Faturamento Retroativo
Objetivo
Efetuar a geração de notas fiscais de faturamento retroativo, permitindo a correção das diferenças de preço existente entre a nota fiscal e a tabela de preços alterada.
Visão Geral
Faturamento retroativo é o processo de geração de notas fiscais de correção de preço. Essa correção é efetuada com base nas alterações efetuadas para uma tabela de preços. As notas geradas por esse processo possuem como preço unitário a diferença entre o preço praticado na nota fiscal e o preço atualmente existente na tabela de preços.
Esse procedimento é comumente utilizado na indústria automobilística, sendo efetuado pelas empresas que trabalham com montadoras. Devido a freqüente oscilação nos preços, essas empresas possuem um procedimento diferenciado no tocante às negociações de preços.
Normalmente existe um contrato de fornecimento que rege as condições de entrega e nesse contrato muitas vezes fica combinado que após as negociações o fornecedor pode realizar um faturamento com correção de preço, cobrando a diferença das notas fiscais que foram faturadas com o preço anterior à correção da tabela de preços.
Esse procedimento permite que a empresa fornecedora continue enviado os materiais durante o período de negociação com a montadora, na certeza de que no momento em que as negociações forem fechadas ele possa fazer um faturamento adicional cobrando a diferença entre o valor faturado e o preço atual da tabela.
No faturamento retroativo, cada geração de cálculo de diferenças é considerado um processo. Para esse processo, são especificadas a faixa de itens que serão calculados, a faixa de clientes e tabela de preço a ser utilizada para correção.
Para o correto funcionamento do faturamento retroativo, é importante que alguns parâmetros estejam previamente informados. Esses parâmetros são:
Função Atualização Parâmetros Faturamento (FT0301) - é necessário que na pasta Outros esteja definido as linhas livres para cada nota de faturamento retroativo e o valor máximo para esse tipo de faturamento.
Função Atualização de Clientes (CD1510) - é necessário que na pasta Inf Gerais esteja definido o tipo de agrupamento a ser efetuado por item e se a nota fiscal de diferença de preço pode possuir mais de um agrupamento ou somente um agrupamento por nota.