Árvore de páginas

Preço de Custo da Mercadoria

O preço de custo da mercadoria exibido nos relatórios do módulo de Faturamento pode ser um dos seguintes tipos, dependendo do que for informado no grupo de campos: Preço de Custo das Estatísticas, na pasta Outros, função Manutenção dos Parâmetros de Faturamento (FT0301):

Preço Base: obtido pela multiplicação da quantidade vendida do item pelo preço base do item (cadastrado na função  Custos Unitários do Item (CS0102), no módulo de Custos). Se o cliente não possui o módulo de Custos, os preços base de seus itens estarão zerados.

Preço Médio: obtido pela multiplicação da quantidade vendida do item pelo preço médio do item (calculado na função Cálculo do Preço Médio (CE0401), no módulo de Estoque). Se o cliente não possui o módulo de Estoque, os preços médios de seus itens estarão zerados. O Datasul EMS tratará o último preço médio. Portanto, antes da impressão dos relatórios de estatísticas com esta opção, deverá ser executado o cálculo do preço médio, evitando desta forma que o lucro bruto calculado esteja incorreto.

Preço de Reposição: obtido pela multiplicação da quantidade vendida do item pelo preço de reposição do item (obtido com a aprovação da cotação na Função Cadastramento de Cotações (OC0201), no módulo Compras). Se o cliente não possuir o módulo de Compras, os preços  de reposição de seus itens estarão zerados.

Preço de Última Entrada: obtido pela multiplicação da quantidade vendida do item pelo preço que o item possuía na última entrada (cadastrado por meio da função Manutenção de Notas Fiscais (RE0301), no módulo de Recebimento). Se o cliente não possuir o módulo de Recebimento, os preços da última entrada de seus itens estarão zerados.

Preço Padrão: obtido pela multiplicação da quantidade vendida do item pelo preço parametrizado como preço-padrão do item. O valor do custo-padrão de um item é cadastrado na pasta Tipo Custo, função Manutenção Preço Padrão (CD0185), módulo de Cadastros Gerais. Se o cliente não possuir o módulo de Custos ou o de Estoque, os preços-padrão de seus itens ficarão zerados.

Preço On-Line: obtido pela multiplicação da quantidade vendida do item pelo custo médio on-line do momento. O mesmo é calculado a cada movimentação efetuada no Estoque. Se, no cadastro de estabelecimento da área de Materiais, o custo contábil não estiver parametrizado como On-Line, os preços on-line dos seus itens ficarão zerados. Ver detalhes na pasta Tipo Custo, função Manutenção de Estabelecimentos para Área de Materiais (CD0602).

Exemplo

Dia

Tipo
Nota Fiscal

Quantidade

Valor

Preço Unitário On-Line

  01  

NFE

10 (+)

10,00 (+)

1,0000

  01  

NFE

10 (+)

20,00 (+)

1,5000

  01  

NFS

02 (-)

3,00 (-)

1,5000

  02  

NFE

10 (+)

18,00 (+)

1,6071

  02  

NFS

03 (-)

4,82 (-)

1,6071

 

Quantidade Vendida x Preço Unitário On-Line = Valor (02 x 1,5000 = 3,00)

Importante:

Se as estatísticas fossem emitidas no dia 01, as vendas seriam valorizadas pelo preço unitário on-line de 1,5000 e, caso fosse efetuado no dia seguinte, as vendas seriam valorizadas por 1,6071.