Árvore de páginas

Arquitetura de Comunicação da NF-e

Quando do cálculo de uma nota fiscal cuja série seja definida com NF-e, o sistema Datasul EMS 2 gera uma mensagem com as informações da nota fiscal para o Datasul EAI, o qual processa essas informações e forma uma mensagem conforme o layout de transação (XML Schema). A partir desse momento, as informações ficam disponíveis para que o sistema integrador, o qual tem tem a função buscar essas informações no Datasul EAI, mapear o XML para o leiaute da Sefaz, inserir a assinatura digital, montar lotes de notas e periodicamente enviar estes lotes ao Web Service da SEFAZ.

A SEFAZ receberá o lote de forma assíncrona e irá processar as informações, retornando o resultado do processamento. O resultado do processamento efetua o caminho inverso até retornar ao Datasul EMS 2.

Além de retornar o resultado do processamento, a SEFAZ envia a NF-e para a Receita Federal, a qual é o repositório nacional de todas as NF-e emitidas no país e, no caso de operação interestadual, para a Secretaria de Fazenda de destino da operação e Suframa, no caso de mercadorias destinadas às áreas incentivadas.

Nota:

O Datasul EAI é um mecanismo para integrar ilhas de informação e estabelecer processos de negócios envolvendo toda a empresa, combinando os métodos e tecnologias que permitem que aplicações próprias, compradas ou alugadas, troquem informações de negócio em formatos e contextos que cada uma delas entende dentro de processos de negócios.

Importante:

O sistema integrador não faz parte do produto Datasul EMS 2 e deve ser adquirido separadamente.
Existem vários fornecedores de solução para atender ao projeto nacional da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e); entretanto, a Datasul recomenda a NeoGrid.
Para mais detalhes sobre o sistema integrador, acesse o site http://www.neogrid.com.br/.