveniente a formatação de dados sem a utilização das funções de interface de tela (MSGET, etc.) e da cláusula PICTURE. Por exemplo, para a impressão de informações nos relatórios. Porém, como a função TRANSFORM() fornece uma cadeia de caracteres, o resultado dela não permite que os totais e subtotais dos relatórios sejam formatados. Para isso, será necessário utilizar as variáveis numéricas originais.

 

As máscaras e as funções de formatação que podem ser utilizadas pela função TRANSFORM(), especificadas através da expressão caracter, são as mesmas disponíveis para a cláusula PICTURE das funções de interface de tela (MSGET, etc.).

 

Exemplos

 

TRANSFORM(“maiúscula”, “@!”)                    // Resulta: “MAIÚSCULA”

 

TRANSFORM(1234.54, “@E 999.999,99”)     // Resulta: 1.234,54

TRANSFORM(1234, “@E 999.999,99”)          // Resulta: 1.234,00

TRANSFORM(“advpl”, “!!!!!”)                           // Resulta: “ADVPL”

TRANSFORM(“AdvPL”, “@R X X X X X”)      // Resulta: “A D V P L”

 

  • Sem rótulos