Árvore de páginas

Manutenção Autorização Guias - AT0110Z - Reembolso

Visão Geral do Programa

Este programa tem por objetivo permitir incluir guias para reembolsar valores aos beneficiários.

O tipo de guia deve indicar Reembolso, no cadastro de Manutenção Tipos Guias Atendimento (AT0110A).

Foi criado novo parâmetro no cadastro de Manutenção Tipos Guias Atendimento (AT0110A) chamado Guia Reembolso, que determinará se o tipo de guia é de reembolso. Com este parâmetro ativo, o usuário deverá informar se o tipo de guia utilizará prestador genérico para reembolso. O prestador genérico é um prestador que a operadora determina que todos os títulos de reembolso sejam gerados a ele. Caso a operadora não informe o prestador genérico, a cada guia de reembolso será solicitado para qual prestador de reembolso o título será gerado.

O prestador de reembolso deverá estar na Manutenção de Prestadores (CG0210Y) com o campo "Ree.:" igual a Sim. O prestador de reembolso será o beneficiário da operadora que originou uma guia do tipo reembolso. É para este prestador que a operadora gerará o título de reembolso.

 

OBSERVAÇÃO: O prestador de reembolso deverá ser um fornecedor e possuir os devidos cadastros no módulo de Finanças do EMS 5 (Datasul 11), para que possa ser integrado o título de reembolso com Contas a Pagar. Após cadastrar o prestador de reembolso é necessário cadastrar uma negociação para este prestador em que constará a espécie que será gerado o título do reembolso.

Foi desenvolvido o cadastro de Título Reembolso x Beneficiario, (AT0110O) que possibilitará a operadora vincular o título de reembolso gerado somente no sistema financeiro (EMS) ao beneficiário do reembolso. Também com o cadastro, foi desenvolvido um programa de geração que auxiliará o cliente na vinculação dos títulos de reembolso ao beneficiário. 

Quando a operadora utilizar as Guias de Reembolso, no momento que gerar o título, esse será incluído neste cadastro.

Para o processo de cancelamento de um título de reembolso, a operadora deverá realizar o cancelamento do título no módulo Contas a Pagar do sistema Datasul EMS, cancelar o título exportado (Manutenção Cancelamento Títulos Exportados (PP0410G), realizar o descálculo do pagamento do prestador (PP0410D) e cancelar a guia de reembolso (AT0110Z). Com esses processos realizados, o título de reembolso será excluído do prestador, excluído do cadastro de títulos de reembolso e desvinculado da guia de reembolso.

Foi criado novo programa de cálculo de títulos de reembolso que pode ser acessado em AT0110Z/Reembolso/Gera Reembolso e que será responsável por criar o título de reembolso. Este programa terá como base a guia do tipo Reembolso, e por meio dela será identificado o valor de reembolso e o prestador de reembolso a qual irá gerar um movimento de crédito e um título será gerado. Após o cálculo, será solicitado se deseja realizar a integração do título para o Contas a Pagar. Caso o usuário não desejar integrar o título neste momento, poderá utilizar posteriormente a integração de títulos para o Contas a Pagar no menu PP0410F. No sistema EMS (APB), caso o usuário utilize prestador genérico para reembolso (títulos gerados para um mesmo fornecedor), poderá identificar o beneficiário pelo histórico do título.

O título gerado poderá ser consultado no Pagamento de Prestador (PP0510C).

 

Objetivo da tela:

Gerar guias de reembolso ao beneficiário.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Consulta

Consulta guias de reembolso do beneficiário.

Incluir

Inclui guias de reembolso do beneficiário.

Modificar

Modifica guias de reembolso do beneficiário.

Elimina

Elimina guias de reembolso do beneficiário.

Gera Reembolso

Opção que gera títulos no módulo pagamento de prestadores e integra-os ao módulo contas a pagar (APB) do EMS.

Função-Copia

Copia guias de autorização com a informação de alguns dados para a cópia. Para documentação desta função, veja o documento Manutenção_Autorização_Guias_Orçamento_AT0110Z

Função-Protocolo

Consulta protocolo de atendimento (RN 395).

Função-Cliente

Possibilita chamar desenvolvimentos específicos de cliente através de CPC´s.

Lista

Lista guias de reembolso do beneficiário

Relatório

Imprime guias de reembolso do beneficiário.

Saída

Sai da guia de reembolso.

 

OPÇÃO INCLUI

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Ano

É exibido automaticamente o ano atual (ano today).

Guia

Número da guia informado automaticamente no final da inclusão da guia.

Tipo Guia

Tipo da guia que deverá estar cadastrado na Manutenção Tipos Guias Atendimento (AT0110A) e ser um tipo de guia de REEMBOLSO.

Tipo Guia x Transação

Deverá informar o tipo de guia x transação para a guia de reembolso que deverá estar cadastrado na Manutenção Associativa Transação x Tipo Guia (AT0110G).

Prestador genérico p/reembolso

No tipo de guia indicar se o tipo de guia utilizará prestador genérico para reembolso. Caso a operadora não informe o prestador genérico, a cada guia de reembolso será solicitado para qual prestador de reembolso o título será gerado.

Unidade reembolso

Informar quando não for prestador genérico e deverá estar cadastrada na Manutenção Cadastro Unidades (PR1410B).

Prestador reembolso

Informar quando não for prestador genérico e deverá estar cadastrada na Manutenção de Prestadores (CG0210Y) e ser um prestador de reembolso.

Dt.Atendimento

Data de realização da guia na qual foi solicitado o reembolso.

 

DADOS DA GUIA-PRESTADORES

Campo:

Descrição

Dados da guia-prestadores: Prestador Principal

Informar o código do prestador principal da guia que deverá estar cadastrado na Manutenção de Prestadores (CG0210Y).

Dados da guia-prestadores: Vinculo (do prestador principal)

Informar o código do vínculo do prestador principal que deverá estar cadastrado na Manutenção Tipos de Vínculos dos Prestadores (CG0110E).

Dados da guia-prestadores: Unidade Solicitante

Informar a unidade do prestador solicitante da guia que deverá estar cadastrado na Manutenção Cadastro Unidades (PR1410B).

Dados da guia-prestadores: Prestador Solic.

Informar o código do prestador solicitante da guia que deverá estar cadastrado na Manutenção de Prestadores (CG0210Y).

Dados da guia-prestadores: Vinculo (do prestador solicitante)

Informar o código do vínculo do prestador solicitante que deverá estar cadastrado na Manutenção Tipos de Vínculos dos Prestadores (CG0110E).

Dados da guia-prestadores:

Classe de nota

Informar o tipo de atendimento da guia. Pode ser consulta, exames, internação clínica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica ou consulta em emergência. Caso o tipo de guia informado seja odontologia, então o sistema não solicita a classe de nota e assume o atendimento como odontologia. Caso o tipo de guia informado seja prorrogação, então o sistema não solicita a classe de nota e assume o atendimento como prorrogação de internação.

Dados da guia-prestadores: Especialidade

Informar o código da especialidade do prestador solicitante que deverá estar cadastrado na Manutenção Especialidades Médicas (CG0110C).

Dados da guia-prestadores: Nome Prof Solic

Caso o prestador solicitante seja uma pessoa física será buscado automaticamente do cadastro de prestadores. Caso seja pessoa jurídica será pedida a entrada do nome do profissional pessoa física que solicitou.

Dados da guia-prestadores: Conselho Prof Solic

Caso o prestador solicitante seja uma pessoa física será buscado automaticamente do cadastro de prestadores. Caso seja pessoa jurídica será pedida a entrada do conselho do profissional pessoa física que solicitou.

Dados da guia-prestadores: Numero do Conselho

Caso o prestador solicitante seja uma pessoa física será buscado automaticamente do cadastro de prestadores. Caso seja pessoa jurídica será pedida a entrada do número do conselho do profissional pessoa física que solicitou.

Dados da guia-prestadores: UF Prof Solic

Caso o prestador solicitante seja uma pessoa física será buscado automaticamente do cadastro de prestadores. Caso seja pessoa jurídica será pedida a entrada do estado do profissional pessoa física que solicitou.

Dados da guia-prestadores: Codigo CBO-S Prof Solic

Caso o prestador solicitante seja uma pessoa física será buscado automaticamente do cadastro de Manutenção Especialidade x CBO-S. Caso seja pessoa jurídica será pedida a entrada do CBO-S do profissional pessoa física que solicitou.

Tipo de Pessoa

Tipo de pessoa do profissional solicitante.

 

DADOS DA GUIA-PRESTADOR EXECUTANTE DE PROCEDIMENTOS

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Unidade Executante

Informar a unidade do prestador executante da guia que deverá estar cadastrado na Manutenção Cadastro Unidades (PR1410B).

Prestador Executante

Informar o código do prestador executante da guia que deverá estar cadastrado na Manutenção de Prestadores (CG0210Y).

Vinculo (do prestador executante)

Informar o código do vínculo do prestador executante que deverá estar cadastrado na Manutenção Tipos de Vínculos dos Prestadores (CG0110E).

Especialidade

Informar o código da especialidade do prestador executante que deverá estar cadastrado na Manutenção Especialidades Médicas (CG0110C).

 

DADOS DA GUIA

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Local de Atendimento

Informar o local de atendimento que se informado zeros indica que serão para TODOS os locais e caso informado deverá estar cadastrado na Manutenção Local de Atendimento (RC0210U).

Carteira: Unidade da Carteira

Informar a unidade da carteira do beneficiário que poderá ser beneficiário da unidade (base) ou de intercâmbio. Deverá estar cadastrado na Manutenção Cadastro Unidades (PR1410B).

Carteira

Informar a carteira do beneficiário que poderá ser beneficiário da unidade (base) ou de intercâmbio. Caso seja da unidade deverá estar cadastrada no cadastro de carteiras do beneficiário. Caso seja de intercâmbio deverá estar cadastrado na Consultas Beneficiários Outras Unidades (RC0210A).

Carteira: Via da Carteira

Informar a via da carteira do beneficiário que poderá ser beneficiário da unidade (base) ou de intercâmbio. Caso seja da unidade deverá estar cadastrada no cadastro de carteiras do beneficiário. Caso seja de intercâmbio deverá estar cadastrado na Consultas Beneficiários Outras Unidades (RC0210A).

Situação

Situação do beneficiário buscado automaticamente do cadastro do beneficiário.

Cart. Ant.

Número da carteira antiga (caso exista) do beneficiário buscada automaticamente no cadastro de carteiras do beneficiário.

Valid

Data de validade da carteira do beneficiário buscada automaticamente no cadastro de carteiras do beneficiário.

Destino

Nome da unidade destino do beneficiário, caso seja um beneficiário repassado.

Resp.

Nome do titular do beneficiário da tela buscado no cadastro de beneficiário.

Cliente

Código do Contratante buscado no cadastro do contrato do beneficiário.

Incl.plano

Data de inclusão do beneficiário no plano de saúde buscada no cadastro do beneficiário.

Modalid

Modalidade de comercialização buscada no cadastro do contrato do beneficiário,

Plano

Código do plano de saúde buscado no cadastro do contrato do beneficiário.

Partic

Tipo de participação buscada no cadastro do contrato do beneficiário.

Tp.plano

Código do tipo de plano buscado no cadastro do contrato do beneficiário.

Pagto

Forma de pagamento buscada no cadastro do contrato do beneficiário.

Clas.Hos

Informar o código da classe hospitalar que deverá estar cadastrada na Manutenção Classe Hospitalar (CG0110H).

Padrao cobertura

Código do padrão de cobertura buscado no cadastro do beneficiário, caso haja.

Indicação Clínica

Indicação clínica conforme padrão TISS

Observações

Informar observações importantes da guia.

Observações Internas

Informar observações internas importantes da guia.

 

DADOS ADICIONAIS DA GUIA – CONSULTA

Se a classe de nota informada for igual a consulta, então serão solicitados os dados referentes a guia de consulta. Esta tela contém os campos definidos no padrão TISS 2 e TISS 3.


Principais campos e parâmetros

Campo:

Descrição

Atendimento a RN

Informar se é atendimento a recém-nascido.

Ind. Acidente

Indicador de acidente conforme tabela TISS. Cadastrados no programa Manutenção Terminologia Indicador de Acidente TISS (ac0310g)

Tipo Consulta

Informar o tipo de consulta conforme o padrão TISS. Cadastrados no programa Manutenção Terminologia Tipo de Consulta TISS (ac0310p). Este campo possui preenchimento obrigatório quando o tipo de atendimento TISS informar for igual a 4-Consulta.


DADOS ADICIONAIS DA GUIA – SADT

Se a classe de nota informada for igual a exames, então serão solicitados os dados referentes a guia de SP/SADT. Esta tela contém os campos definidos no padrão TISS 2 e TISS 3.


Principais campos e parâmetros

Campo:

Descrição

Dt. Solic.

Informar a data da solicitação. Esse valor será gravado na data de emissão da guia.

Hora Solic.

Informar a hora da solicitação. O sistema já sugere a hora atual como valor para o campo.

Caráter Solic.

Informar o caráter da solicitação. Os valores disponíveis são E-Eletivo e U-Urgencia.

Tipo de Atendim.

Informar o tipo de atendimento. Este campo corresponde a tabela de domínio 50 do padrão TISS 3, e os dados exibidos são cadastrados na Manutenção Terminologia Tipo Atendimento TISS (ac0310n)

Ind. Acidente

Indicador de acidente conforme tabela TISS. Cadastrados no programa Manutenção Terminologia Indicador de Acidente TISS (ac0310g)

Tipo Consulta

Informar o tipo de consulta conforme o padrão TISS. Cadastrados no programa Manutenção Terminologia Tipo de Consulta TISS (ac0310p). Este campo possui preenchimento obrigatório quando o tipo de atendimento TISS informar for igual a 4-Consulta.

Atendimento a RN

Informar se é atendimento a recém-nascido.


DADOS ADICIONAIS DA GUIA – INTERNAÇÃO e PRORROGAÇÃO

Se a classe de nota for de uma guia de internação será solicitado os dados adicionais de internação. Caso o tipo de guia informado seja de prorrogação, o único campo solicitado nesta tela será Tp.Acomod.Sol.

Esta tela possui domínios para utilização de movimentos da TISS2 e TISS3.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Carater Intern.

Informar o caráter da internação: Eletiva ou Urgência/Emergência.

Regime Intern.

Informar o Tipo de internação conforme tabela TISS.

Tipo Doença

Informar o Tipo de doença conforme tabela TISS: Nao informado", "A - Aguda" ou  "C - Cronica".

Tempo Doença

Informar o Tempo de doença em    "A - Anos",  "M - Meses" ou  "D - Dias".

Ind. Acidente

Indicador de acidente conforme tabela TISS. Cadastrados no programa Manutenção Terminologia Indicador de Acidente TISS (ac0310g)

Tp.Acomod.Sol.

Informar o tipo de acomodação conforme tabela TISS.

Dt.Suger.Inte

Informar a data sugerida da internação do beneficiário.

Atendimen.a RN

Informar se o atendimento é de beneficiário recém-nascido ou não: Sim ou Não.

Previsao uso OPME

Informar se tem previsão de usar insumo OPME: Sim ou Não.

Prev.uso quim.

Informar se tem previsão de usar insumo de quimioterapia ou não: Sim ou Não.


DADOS de PROCEDIMENTOS OU INSUMOS:


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Enter-Inc

Incluir os procedimentos na guia.

F1-Grava

Grava os dados incluídos de procedimentos e insumos na guia.

F2-Cobra

Altera a forma de pagamento do procedimento para custo operacional e revaloriza o movimento para cobrança

F3-Elimina

Elimina o procedimento que foi cadastrado e está selecionado no browser.

F4-Sair

Sai da guia. Caso não tenha gravado sairá sem gravar.

F5-Detalhe

Mostra a tela de detalhes do procedimento.

F6-Insumo

Incluir insumos na guia.

F7-Modifica

Modificar procedimentos da guia.

F8-Infos

Mostra informações adicionais. Mesma régua descrita no documento Manutenção_Autorização_Guias_AT0110Z

F10-Soma Guia

Mostra valores totalizados: valor total de custo operacional, Total de taxa de participação e Total dos valores (custo + taxa).


ENTER-Inc: inclusão de procedimentos na guia.


VARIAÇÃO DO PROCEDIMENTO:

F4-Sair

Sai da tela que está sendo visualizada.
ENTER-Seleciona variacaoSeleciona a variação do procedimento para que sua descrição fique visível.


DIRETRIZES DO PROCEDIMENTO: 


F1-Retorna

Sai da tela que está sendo visualizada.
F2-Anexos

Mostra os anexos das diretrizes cadastrados:

F4-Sair

Sai da tela que está sendo visualizada.
ENTER-Visualiza Anexo

Visualiza o anexo selecionado.

F4-Sair

Sai da tela que está sendo visualizada.
F5-Abrir

Abre o anexo selecionado.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Unidade Executante

Informar a unidade do prestador executante da guia que deverá estar cadastrado na Manutenção Cadastro Unidades (PR1410B).

Prestador Executante

Informar o código do prestador executante da guia que deverá estar cadastrado na Manutenção de Prestadores (CG0210Y).

Tipo Vinculo Executante

Informar o código do vínculo do prestador executante que deverá estar cadastrado na Manutenção Tipos de Vínculos dos Prestadores (CG0110E).

Especialidade

Informar o código da especialidade do prestador executante que deverá estar cadastrado na Manutenção Especialidades Médicas (CG0110C).

Procedimento

Informar o código do procedimento que deverá estar cadastrado na Manutenção Procedimentos (PR0110H).

Procedimento cadastrado possui variações. Deseja visualiza-las ?

Quando um procedimento possuir variações cadastradas (Manutenção Procedimentos (PR0110H; Botão Função; Botão Manutenção Variação) será mostrado um browser com as varrições para ser selecionada uma delas. Exemplo: Quando um procedimento tiver a descrição Raio X, para indicar se o Raio X foi da perna esquerda ou direita que são variações da descrição deste procedimento. Se informado Sim, mostrará os dados, caso contrário segue processo.

Existem uma ou mais diretrizes para o procedimento informado. Deseja visualiza-las ?

Quando um procedimento possuir diretrizes de autorização cadastrada (Diretrizes de Autorização (AT0420B)) será mostrado browser com as diretrizes para a consulta e visualização. São mensagens para o atendente visualizar e poder tomar ação sobre a autorização. Se informado Sim, mostrará os dados, caso contrário segue processo.

Atendimen.a RN

Informar se o atendimento é de beneficiário recém-nascido ou não: Sim ou Não.

Previsao uso OPME

Informar se tem previsão de usar insumo OPME: Sim ou Não.

Prev.uso quim.

Informar se tem previsão de usar insumo de quimioterapia ou não: Sim ou Não.

Modulo de cobertura

Será aberto browser para escolher o módulo de cobertura do procedimento.

Tipo Percent.

Se na transação indica que utiliza percentual de acréscimo na valorização, e existir o cadastro RC0210L, será mostrado browser para a escolha do percentual.

Qt. CH

Se no cadastro PR0110K indicar que utiliza porte anestésico e o código do porte anestésico estiver informado e possuir porte anestésico cadastrado RC0110S, será mostrado neste campo a quantidade de honorários médicos cadastrado no RC0110S. Caso contrário, será mostrado o valor da quantidade de moeda de honorários + operacional do cadastro PR0110K.

Internação

Número mínimo e máximo de dias para internação hospitalar buscado na tabela de procedimentos PR0110H.

Mensagem

Mensagem de liberação do procedimento retornada através da rotina de carência.

Qt Solicitada

Informar a quantidade de procedimento solicitada.

Autorizada

Informar a quantidade de procedimento autorizada.

Rep. Cob

Quantidade de vezes que cobra a tabela medica do beneficiário buscada nas rotinas de valorização.

Tipo Parti

Indica o tipo de pagamento da participação:

  • Uso Base-Cobra Fat/Uso Fora-Cobra Fat
  • Uso Base-Cobra Unid/Uso Fora-Nao Cobra
  • Uso Base-Cobra Prest/Uso Fora-Nao Cobra
  • Uso Base-Cobra Prest/Uso Fora-Cobra Fat
  • Uso Base-Cobra Unid/Uso Fora-Cobra Fat
  • Uso Base-Cobr Prest-Uni/Uso Fora-Cobr Fat
  • Uso Base-Cobr Prest-Fat/Uso Fora-Cobr Fat
  • Uso Base-Nao Cobra/Uso Fora-Cobra Fat
  • Uso Base-Nao Cobra/Uso Fora-Nao Cobra

Vl.Principal Cob

Valor sobre atos principais de cobrança do procedimento calculado conforme tabelas de valorização.

Vl.Auxi.Cob

Valor sobre atos auxiliares de cobrança do procedimento calculado conforme tabelas de valorização.

Vl Movimento c/taxa

Valor do movimento total com taxa do procedimento calculado conforme tabelas de valorização.

Autorização

Indica quem autoriza o procedimento retornado ada rotina de autorização de procedimentos.

P.Aplic.

Indica o percentual aplicado sobre o procedimento. Campo não utilizado no sistema.

Participação Urgência

Indica o valor da taxa de participação de urgência do movimento buscada nas rotinas de valorização.

Participação Eletiva

Indica o valor da taxa de participação eletiva do movimento buscada nas rotinas de valorização.

Liberação Urgencia

Indica a data de liberação da urgência do movimento buscada nas rotinas de carência.

Liberacao Eletiva

Indica a data de liberação eletiva do movimento buscada nas rotinas de carência.

Indicação Clinica

Informar a descrição da indicação clínica.

 

Valor Solicitado pelo reembolso

Indica o valor que o beneficiário solicitou para reembolso.

Valor do Reembolso

Indica o valor a ser pago ao prestador do reembolso. Este campo é inicializado com o valor do procedimento (valor principal + valor auxiliar – taxa participação). Se esse cálculo for menor ou igual a zero, então o campo Valor do Reembolso será inicializado com 0,01.


F6-Insumo: inclusão de insumos na guia.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Enter-Inc

Incluir os insumos na guia.

F2-Cobra

Altera a forma de pagamento do insumo para custo operacional e revaloriza o movimento para cobrança.

F3-Elimina

Elimina o insumo que foi cadastrado e está selecionado no browser.

F4-Procedimentos

Volta para a tela das funções do procedimento.

F5-Detalhe

Mostra a tela de detalhes do insumo.

F7-Modifica

Modificar insumos da guia.

F8-Infos

Mostra informações adicionais. Mesma régua descrita no documento Manutenção_Autorização_Guias_AT0110Z

F10-Soma Guia

Mostra valores totalizados: valor total de custo operacional, Total de taxa de participação e Total dos valores (custo + taxa).


ENTER-Inc: Inclusão de insumos.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Unidade Executante

Informar a unidade do prestador executante da guia que deverá estar cadastrado na Manutenção Cadastro Unidades (PR1410B).

Prestador Executante

Informar o código do prestador executante da guia que deverá estar cadastrado na Manutenção de Prestadores (CG0210Y).

Tipo Vinculo Executante

Informar o código do vínculo do prestador executante que deverá estar cadastrado na Manutenção Tipos de Vínculos dos Prestadores (CG0110E).

Especialidade

Informar o código da especialidade do prestador executante que deverá estar cadastrado na Manutenção Especialidades Médicas (CG0110C).

Tipo de Insumo

Informar o código do tipo do insumo que deverá estar cadastrado na Manutenção Tipos Insumo (RC0110A).

Insumo

Informar o código do insumo que deverá estar cadastrado na Manutenção Insumos (RC0110C).

Insumo vinculado a procedimento ?

Indica se o insumo será vinculado a um procedimento digitado na tela de procedimentos ou não. Caso informado Sim, o insumo será vinculado e o sistema utiliza este para relatórios do SIP, por exemplo, onde o tipo de despesa do insumo será a mesma do procedimento.

Descrição do Insumo

Descrição do insumo informada na Manutenção de Insumos (rc0110c). Caso o insumo possua alguma conversão cadastrada no programa Manutenção Associativa para Conversão Insumo Gestão de Planos X PTU (rc0110r) indicando que o insumo é genérico, então a descrição do insumo genérico será solicitada em tela.

Insumo OPME de fratura ?

Se no cadastro de tipos de guias, o campo “Utiliza participacao especial sobre OPME de Fratura” = sim e no cadastro de insumos o campo “Indica OPME” = sim, será solicitado se o insumo é de fratura ou não. Utilizado nas rotinas que calculam a participação. Se Insumo é OPME Nacional e Fratura = Sim não calcula participação.

Qt Solicitada

Informar a quantidade de insumo solicitada.

Qt Autorizada

Informar a quantidade de insumo autorizada.

Codigo ANVISA

Código ANVISA do insumo buscada no cadastro do insumo.

Ref. Material

Referência do material no fabricante do cadastro do insumo. Utilizado em programas como “EXPORTACAO DE MOVIMENTOS FATURADOS EM CO - XML TISS”, Conversao de movimentos - IE - PTU 4.0, IMPRESSAO GUIA SOLICITACAO DE INTERNACAO TISS 3.0, etc.

Vl. Insumo

Valor do insumo cobrado.

Vl Movimento com taxa

Valor do movimento total com taxa do insumo calculado conforme tabelas de valorização.

Vl.Ins.Uni

Valor unitário do insumo calculado pelo sistema.

Participação

Valor da taxa de participação do movimento calculada pelo sistema através das rotinas de valorização.

Tipo Partic

Indica o tipo de pagamento da participação:

  • Uso Base-Cobra Fat/Uso Fora-Cobra Fat
  • Uso Base-Cobra Unid/Uso Fora-Nao Cobra
  • Uso Base-Cobra Prest/Uso Fora-Nao Cobra
  • Uso Base-Cobra Prest/Uso Fora-Cobra Fat
  • Uso Base-Cobra Unid/Uso Fora-Cobra Fat
  • Uso Base-Cobr Prest-Uni/Uso Fora-Cobr Fat
  • Uso Base-Cobr Prest-Fat/Uso Fora-Cobr Fat
  • Uso Base-Nao Cobra/Uso Fora-Cobra Fat
  • Uso Base-Nao Cobra/Uso Fora-Nao Cobra

Procedimento

Quando o campo acima “Insumo vinculado a procedimento ?” = sim, será mostrado o procedimento que foi vinculado ao insumo.


Valor Solicitado pelo reembolso

Indica o valor que o beneficiário solicitou para reembolso.

Valor do Reembolso

Indica o valor a ser pago ao prestador do reembolso. Este campo é inicializado com o valor do insumo (valor cobrado – taxa participação). Se esse cálculo for menor ou igual a zero, então o campo Valor do Reembolso será inicializado com 0,01.


SITUAÇÕES DA GUIA DE REEMBOLSO

1-Imprime e Autoriza Reembolso

Chama o leiaute para impressão da guia de reembolso e deixa a guia na situação 30-Reembolso. Nesta opção o indicador de impressão do recibo da guia permanece com o valor “Sim”.

2-Autoriza Reembolso sem Impressão

A guia assume a situação 30-Reembolso. O leiaute de impressão não é executado e o indicador de impressão do recibo da guia permanece com valor “Não”.

3-Cancela

A guia assume a situação 3-Cancelada. Nesta opção é solicitado em tela o motivo do cancelamento do reembolso. O indicador de impressão do recibo da guia permanece com o valor “Não”.

4-Guia Negada

A guia assume a situação 8-Negada. Caso o tipo de guia possua o parâmetro “Motivo Negacao” diferente de “0 – Não pede”, então o motivo de negação será solicitado em tela. O leiaute para impressão da guia não é executado. Nesta opção o indicador de impressão do recibo da guia permanece com o valor “Não”.

5-Imprime Negada

A guia assume a situação 8-Negada. Caso o tipo de guia possua o parâmetro “Motivo Negacao” diferente de “0 – Não pede”, então o motivo de negação será solicitado em tela. O sistema executa ao leiaute para impressão da guia. Nesta opção o indicador de impressão do recibo da guia permanece com o valor “Não”.

6-Pendente Auditoria

A guia assume a situação 9-Pendente de Auditoria. O leiaute de impressão não é executado. Nesta opção o indicador de impressão do recibo da guia permanece com o valor “Não”.

7-Pendente de Liberação

A guia assume a situação 10-Pendente de Liberação. O leiaute de impressão não é executado. Nesta opção o indicador de impressão do recibo da guia permanece com o valor “Não”.


OPÇÃO GERA REEMBOLSO: Opção que gera títulos no módulo pagamento de prestadores e integra-os ao módulo contas a pagar (APB) do EMS. Na geração são consideradas guias de reembolso que ainda não foram integradas com o APB. Ao final do processo, as guias são vinculadas ao título criado.

Opção Arquivo: Informar o arquivo de acompanhamento e de erros do processo.

 

Opção Parâmetro

Campo:

Descrição:

Tipo de Vencimento

Indica se para o vencimento do título será utilizado a data de emissão da guia ou uma data informada.

Data de Vencimento

Informar a data de vencimento do título quando o Tipo de Vencimento for informado.

Evento Reembolso

Informar um evento do módulo PP do tipo extra para inserção do mesmo no título criado.

Ano/Período Referência

Período de referência para os títulos criados.


Opção Seleção: Informar os intervalos para a busca das guias de reembolso.


Opção Executa: Realiza a geração dos títulos de reembolso e posterior integração com o módulo APB.

 

Conteúdos Relacionados: